quinta-feira, 9 de maio de 2013

10 anos de PT: e a ‘privataria’ continua...


Apesar do discurso, Lula e Dilma deram sequência à política de privatizações do governo FHC

Governo Dilma está entregando o petróleo brasileiro às multinacionais

 
Nas campanhas eleitorais de Lula e Dilma, o PT sempre bradou contra a política de privatizações levadas a cabo pelos tucanos. Afinal, o governo do PSDB foi responsável pela  entrega de setores estratégicos do país, e o PT tentava se contrapor  afirmando que seu governo não privatizariam nenhuma estatal. Infelizmente a realidade é outra. Nestes 10 anos,  o governo petista deu continuidade à política de privatizações, atingindo inclusive setores que os tucanos não ousaram tocar.
Os governos do PT privatizaram rodovias, hidroelétricas, bancos estaduais e jazidas petrolíferas, inclusive do pré sal. Lula também implementou a privatização por via das PPP, as parcerias-público-privadas,  como  foi o caso da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Dilma também continua privatizando. Privatizou a Previdência dos servidores públicos, aeroportos, Hospitais Universitários, rodovias federais, e agora está retomando os leilões do petróleo brasileiro.
Petróleo: leilão é privatização
Dilma publicou o edital da 11ª Rodada de Licitação de Petróleo e anunciou a 1ª rodada do pré-sal para novembro deste ano. Neste leilão, serão entregues 289 blocos de 11 bacias sedimentares, que contém muito petróleo.
Somente na margem equatorial brasileira, estima-se que existam reservas da ordem de 30 bilhões de barris. Já as reservas do pré-sal são estimadas em no mínimo 35 bilhões de barris. O que o governo Dilma está iniciando é a maior entrega de riquezas da história do país.
Como a produção de petróleo será muito maior que o consumo interno, o país se tornará um grande exportador do produto. Como o petróleo não dá duas safras, ou seja, é um recurso esgotável, ficaremos no pior dos mundos: sem petróleo e sem perspectivas de melhoria social.
Briga por Royalties é cortina de fumaça
Os governadores dos estados “produtores” de petróleo e os “não produtores” brigam por diferentes propostas de divisão dos royalties entre eles. Mas a verdade é que, seja qual for a forma de divisão, os royalties representam cerca de 10% da produção total. Enquanto encenam esta guerra pelos 10%, os governadores se aliam ao governo Dilma para entregar os outros 90%.
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB) diz que as crianças vão ficar sem merenda escolar, caso o estado perca sua fatia na divisão dos royalties. Lamentavelmente, os parlamentares do PSOL como Marcelo Freixo, Jean Willis, Janira Rocha, Eliomar Coelho, Renato Cinco e Paulo Pinheiro, caíram neste discurso e estiveram presentes na manifestação puxada por Cabral no centro do Rio. A verdade é que os apelos de Cabral não passam de mera demagogia. O governador nunca priorizou a educação pública, tampouco se preocupou com a merenda escolar dos filhos dos trabalhadores pobres.
O que precisamos é defender a soberania nacional, suspendendo os leilões de petróleo. Precisamos de uma Petrobras 100% estatal e sob o controle dos trabalhadores. Queremos a integração estatal de toda a cadeia produtiva: exploração, produção, transporte, refino, importação e exportação, distribuição e petroquímica. Só assim o petróleo deixará de ser um grande negócio para os acionistas e multinacionais, e passará a atender as necessidades sociais da população trabalhadora.
Concessão é privatização
Por trás de uma falsa discussão se concessão é ou não privatização, o governo Dilma adotou uma medida, inclusive elogiada pelo PSDB, de entregar os aeroportos de Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Brasília (DF) para a iniciativa privada. Também já se comprometeu com a entrega, até agosto de 2013, os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins, em Minas Gerais.
Como se não bastasse tudo isto, o governo Dilma tenta privatizar setores da saúde e da educação por meio da implementação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que visa gerir os Hospitais Universitários.
O governo Dilma baixou a Medida Provisória 595 com o objetivo de privatizar 159 terminais de 24 portos. Esta medida encontrou uma séria resistência dos trabalhadores que fizeram uma greve que atingiu 36 portos em 12 estados. A partir daí o governo recuou e se dispôs a negociar com os trabalhadores, mas deixou claro que não abandou o seu objetivo de privatização.  
Em suma o que estamos assistindo, apesar das promessas de campanha contrárias à privatização, é a implementação do “modo petista de privatizar”. Na verdade é o mesmo ideário neoliberal do PSDB. Só a mobilização da classe trabalhadora e da juventude do nosso país poderá barrar este processo de entrega da nossa soberania.   
Artigo publicado no Opinião Socialista 459, especial sobre os 10 anos do governo do PT

6 comentários:

// ]]>
  1. Eu sou teu adversario10 maio, 2013

    Wilson,todos que se dizem socialistas,de esquerda,politicos ativos ou simpatizantes,são assim mesmo.Mentirosos,incoerentes,falsos,desrespeitadores dos dogmas do socialismo e do comunismo.Querem enganar os eleitores analfabetos e semi analfabetos,que no Brasil chega a 80%.
    Voçe tambem é um destes enganadores.
    Proponho que todos os que se dizem socialistas /comunistas, e que já se candidataram a alguma coisa,e com certeza registraram a suas relações de bens no TRE,que façam a publicidade destas relações de patrimonio,pois assim ,voçes ficarão conhecidos como farsantes,mentirosos,e enganadores.
    Te sugiro,apresente a tua relação ,agora ,no teu blog.
    Eu sou teu adversario.

