sexta-feira, 9 de abril de 2010

CARAVANA PERCORRE MARANHÃO E PARÁ DENUNCIANDO AS INJUSTIÇAS DA MINERADORA VALE

Organizado pelo O Movimento “Justiça nos Trilhos” a Caravana dos Povos em Maranhão e Pará, foi lançada com objetivo de mostrar as injustiças da mineradora Vale e lutar em favor das comunidades atingidas pelos grandes projetos da empresa no Pará e em outros estados brasileiros e ainda preparar terreno para a realização do I Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale, a se realizar de 13 a 15 de abril no Rio de Janeiro

A Caravana que se iniciou na Vila dos Cabanos, em Barcarena no Pará na última terça-feira, 06, assou no dia de ontem por Marabá, no sul do Estado com destino à Açailândia, no Maranhão.

Por onde a Caravana passa protestos pacíficos e plenárias são realizadas com intuito de debater o modelo de mineração aplicado pela Empresa. Em Açailandia no Maranhão neste sábado, a partir das 09 h, uma grande audiência publica será realizada na câmera de vereadores do município. E a tarde o grupo segue para o Assentamento Califórnia, organizado pelo MST, onde haverá mais manifestações, devido o Assentamento ter uma longa luta contra projetos da vale que vem prejudicando a vida da comunidade.

O “Justiça nos Trilhos” que surgiu durante o Fórum social Mundial de 2009 em Belém-PA, é coordenado pelos Missionários Combonianos, Fórum Carajás, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, Sindicato dos Ferroviários (Pará, Maranhão e Tocantins), Cáritas (MA), Central Única dos Trabalhadores (CUT-MA), GEDMMA– Grupo de Estudos de Direito Internacional do Meio Ambiente.

Outra Caravana está sendo realizada em Minas Gerais reunindo povos das regiões sul e sudeste do Brasil. Todos se encontraram no Rio de Janeiro durante o Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale.

Por: Reynaldo Costa
Patria Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.