sexta-feira, 16 de abril de 2010

IMPERATRIZENSE REBELDE OU UM JACKSISTA FORA DO BALAIO?

Espalhou-se pelos comentários dos blogs um texto assinado por "Imperatrizense Rebelde" intitulado "O FIASCO: IMPERATRIZ, ABENÇOADA POR DEUS, MAS NUNCA INGÊNUA POR NATUREZA" e provocava os blogueiros que mentem suas opiniões sempre abertas à ter a coragem de publicar tal texto, pois bem fui um desses "corajosos" infelizmente ele próprio não tem a mesma, usa um codinome para fazê-lo, até cheguei a imaginar um das pessoas que compõe o governo madeira que para não prejudicar o chefe encontrou uma forma de expressar sua ira com o fato de quem começou e quem inaugurou obra A ou B.

Mas vamos a minha análise sobre a leitura do que foi Jackson Lago e suas “obras e graças”.

No processo de disputa pelo poder de 2006 onde se apresentava a representante de uma oligarquia de quarenta anos, Roseana Sarney, desgastada por suas práticas centralizadoras e do outro lado seus - antes do motim – pupilos e parceiros pontuais: José Reinaldo e Jackson Lago, mas que por um golpe, não bem armado, mas que a população apostou como uma “saída” das correntes da oligarquia logrou êxito no intento.

Como esse bem sucedido golpe contra sua outrora apoiadora, Jackson Lago e os partidos sustentadores de um governo sem base em nível de estado compuseram uma miscelânea dos cargos comissionados do estado. Mas apenas isso não bastava para a consolidação do governo Jackson, faltava dar condições de concretizar o objetivo maior que é a criação de uma neo-oligarquia, mais com um diferencial necessário, a adesão dos prefeitos que também eram os principais tentáculos nos municípios.

Não haveria adesão desses gestores pelo simples fato de que bastava garantir a derrota de Roseana, os políticos queriam algo mais que um fato político, queriam concretizações de que esse governo se consolidaria com uma nova oligarquia, mesmo com viés populista, através de investimento em obras ou verbas em seus municípios.

Na verdade, o método de fazer grandes obras ou repassar mais recursos a determinadas áreas a determinados municípios não é nova, mais na estagnação que estava foi a que deu mais resultados imediatos.

Em Imperatriz as obras que seguiram do governo passado: rodoviária, ponte, estádio já seria suficiente para que garantisse a aceitação da população para uma futura reeleição, para muitos que se beneficiavam com Jackson no poder vêem essas obras como “concebido por obra e graça do governador cassado Jackson Lago." E vai além, "Tomado de vontade política, Doutor Jackson , planejou, preparou...”.

Mas na ânsia de chegar ao poder, sua campanha, como muitas que existem foram contra as leis vigentes e ao subestimar a astúcia de quem sabe muito bem como roubar, roubar direito, foram pegos e o resultado foi sua cassação e o retorno ao palácio, mostrando que os aprendizes terão que tomar mais umas aulinhas com ela se quiserem lograr êxitos futuros.

10 comentários:

// ]]>
  1. E Jackson além de infrigir as leis eleitorais em 2006, ainda colocou no palácio as piores pessoas para serem secretários

    ResponderExcluir
  2. Caro Wilson Leite.
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo por postar o comentário do Imperatrizense rebelde. Nós aqui da escola vibramos muito. Somos uma turma que nos reunimos sempre para discutir as atualidades dos blogs e o seu tá entre os de primeira linha. Aquela denúncia feita é muito perigosa , daí o rebelde ou revoltado que deve ser algum funcionário público, para não ser prejudicado, mandou para que vc postasse. Só não entendi o porquê no post seguinte vc deixou o assunto principal do FIASCO e partiu para criticar o sistema. Vc é uma pessoa nova na política e estamos procurando alguém que possa ser nossa referencia pois somos de esquerda, acreditavamos no PT, mas esse partido roubou nossas esperanças. Jamais vamos cair na armadilha daquela turma que em Imperatriz assaltou nossa prefeitura. Nos tempos deles faltava merenda para ss crianças quase todos os dias e na maioria das vezes não tinha aula porque os professores estavam em greve. Quanto ao fiasco do estádio, será que o MP vai pelo menos pedir informação ao governo para saber quanto foi pago àquele time de pernas –de- pau do Uruguai? Somos jovens e esperamos que vc Tb não nos decepcione.
    Breve sairemos do anonimato e vamos convidá-lo para uma reunião.
    (Grupo jovem Imperatriz Rebelde)

