quinta-feira, 16 de maio de 2013

POR QUE OS BURGUESES SE ASSUSTAM AO SE DEPARAREM COM ALGUÉM QUE SE DEFINE MARXISTA?


Na sociedade capitalista atual há duas grandes classes sociais antagônicas: burgueses e proletários – patrões e empregados – os patrões são identificados pelos proprietários dos modos de produção: indústria, fábricas, empresas, ou qualquer outra estrutura que coloque sob seu domínio a força de trabalho; os operários é a classe social que no capitalismo serve para produzir bens, mercadorias e consumi-las para realizar a mais-valia retirada do trabalho do homem.

Karl Marx, intelectual revolucionário alemão, dedicou-se a desvendar os níveis dessa relação de exploração de uma classe sobre a outra em seu principal trabalho, “O Capital”. Essa obra expõe às claras o capitalismo é o mais prejudicial modo de produção que nos levará à barbárie.

Apesar de essa obra demonstrar tudo isso é uma das principais obras que a burguesia conhece, pois ao conhecê-la tem condições de avaliar se está usurpando ao máximo a mais-valia de seus operários.

Daí parte o principal medo da burguesia, é que os trabalhadores conheçam esses níveis de exploração e passem a questionar assa expropriação da riqueza produzida por eles. Para manter a classe explorada cada vez mais longe do conhecimento a classe dominante usa a escola pública como sua principal “indústria” de reprodução de operários servis à reprodução do capital. Isso é feito com uma grade curricular tecnicista, onde o principal objetivo é formar operadores de máquinas e não questionadores.

Quando um burguês se depara com membros da classe operária que tenha o mínimo de consciência do quanto ele é explorado e o receio maior é quando esse além de ter essa postura crítica se define como marxista, isso pressupõe que além de uma consciência crítica tem um certo nível teórico de como isso se dá, além do principal uma consciência de classe com o objetivo da tomada do poder com uma revolução socialista que põe fim à propriedade privada e a expropriação de uma classe por outra.

Hoje uma das tarefas prioritárias da burguesia é conseguir manter a classe operária alienada, através da restrição do conhecimento, do patrocínio do entretenimento e do consumismo. Um operário alienado será sempre uma arma nas mãos da burguesia para ser usada contra os próprios operários, ele será sempre o exemplo de “trabalhador” “perfeito” e de “sucesso” que a burguesia tentará dar aos demais para que se mantenham em seu nível de exploração.

7 comentários:

// ]]>
  1. filho mas o que é um burgues pra voce? uma pessoa que busca crescer financeiramente, trabalha, paga suas contas, estuda, quer o melhor pra sua familia e na primeira oportunidade abre seu proprio negocio ou passa em um concurso? isso é ser burgues?

    e um operario? o que seria nessa sua idiotice verborragica escrita de vez enquando nessas linhas? alguem burro, ignorante, que nao tem objetivos e segue cegamente algum patrao ou dono de empresa (que pode muito bem ser um ex-operario tb)?

    cara, você anormal, nao entende de economia, de administracao, de trabalho, ou do quer que seja relacionado a fazer alguem parar de receber o peixe e comecar a pescar, ou seja, voce nao entende NADA DA VIDA....acorda! pois ta ficando velho e continua andando de mobilete. Ah sim, e não deixe suas filhas estudarem ou trabalharem em alguma grande empresa, pois vai correr o risco delas se tornarem BURGUESAS tb, terem bons salarios, carros, apartamentos ou casas. Melhor mesmo é terem algum oficio de fazedoras de carvão ou quebradeiras de côco...que idiota, eu ein!

    ResponderExcluir
  2. Gojoba,
    Se você tivesse prestado atenção no texto e refletisse sobre ele veria que a resposta do seu questionamento está lá. Mais vou responder brevemente isso: primeiro que todos que têm uma empresa ou explora um trabalhador é capitalista, pois as relações de expropriação de mais-valia é própria do capitalismo. Segundo nem todo capitalista é um burguês, conheço pessoas que são capitalistas, são proprietários de empresas que explora um trabalhador porque o modo de produção global é capitalista ou seja, ele tem que jogar o jogo, não porque ele queira. Agora têm trabalhadores, os alienados que querem ser burgueses, querem ser capitalista, mas não tem condições de montar sua empresa para explorar o outro e acredita que no capitalismo ele vai conseguir alçar à classe burguesa, esse é o mais ridículo, é explorado e ainda defende seu algoz.

    ResponderExcluir
  3. Essas são as palavras do meu, do nosso, ex quase com fé em Jesus nunca prefeito de Imperatriz!!!
    vai sonhaaaaando raimundão!!!
    Se liga esquerdopata, estamos no séc XXI, acorda!

    ass:Fernando tagarela!

    ResponderExcluir

  4. VCS SÃO QUEM ? EU RESPONDO , SÃO NADA , OU MELHOR, UNS SIMPLES OPERÁRIOS QUE SE ACHAM BURGUESES , VCS TEM OS MEIOS DE PRODUÇÃO , CLARO QUE NÃO , NA VERDADE TEM QUE ACORDA CEDO , TRABALHAR DEZ HORAS DIÁRIAS PARA SOBREVIVER , SÃO HUMILHADOS E AINDA DEFENDEM OS BURGUESES, QUE TIPO DE IDIOTA SÃO VCS ?Gojoba E Anônimo .
    COVARDES
    MARCOS R.R.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou teu adversario19 maio, 2013

    Eu não conheço nem um socialista e/ou comunista,que pratica os idearios da esquerda.Todos eles querem que a população em geral,entregue o patrimonio ao Estado brasileiro,mas eles não entregam nada de jeito nenhum .Pimenta no rabo dos outros,é refresco.Esquerdistas,cambada de vagabundos ,mentirosos e enganadores.Eu sou teu adversario

    ResponderExcluir
  6. Claudio Pereira disse:
    Wilson Leite, segundo Sócrates, o maior bem é a sabedoria e o pior mal é a ignorância.
    O fato de passar pelo banco de uma universidade ou passar em um concurso denota consciência crítica de alguém? Olha que já passei em alguns concursos e vestibulares e na universidade já me deparei com acadêmicos sem ideia que variam do sertanejo universitário ao comportamento de crianças desobedientes, sendo que a maioria são extremamente "críticos" dos que lutam por igualdade ao passo que reclamam das retaliações, dificuldades e humilhações que sofrem cotidianamente.
    Seus "críticos" demonstram um grau elevado de ingenuidade. Não percebem sequer a liberdade sem igualdade. Não refletem sua própria condição humana. Sócrates disse: uma vida não examinada não vale ser vivida. Senso crítico é algo estranho para eles.
    Continue semeando a semente da liberdade. Percebo que aos poucos, mesmo sem saber o que realmente são, eles concordam e estão atento ao que você escreve.

    ResponderExcluir
  7. Olá Camarada Claudio,

    Sim, temos essa certeza, e não esperamos convence-los pelo que escrevemos, mas pela capacidade que eles próprios possam vir a ter de consciência crítica por si próprio e vejam em que contexto eles se enquadra.
    Ao ler nosso blog eles podem encontrar as referências que podem ajudá-los a isso.

    Saudações Socialistas,

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.