    ResponderExcluir
  2. joão bosco antunes11 maio, 2013

    Gostei da sugestão deste seu adversario.voçes comunistas deveriam apresentar as declarações de bens.Vamos ter surpresas.
    João bosco antunes

    ResponderExcluir
  3. Atendendo a os pedidos ai vai minha lista patrimonial, verão o quanto tenho de riqueza:
    Força de trabalho, apesar de produzir muito mais que isso, recebo R$1.300,00/mês;
    Disposição para a luta de classe em defesa da qual faço parte – Trabalhadora, valor inestimável;
    Um ciclo motor 50c – CALIFONE – comercialmente não vale nem R$500,00 mas não tenho intenção de me desfazer dela.
    Um barraco que venho transformando em uma trincheira para acolher os camaradas de luta e formar futuras socialistas, minhas filhas. No mercado de hoje valeria uns 50.000,00, mas não está a venda;
    Respeito dos adversários e dos camaradas do partido incalculável.
    Como podem ver, sou mais rico do que muitos que têm mansões, carros, aviões, babões etc que para manter tudo esse status vendem a te sua mãe se fosse exigido nas negociatas.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou teu adversario12 maio, 2013

    Voçe esqueceu de colocar outros bens materiais e venais.assim fica parecendo que tu queres esconder algo.
    Agora ,peço-te,que para seres coerente com a tua ideologia de esquerda,que vá ao cartorio de registro de imoveis e trnsfira para o nome do estado brasileiro,esta propriedade particular que está em teu nome,pois é inadimissivel um socialista ster propriedaes particulares.Seja socialista de fato,e se não souber como se faz,vá até Cuba,pois lá eles praticam o verdadeiro socialismo.
    Tente convencer o teu amigo Carlos Hermes a tambem publicar a sua relação de bens,pois ele não está querendo mostrar para a cidade,o que ele quer esconder.Incentive aos teus colegas socialistas,TODOS,para que nos saibamos quem é e pratica o socialismo, e que é e quem não pratica a ideologia,pela qual voçes tanto brigam,e querem que os não socialistas pratiquem.
    Eu sou teu adversario

    ResponderExcluir
  5. Caro sr. Eu Sou Teu Adversário,
    Sei que já lhe dei essa lição, mas não custa nada repetir, olha que sou paciente, repetiria quantas vezes for necessária para deixar bem claro, poderia até desenhar para ficar mais lúdica a lição, mas devido as limitações da internet precisaria de mais tempo e outras ferramentas, então vamos lá.
    Primeiro é sua covardia em se esconder atrás do anonimato, pra quem afirma que os comunistas são o que você diz ser, fica frágeis seus argumentos diante de sua postura, será que ao se identificar fica claro o seu patrão, quem você serve obediência?
    Segundo, porque você com todo esse conhecimento de meus bens não me descobrem e informam aqui eles, vamos lá, quem sabe sou um herdeiro de algum latifúndio ou empresa e nem sei. Sobre ser ou não ser socialista você se equivoca em várias coisas, a) o estado brasileiro não é socialista, ou seja, se eu assim o fizesse passaria o que tem aos burgueses que me exploram, melhor e colocar esses bens a serviço da revolução. b) no socialismo realmente não há propriedade privada, isso não quer dizer que cada homem e mulher não têm – de forma igualitária – bens de forma igualitários a todos (casa, veículos, TV, computador, geladeira etc). c) não considero um socialista, mais isso requer um texto mais longo, no máximo ele tem posturas diferenciadas em relação aos que já se definem de direita, seu posicionamento em relação ao parlamento, como se lá fosse a principal trincheira de luta é o que me deixa indignado. Mas melhor ter Carlos Hermes equivocado do que ter um como você lá.

    ResponderExcluir
  6. Eu sou teu adversario13 maio, 2013

    Wilson,voce não se cpnsidera um socialista???Por favor ,não ofenda a integigencia de teus leitores.
    Qoanto a dizer que o brasil,não é um estado socialista,é poder dizer que a Dilma,lula,o larapio,o pt,psb,pdt,psc e demais S de muitos outros partidos,significa que é o S de Solene,de Sandra, de Sebastião?
    Não queira escapar do socialismo,pois voçes são socialistas,comunistas leninistas,corruptos,despreparados e mentirosos.
    Quanto a minha identidade´é esta mesma:EU SOU TEU ADVERSARIO,e aqui em Imperatriz,não tem outro,somente eu tenho este poder e caracteristica.Voçe é inexpressivo,que não consegue ter mais que um adversario .
    Quanto a ser edil nesta cidade,onde 90% dos eleitores não ignorantes ,ou de má fé,com certeza eu não teria mais de 5 votos,e eu jamais iria me misturar aos mentirosos como Carlos Hermes,os dois Aurelios,e outros pseudo socialistas,que eu me recuso a cita-los.

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.