    ResponderExcluir
  3. Grupo Jovem Imperatriz Rebelde,

    Primeiro fico feliz em saber que há um grupo que se reunine para discuir as coisas da sociedade. Segundo não fugi do assunto FIASCO, só não me prendi no fisco em si, pois infelizmente a ravolta de uma sociedade contra um político não quer dizer que será a redença dos mesmos, eles podem estar construindo uma nova oligarquia, como você bem entendeu é um questão sistemica, O capitalismo que quera esses "Libertadores" que só querem ser eles os donos da chave das nossas algemas.
    Não acredito que o capitalismo e seus defensores seja a solução pra nossa sociedade, então seja Jackson ou Roseana, seja Dilma ou Serra, a situação dos trabalhadores não mudaram. E é na mudação do poder para os trabalhares que eu acredito e luto.
    Por fim, gostaria de me colocar a disposição para o debate aberto de ideias. No mais Minhas Saudações Socialistas a todos os membros do "Grupo de Esquerda Jovem Imperatriz Rebelde"

    ResponderExcluir
  4. Wilson, vc tem q deixar de ser sectario em suas avaliações, não é pedagógico colocar um sinal de igual entre Jackson e Rseana, tambem sou de esquerda mas minha analise não passa em igualar tudo e todos, sabemos que a ordem burguesa não é nosso terreno, porem temos que estar inserido com o trabalhador, e assim não conseguimos dialogar.
    SOLdações 50cialistas!!!!

    ResponderExcluir
  5. Sr. Anônimo,

    Respeitar minha analise vc não quer, mais se identificar como de esquerda defendendo Jackson Lago tentando discolar sua política da prática em 40 anos no Maranhão vc se presta.
    Porque não se identifica e vamos debater isso abertamente?, prefiro ser identificado como sectário do que reformista.

    ResponderExcluir
  6. Wilson, já te falaram que o sectarismo é primo irmão do oportunismo, e os oportunista sempre giram à direita... então, a construção de uma sociedade socialista não se dar com palavras de ordem nem fazendo politica com o figado, zangado, igualando tudo a todos, é claro que o Jackson não é igual aos 50 anos de oligarquia sarney e é nessa conjuntura que temos que dialogar como o povo maranhense, para não sectarizar o debate e afastar as pessoas de bem da luta politica...por sinal seu partido, PSOL, aceita alguem se filiar sem fazer "vestibularzinho" de marxcismo....

    ResponderExcluir
  7. Rsrs... sempres os anônimos corajosos.

    Enquanto Jackson tiver apoiadores como você ele terá mesmo é que pedir bençãos à Roseana mesmo.
    Você precisa conhecer mais o PSOL, conheço muitos trabalhadores que só tem até o ensino fundamental que tem prática, e pontos de vistas - diria marxcistas - que muito intelectual que já leu os volumes do O CAPITAL várias vezes.

    Não, não precisa fazer "vestibularzinho" basta não ser alienado em achar que todos que vestem vermelho e tem o simbolo de comunista na camisa seja.

    ResponderExcluir
  8. e com esas atitudes voce ta achando que não é um alienado do sectsrismo em especial do Paulo rios e Saulo que são uns bostas...e que não levarão o PSOL a lugar nenhum no maranhão....que bomm que no marnhão não existe só esse grupinho de sectário...tipo vc o saulo,paulo rios, saturinino,carlos lopes e toda essa corja que engessa o partido no estado...quero muito me filiar ao PSOL...só que acompanho o PSOL nacional e vcs do maanhao simplismente querem o partido como uma igrejinha onde vcs são os pastorem....e não se trata de 1º 2º ou 3º grau, os trabalhadores vivem na pele e reenvidecam um PSOL de todos os trabalhadores seubosta..... quremos um PSOL de verdade no Maranhão...e o Jackson vai ao segundo turno e vcs vao apoia-lo ou vão ficar de fora do debate....

    ResponderExcluir
  9. Sr. Anônimo,

    Aconselho a você se filiar ao outro partido, até lhe indicaria o PMDB ou o PT, nesses partidos vc terá a oportunidade de fazer essa luta tão pleiteado por você.

    Você não quer se filiar ao PSOL, no partido a maioria tem coragem de expor suas opiniões, ao contrário de alguns e de você que se esconde no anomimato.

    ResponderExcluir
  10. Wilson,
    é assim que vcs do PSOL MA tratam os simpatizantes do partido....dar para ver que vc tem talento para ser dirigente de seita com tendencia aa gueto e não de um partido como o PSOL de Heloisa Helena, um partido que nasceu para ser um instrumento de luta dos trabalhadores e não uma seitazinha que vc insiste me defender e que levará o PAOL MA ao gueto....ainda bem que o PSOL não se PSOL MA, vcs como diegente de um partido parece mais dirigente de uma igrejinha....crece wilson que o PSOL não é teu....e dos trabalhadores.....seu merda...

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.