quarta-feira, 12 de maio de 2010

CAMINHO APONTADO PELO PSOL PARA UM ESTADO DE VERDADE.

Todos os maranhenses sabem do que precisamos para nos desenvolvermos, todas as forças políticas sabem o que precisa ser feito então porque os trabalhadores que fazem política no PSOL são diferentes?

Essa é uma pergunta fácil de responder, mais na atual condição de dependência do nosso povo se torna quase impossível de entender.

Nosso estado amarga as ultimas colocações em índices de IDH, em índices de industrialização e até mesmo de produção agrícola, pois a grande parte de nossos produtores usam forma primitivas para tirar da terra os alimentos. Somo sempre os primeiros nas estatísticas, êxodo rural, no fornecimento de mão-de-obra escrava, de falta de saneamento básico, de mortalidade infantil e de analfabetismo.

Temos a plena certeza que só através de uma gestão com viés socialista autentico que garanta o acesso a todos os maranhenses à educação pública e de qualidade conseguiremos dar o próximo passo na busca por um estado de verdade, tendo a participação de seu povo na produção e na apropriação das riquezas produzidas. Dois pontos cruciais que as falsas libertações e esquerdas não colocam como objetivos centrais, pois até hoje eles tiveram sucesso na permanência no poder graças a manutenção desse estado de miséria que coloca os trabalhadores na postura de sempre estar de joelho a rezar pelo surgimento de quem irá lhe salvar.

A atual situação dos maranhenses requer medidas básicas que vão desde a alfabetização até a garantia de uma alimentação básica que ao nosso ponto de vista não é apenas o arroz ou a farinha para se fazer o “xibel”, uma alimentação decente passa pelo consumo da população de todos os nutrientes necessários ao corpo. Para isso, incentivar a produção de alimento neste primeiro momento é o caminho que precisamos trilhar, mesmo sabendo que os custos de produção podem ser superiores ao produzido em outros estados, pois não é apenas o produto em si é a garantinha de que os trabalhadores terão condições de produzir e adquirir tecnologias necessárias para num futuro próximo possa competir em produção e preço com qualquer estado ou país produtor.

Socialização dos meios de produção e a terra é o único meio de garantir aos trabalhadores do campo e da cidade a verdadeira libertação. Hoje 31% da população do estado vive na zona rural onde a produção de alimentos não chega a ser nem de subsistência devido à falta de incentivo ou a disseminação do modo patriarcal dos governos.

Somos contra a propriedade privada sendo ela em qualquer tamanho, derrubar as cercas da propriedade e das mentes de nosso povo para um projeto de produção coletivizada da terra é a forma defendida por nós para rompermos com os baixos índices de produção e qualidade de nossos alimentos além de garantir trabalho e renda aos camponeses.

O estado tem que dar um exemplo de socialização da terra, para isso, deve disponibilizar-las aos trabalhadores dando acessos e incentivos à produção planificada, garantindo a preservação todos os biomas existentes no estado. Na elaboração de uma produção planificada necessitaremos da participação dos movimentos rurais como o MST, os sindicatos rurais e essencialmente as universidades e centros de pesquisa para que nos tornemos um celeiro de alimentos e a extinção da fome no estado.

Industrialização e tecnologia

Como destacamos anteriormente há problemas básicos que precisamos resolver, educação, produção, trabalho e renda e socialização dos meios de produção e da terra, mas o objetivo a seguir é mais complexo, pois precisamos apontar saídas coerentes e que nos levará ao verdadeiro objetivo a ser alcançado, termos uma economia produtiva, industrializada e com tecnologia.

O objetivo dos maranhenses não deve ser baseado numa economia de commodities, apesar de termos que garantirmos produção agrícola para alimentar nosso povo e trabalho e renda, tampouco que o processo de industrialização está no modelo capitalista de capital estrangeiro ou de indústrias de produção de matéria prima não acabada como é o caso das gozarias de ferro e alumínio existentes no Maranhão que servem exclusivamente para tirar a impureza da matéria prima e levando-a semi-acabada para outros centros e deixando a poluição o ônus ambiental para nosso estado.

Os investimentos anunciados para o Maranhão vão todos nessa linha, outro exemplo é que o maranhão está se tornando um deserto verde para a produção de carvão vegetal e recentemente anunciado para a fabricação de celulose. E ainda uma refinaria que para produzir consumirá enormes volumes de água doce que poderá prejudicar o abastecimento da capital e de cidades próximas além dos resíduos extremamente poluidores.

Nossa industrialização será com viés tecnológico, para isso a ênfase em dar conhecimento e incentivar a pesquisa fortalecendo as universidades. Como vemos, alcançar esses objetivos não passa por uma pessoa ou um governo, passa pela consciência de um povo em reconhecer que até hoje nunca tiveram participação nas esferas de poder, muito menos, na riqueza que é apropriada pelos capitalistas que tem com aliados falsos representantes do povo maranhense.

3 comentários:

// ]]>
  1. Wilson Leite,



    Bota aí no teu blog que é para ver se chega até o Ministério Público pois o episódio é verdadeiro. Numa dessas licitações efetuadas na CPL o doutor Jonilson descobriu uma das maracutais das grandes. Um fornecedor de merenda do município apresentou um laudo falso. Segundo as informações, um carimbo foi efetuado com o nome de uma profissional da área de nutrição e o número da matrícula no Conselho Regional de Nutrição de outra. O episódio prejudicou até uma pequeno comerciante que fornecia carne com as condições de higiene adequada, mas sem certificação da Vigilância Sanitária.
    Doutor Jonilson chegou a afirmar que iria enviar tudo para o Ministério Público e até agora, não sabemos de nada. Será que estão querendo varrer para debaixo do tapete?
    Vamos denunciar e ajudar as crianças de Imperatriz a ter uma merenda escolar sem falcatruas. Fica aí o desafio para o prefeito Madeira: - Vamos encaminhar para o Ministério Público apurar e botar o farsante em seu devido lugar.

    Luís Peixoto Gomes

    ResponderExcluir
  2. Luis,

    Essa informação está em outro blog por esse motivo não vou replicar como post principal. Mas fica ai a informação que precisa ser investigada e punida, caso ocnfirmado.

    Continue e acessar nosso blog e colaborar para que os recusos públicos não vá para os bolsos de ladrões.

    ResponderExcluir
  3. Durante todo o dia desta quinta-feira,o deputado Flávio Dino terá uma agenda com muitos compromissos na vila do Frei. Entre estes compromissos está uma reunião com a mídia alternativa da cidade, a blogosfera, que cresce a cada dia e se consolida como norteador da pauta política de Imperatriz.

    A reunião vai ocorrer às onze horas e trinta minutos na sede do PC do B, localizado à rua Pará, próximo à escola Dom Bosquinho e ao lado do Sindisaúde.

    Wilson, contamos com tua presença.Abraço.

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.