terça-feira, 2 de julho de 2013

DEBATE SOBRE TRANSPORTE PÚBLICO: PASSE LIVRE

A Função pública de garantir transporte coletivo à população sempre foi renegado ao último plano pelo poder público municipal, mas comparado a educação, saúde, infraestrutura, lazer o transporte público é o que pode efetivamente fazer com que os demais serviços garantam qualidade de vida aos trabalhadores e a população em geral, pois é ele que leva os estudantes à escola, todos (idosos e crianças) aos serviços de saúde (postos, centros e hospitais) e aos eventos de lazer públicos e privados na cidade. 

Além de não ser uma prioridade para a maioria esmagadora dos gestores públicos, onde o principal argumento é a falta de recursos, mas para nós o principal é vontade política em implantar e fomentar um transporte coletivo gratuito (PASSE LIVRE) à população vamos apresentar alguns dados referentes aos recursos municipais para que tenhamos alguns dados e assim definirmos sobre a viabilidade ou não

VALORES DOS ORÇAMENTOS MUNICIPAL DOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS

A tabela acima apresenta o valor orçado para os exercícios nos últimos quatro anos em Imperatriz. Observamos que não há uma elevação expressiva dos valores apesar dos empreendimentos e investimentos públicos e privados na cidade.

Abaixo apresentamos o gráfico que demonstra os gastos com a aquisição de vale transporte para o fornecimento aos servidores municipais que “utilizam” o sistema coletivo de transporte para seu deslocamento. Como as maiorias das linhas têm sua exploração exclusiva pela empresa Viação Branca do Leste – VBL via contrato de concessão exclusiva.

DESPESAS COM TRANSPORTE (VALE TRANSPORTE) EMPENHADO PELA PMI NOS ÚLTIMOS QUTRO ANOS

DESPESAS COM FORNECIMENTO DE VALE TRANSPORTE EMPENHADOS POR SECRETÁRIAS (FUNDOS) PELA PMI EM 2013

PROPOSTAS:

1-      CRIAÇÃO DA EMPRESA MUNICIPAL DE TRANSPORTE PÚBLICO;
2-      TARIFA SOCIAL REGRESSIVA ATÉ PASSE LIVRE IRRESTRITO;
2-      DEFESA DA CRIAÇÃO DO FUNDO NACIONAL DO TRANSPORTE URBANO, aos moldes dos fundos existentes (FUNDEB e FUS) com vinculação de receita e participação das três esferas 

FONTES CONSULTADAS;
SISTN – Sistema de Coleta de Dados Contábeis do Tesouro NacionaL  (https://www.contaspublicas.caixa.gov.br/sistncon_internet/index.jsp)
PORTAL DA TRANSPARENCIA DE IMPERATRIZ (http://www.imperatriz.ma.gov.br/transparencia/)

Um comentário:

// ]]>
  1. Eu sou teu adversario04 julho, 2013

    Wilson,voltei para a mimha querida Imperariz.Estava nas festas juninas na minha terra natal,interior do Ceará.Era só festa porreta.O prefeito,meu primo,sabe fazer festas.
    E o que tem de novo por aqui.E o teu blog,como vai.Depois lerei tuas postagens.Eu sou teu adversario

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.