sexta-feira, 14 de maio de 2010

FORÇAS POLÍTICAS DO MARANHÃO II: JACKSON E A FRENTE DE LIBERTAÇÃO

Jackson Lago foi um exemplo da história atual do poder que a oligarquia mantém no Maranhão e no Brasil, construída ao longo de muitos anos e de uma estratégia bem sucedida pela família que dirige uma das mais fortes estruturas que os mantêm no poder, a miséria e o analfabetismo de seu povo.

A frente de Libertação foi uma tentativa de tirar da família Sarney algo que foi alicerçado durante décadas com um simples golpe, a cooptação de lideranças históricas que deram sustentação à velha – mais ainda poderosa – oligarquia, dando àqueles que quisessem se juntar a sua nova oligarquia uma participação maior da que eles tinham, identificando como ações “municipalistas” que nada mais era que as mesmas práticas. Quem aderia à nova oligarquia tinha mais recursos do estado para a consolidação de sua força política no município e na região graças a realização de obras com todos os vícios de corrupção, superfaturamento e obras fantasmas ou faraônicas.

Esse mal sucedido levante de libertação era fadado ao fracasso por vários motivos: foi composta por várias figuras que entraram na política pela janela aberta pela oligarquia Sarney, usavam as mesmas práticas de cooptação, e pelo fato de não ter a confiança nessa nova oligarquia muitos abandonaram o barco assim que ele deu água alem do centralismo da maquina pública em poucos partidos se levado em consideração aos que iniciaram o levante, causando descontentamento de que só queria mesmo mamar nas tetas que alimentam os Sarneys.

3 comentários:

// ]]>
  1. Se ele retornar o atraso vem junto. Foi um dos piores governos que eu já presenciei.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, ou furaram seus olhos, ou você ficou cégo, porque nada é pior que o governo que ai esta.

    ResponderExcluir
  3. o pior é 44 anos de atraso que essa família traz para o ESTADO.

    vê o filme:

    Eleito governador do Maranhão, em 1966, José Sarney pediu ao "amigo" Glauber Rocha que registrasse a posse em filme. Glauber fez "Maranhão 66". Sarney mandou no estado durante quase 44 anos. E suas promessas de posse não foram cumpridas.

    o FILME:

    http://www.youtube.com/watch?v=4LyeGC6fGX4

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.