MESSAS ELEIÇÕES SE É PRA MUDAR, MUDE DE VEZ, VOTE NOS CANDIDATOS DO PSTU 16!


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

ESCOLA MILITAR TIRADENTES DE IMPERATRIZ, MAIS UMA FARÇA DO GOVERNO ROSENGANA

Neste ano a escola estadual Jonas Ribeiro foi ocupada pela PM do Maranhão com ordem da governadora do Estado, Roseana Sarney e o gerente Regional de Educação, Agostinho Noleto. Essa ocupação que seria a criação de uma escola militar em Imperatriz foi usada na campanha eleitoral como uma ação do governo usurpador da então candidata.

Os alunos da escola Jonas Ribeiro passaram por um processo de “despejo”, sendo que para o ingresso, em vagas restantes não ocupadas por filhos de militares, seriam completadas após um processo seletivo. Muitos moradores adjacentes ao colégio que tinha filhos estudando em escolas particulares de Imperatriz concorreram a essas vagas com a esperança de que seus filhos pudessem estudar em uma escola de perfil militar.

Hoje, o Colégio Jonas Ribeiro/EMT tem duas administrações, uma civil, que é responsável pela gestão dos recursos do Programa de Desenvolvimento da Educação-PDE e pedagógico; e outra militar, que é responsável pelo regime “disciplinar” e o gerenciamento dos recursos arrecadados pelas “mensalidades” que passou a ser cobrado dos pais dos alunos do Colégio Militar, mensalidade essa que não tem nenhum aparato legal, pois o ensino deve ser público e gratuito.

No ultimo censo escolar o número de alunos é de 799, isso significa dizer que o montante mensal arrecadado com os R$15,00 por aluno é de R$11.985,00, esses recursos são recebidos em dinheiro “vivo” através de carnês pelos militares que até agora não se refletiu em melhorias nas instalações.

Para a comunidade de Imperatriz o fato dos alunos vestirem uma farda nas cores da policia militar, bater continência, cantar o hino nacional todos os dias e ter o nome de “Escola Militar Tiradentes”. Na prática essa ocupação trouxe problemas à comunidade que passou a ter que pagar taxas para terem seus filhos estudando próximo de casa, há relatos que uma policial que trabalha na escola trata “carinhosamente” os estudantes por “marginaiszinhos”, esse seria a qualidade do ensino militar?

Assim como as promessas de Roseane e sua corja de secretários e gerentes regionais só tem mesmo é muita propaganda, não podemos nos esquecer das ditas UPAS, uma delas construídas há mais de quatro meses está fechada e pelo jeito vai permanecer assim por muito mais, basta ver o outro exemplo da nova rodoviária de Imperatriz ou a iluminação da ponte sobre o rio Tocantins, a estação de tratamento de esgoto, MA 280 e muitas obras que quanto tem inicio não tem fim e quando tem fim não tem utilidade. Não é exagero dizermos que o maranhão só está no atraso devido a esse grupo e muitos outros que sustentam essa política de enganação.

18 comentários:

Fernanda disse...

Colégio Militar Tiradentes ITZ-O MELHOR...
BOM, CANTAMOS O HINO NACIONAL, O HINO DO MARANHÃO E O DA POLÍCIA MILITAR TODOS OS DIAS, E QUAL O PROBLEMA? PAGAMOS UMA PEQUENA QUANTIA NO QUAL AJUDA A MELHORAR AS INSTALAÇÕES DO COLÉGIO! QUAL O COLÉGIO DA REDE PÚBLICA TEM CENTRAL,? QUANTOS COLÉGIO PÚBLICO TEM UMA BIBLIOTECA, TEM UMA SALA DE INFORMÁTICA,UM LABORATÓRIO? NOSSO QUERIDÍSSIMO COLÉGIO TEM UM ÓTIMO ENSINO, E NÃO É ISSO QUE OS PAIS QUEREM, O MELHOR PARA SEUS FILHOS?
NUNCA FOMOS CHAMADOS DE MARGINAIS, SEMPRE HOUVE RESPEITO ENTRE ALUNOS E FUNCIONÁRIOS...E NUNCA,DE FORMA ALGUMA FALÁVAMOS DE POLÍTICA DENTRO DO COLÉGIO!
BOM,O COLÉGIO MILITAR TIRADENTES É O MELHOR EM TUDO...IREI SENTIR FALTA, ESTOU CONCLUINDO NESTE ANO DE 2010 O ENSINO MÉDIO!
OBS: GANHE UMA POLÍTICA POR SUA COMPETÊNCIA WILSON LEITE! ESPERO QUE ACEITE ESSE COMENTÁRIO!

