quarta-feira, 9 de junho de 2010

SABE DIZER QUANTA RIQUEZA VOCÊ GERA?

Contradizendo muitos que acham que quem gera riqueza é o capitalista ou o proprietário dos meios de produção saibam que não são. Os capitalistas se apropriam da riqueza produzida pelos trabalhadores durante seu labor, quem estudou muito esse objeto foi Marx, pena que nem todos os trabalhadores têm acesso a esse estudo, tentarei passar de forma muito superficial o que Marx descobriu ao analisar cientificamente o processo de geração de mais-valia (riqueza produzida pelo trabalho) que é apropriada pelos patrões e colocado por eles que graças aos seus meios isso é possível.

Bom, para exemplificar simploriamente quanta riqueza um trabalhador produz em um determinado período vamos ter que pensar como exemplo um profissional e sugiro o trabalhador no comercio (vendedor), cujo ramo é um dos maiores em nossa cidade.

Para começar precisamos dizer que aquele que não tem a produtividade exigida pelo sistema capitalista é logo é excluído dos quadros de uma empresa, pois não produz o suficiente para se manter ao nível de exploração.

Para identificarmos o mecanismo de reprodução da mais-valia(riqueza) resta dizer que um trabalhador deve em sua atividade garantir os recursos equivalentes ao valor investido na compra do produto, uso desses meios de produção, os encargos gerados com o vinculo do empregado com o empregador, lucro e o seu salário - que é a mínima parcela dessa riqueza produzida - não serve para o capitalismo, logo, não permanecera por muito tempo usando os meios de produção do patrão.

Voltemos ao exemplo, funciona assim:

Um trabalhador do comércio tem que vender mercadorias, cujo, nela está acrescida de valores que já vieram da apropriação da mais-valia de outros trabalhadores que a produziram, embalou, transportou, protegeu etc., e tem como o vendedor um dos últimos ciclos dessa apropriação. O fato é que o vendedor hoje tem que produzir (vender) o equivalente a R$120.000,00/mês, desse valor uma parte se refere ao custo da mercadoria comprada por ele (seu valor investido) grande parte do restante apropriada por ele é repassado ao custo de comercialização, insumos e encargos e/ou impostos, a renda proveniente da exploração do trabalho dos vendedores fica como lucro e uma pequena parte desta riqueza é repassada em forma de remuneração mensal (salário/comissões) ao vendedor que nada mais é que a cota-parte mínima necessária a sua subsistência e a reprodução de mais trabalhadores, renovando assim a exploração de sua classe.
Com essa pista, verifique em seu local de trabalho quanto custa o valor da mercadoria comprada pelo patrão, quais os custos que ele tem para manter a loja, e o quanto você produz num determinado período. Se esse cálculo fosse negativo, será que haveria empresas no modo de produção capitalista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.