Com as várias manifestações organizadas pelo movimento #ForaVBL e nas últimas que tiveram a adesão de vários movimentos populares que definiram como ponto de pauta principal a municipalização dos serviços de transporte público, ocorreu em Imperatriz a maior mobilização popular já vista na cidade. A manifestação realizada simultaneamente em várias cidades do Brasil com a pauta unificada nacional que discute o transporte público.
O ato do dia 20/06 forçou a gestão municipal a chamar o movimento para uma mesa de “negociação” para discutir as principais pautas de reivindicações:
-> Fim da concessão (contrato) com a VBL;
-> Criação de uma Empresa Municipal de Transporte Público;
-> Aumento imediato da Frota e das linhas para atender todos os bairros periféricos e zona rural;
-> Retorno imediato dos cobradores;
-> Nenhum aumento da tarifa por 2 anos.
Em nenhuma das pautas a gestão se mostrou disposta a atender e chegou a pedir mais prazo até dia 10/07 para dar uma posição. O que deu a certeza ao movimento que não será pelas vias legais muito menos pela gestão que os problemas do transporte público serão resolvidos.
A principal reivindicação – CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA MUNICIPAL DE TRANSPORTE PÚBLICO – Madeira foi enfática: “não é compromisso nosso” (leia post de seu secretário de comunicação reafirmando a posição da gestão clicando aqui), afirmando que a privatização dos serviços continuará mesmo se romper com o contrato da VBL, com isso não se tem garantia de melhorias ou qualidade do serviço, pois a iniciativa privada tem como objetivo lucro e não prestar um serviço de qualidade.
Durante a dita reunião de “negociação” os representantes do movimento exigiram que a prefeitura apresentasse os custos que o município tem com a empresa no fornecimento de VALE TRANSPORTE aos servidores do município, Madeira disse que desconhece ou que não existe. Como se percebe o prefeito parece que não manda da gestão ou desconhece os documentos que assina autorizando despesa, e, mais ainda tenta ludibriar o movimento.
Pois bem Sr. Prefeito, veja a tabela abaixo dos empenhos com a VBL para fornecimento de VALE TRANSPORTE empenhados em várias secretarias, o que chama mais a atenção são os volumosos valores empenhados na SAÚDE e EDUCAÇÃO com recursos do SUS e FUNDEB, respectivamente.
ATENÇÃO! Quem quiser ver o detalhamento do empenho, abra a página de
transparência(clicando aqui) primeiro, deixe-a aberta e depois clique no empenho, vai
funcionar, vou estudar a solução definitiva. Valeu!
TABELAS DE EMPENHOS COM FORNECIMENTO DE VALE TRANSPORTE
EMPENHO
|
TIPO
|
FORNECEDOR
|
FONTE
|
VALOR R$
|
TOTAL EMPENHADO | 2.223.410,80 |
FONTE: PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DE IMPERATRIZ
OBS: clique nos empenhos e veja o histórico disponibilizado no site de transparência da gestão municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.