terça-feira, 14 de maio de 2013

JORNALISTA JULIANA CARVALHO DESCREVE COM LUCIDEZ AS CONTRADIÇÕES DO PARLAMENTO

A Jornalista Juliana Carvalho, que trabalha como assessora de imprensa para um vereador há pouco mais de 4 meses,  fez uma excelente descrição do que é a estrutura do parlamento mirim de Imperatriz e sua composição. O texto mostra sua percepção aguçada das contradições daquela casa e de uma sociedade machista e hipócrita, sintetizada em 21 vereadores que deveriam representar os interesses do coletivo.

Leiam texto abaixo:

Fotografia

São 21. Três mulheres. Uma negra. A conjuntura responde à exclusão das mulheres dos espaços políticos, onde são colocadas apenas para cumprir uma reserva obrigatória de 30% das vagas para as eleições. 


São dois pastores e há uma bíblia na mesa que, comumente, é lida no início das sessões, onde a laicidade do Estado é desrespeitada. Dia desses, encontrei um embriagado no boteco com a camisa desabotoada. Que assim seja!


Cinco professores. Três votaram contra a própria classe, confundiram as profissões. Dois jornalistas. Trabalham ambos com um formato de programa que finge dar voz à população e só reforça a marginalização e preconceito com as minorias.


21 cadeiras brancas onde sentam 247.505 cidadãos imperatrizenses. Nos corredores da Casa, quem deveria pedir direitos pede dinheiro. De terça à quinta, paredes com ouvidos de cão. Nos outros dias, reúnem-se na sala de imprensa para assistir a qualquer coisa que não seja o jornal.


Incontáveis propostas, arquivadas logo depois de lidas. Quase tudo que é falado, logo cala. Fica guardado em vídeos sem vida. Passam mais tempo ofendendo inimigos e bajulando aliados que debatendo os problemas que a gente tem e o problema de nos faltar muita coisa. De que adianta tanto discurso e baixaria, tanto teatro, se tem tanto espaço vago na galeria?


Um comentário:

// ]]>
  1. Perfeito Juliana.Esse é um retrato exato dessa casa que deveria trabalha para a população.




    Marcos

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.