sábado, 25 de maio de 2013

ASSEMBLEIA DO SIMPROESEMMA EM IMPERATRIZ TERMINA A GREVE, MAS DIZ NÃO AO ACORDO ENTRE SINDICATO E GOVERNO

Desde o inicio da greve a CSP-CONLUTAS do Maranhão se posicionou a favor da greve, mas contra o projeto de estatuto do magistério que retirava direitos da categoria e trazia um reajuste salarial de apenas 4% para a maioria da categoria. Também defendemos durante todo o processo uma pauta que avançava para além do debate sobre o Estatuto do Educador.  Para isso resolvemos disputar a consciência da categoria pela base, e não poderia ser de outra forma, exigindo a retirada dos artigos maléficos do Estatuto e um reajuste com base no crescimento custo aluno ano do FUNDEB, 20,16%. 

Assembléia da delegacia do SIMPROESEMMA da regional de Imperatriz foi realizada ontem (24/05) iniciando às nove horas da manhã e  contou com a presença do presidente estadual do sindicato, Júlio Pinheiro que passou mais de duas horas tentando convencer os professores à aprovar o acordo firmado entre a direção (PC do B) e o governo Roseana Sarney (PMDB/PT). Nós da CSP CONLUTAS fizemos nosso dever de casa distribuindo nosso material explicativo a cerca dos riscos contidos na proposta de Estatuto e conversando com alguns professores sobre nossa posição de rejeição da proposta, tal como fizemos em outras regionais.

Quando chegou o momento de abrir para a plenária muitas críticas foram feitas à direção do Sindicato e ao acordo apresentado para votação na Assembleia. Foram destacados muitos pontos onde a categoria teve seus direitos retirados na mesa de negociação, como a redução de carga horária em 50% para professores com 50 anos de idade e 20 de atividade magistério, bem como a proposta de correção salarial abaixo da inflação.

Na defesa da categoria, o delegado da regional André Santos ao puxar a votação defendeu a desaprovação do acordo firmado pela própria diretoria do sindicato ao qual faz parte. A fala deste professor foi muito importante, demonstrando quanto as propostas da direção do SINPRESEMMA é danosa para a categoria e que, por isso mesmo, não chega a ter consenso nem entre seus próprios membros. Parabenizamos a postura do professor André Santos.

A votação foi feita em duas partes: 1 - pela aprovação ou não do acordo apresentado pela direção, reprovado pela maioria esmagadora dos professores e, 2 –  fim da greve, aprovado pela maioria.

A suspensão da greve decorreu do fato da direção do SINPROESEMMA ter divulgado que a maioria absoluta das regionais já havia decidido pela suspensão da greve. Portanto, seria inviável manter uma greve isolada das demais regionais. Isso só comprova que a tática das assembleias regionais serve justamente a esse intuito, decidir fragmentadamente para enfraquecer a capacidade de reação coletiva da categoria contra os desmandos do PC do B. 

Um comentário:

// ]]>
  1. Parabéns professorado de Imperatriz pelo sonoro NÃO a essa proposta indecente de Estatuto.

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.