Wilson Leite disse...

Oi Fernanda,

Bem vinda ao nosso blog e obrigado por comentar. Primeiro não costumo censurar comentários em meu blog, segundo você tem todo o direito de ter uma leitura diferente da minha e de muitos outros que são obrigados a pagar para estudar em uma escola público, terceiro você precisa de si informar melhor com relação ao emprego dassa taxa na escola, você já viu alguma prestação de contas dos gastos. Cantar hino pra você representa ter uma ensino militar?.

Fica aqui o espaço sempre aberto.

Um abraço

Meceno disse...

é meu caro wilson, a lavagem cerebral tá grande por lá, esse cometário é uma prova irrefutável da cobrança ilegal de taxas na escola pública, central de ar? ótimo, mas isso deve ser pago com a verba do gonverno, senão não precisaria cobrar impostos (IPVA e ICMS mais caros do Brasil)outra coisa pergunte a essa jovem da melhor escola do Brasil ou ao seu comandante porque tem uma frase no hino nacional que está entre aspas? os alunos das outras escolas estaduais (NOva Vitória por exemplo sabem). sugiro imprimir esse comentário da aluna e levar ao ministério público.

Anônimo disse...

Parabens aluna Fernanda, talvez se o nosso caro Amigo Wilson Leite tivesse tido uma oportunidao de estudar em uma escola militar e tivesse uma disciplina como Educ Moral e Civica. e pudesse diferenciar o real significado de se ter uma disciplina conciente, voltado para os principios da etica e da moral, que o ensino dos colegios militares teem, que diferenciam de outros colegios,sendo este um colegio estadual mais comparado em muito com o nivel de qualquer colegio particular de referencia. essa taxa se tornaria irrisória para a grandeza e o prazer de se ter uma educação digna.

gilson.nike disse...

Sim ! Eu sou aluno deis do ano passado , eu pago com orgulho os 15 reais da taxa escolar,pois diferente das outras escola do ensino publico além de não ter central , também não a ensino de qualidade e outra coisa, cantos o hino nacional por amar nossa pátria, e outra coisa, la é empregado sim um regime militar! pois eu estudo la e posso julgar e ter certeza do que eu estou falando,um outro casso : podemos julgar sim : o motivo da rodoviária de Imperatriz ainda não está pronta ( mais a Escola Militar Tiradentes, pode ser considera a melhor escola do estado de imperatriz , em todos eventos sociais em que a escola participo, apresentou belo destaque , com padrão militar! ) exemplos: * Desfile do 7 de setembro
* Jogos escolares ( Imperatriz e no Maranhão )
* e no Exercito ( 50° Bis) no dia da bandeira!


Sou pode julgar a "NOSSA ESCOLA" , quem estuda la! A central foi comprada no nome do antigo diretor da escola ( major jurandy ) e nossos pais aprovaram a idéia ! e concordaram com a taxa de 15 reais!

Gislene disse...

Caro Wilson leite, vejo que você não procurou se informar direito quando foi comunicar isso! Em primeiro lugar os alunos do CMT não são obrigados a pagar nenhuma mensalidade pois foi dado um acordo no inicio do ano com os pais, de ser pago todo mês 15 reais para termos mais recursos do que o estado nos proporciona, como prova disso temos salas bem climatizadas, campo de futebol bem conservado, laboratório de matemática, laboratório de informatica, laboratório de química e biologia, sem contar no lanche da escola que é de melhor qualidade, e muitos outros recursos que aqui não irei citar.
O nosso ensino é um dos melhores de imperatriz, tanto é que uma aluna do CMT foi para Brasilia participar das olimpíadas de matemática!
Agora peço que informe-se direito antes de falar mau de alguma coisa ..ok! Assim como a aluna fernanda eu falo: Ganhe uma política por sua competencia e não detonando a dos outros!

Gislene disse...

Só me auto-corrigindo aqui! A aluna que foi para Brasilia pasou na olímpiada de português e foi eleita entre as 10 melhores do Brasil!

matheus oliveira e silva disse...

bom sou matheus e estudo no colegio militar em enperatriz en vista do que era antes mudou muito temos uma educaçao de primeira , há respeito em saula de aula e nao só! Somos diciplinados e capacitados para a vida pois aluno do cmt impertriz é padrao, todos que estudam lá nao querem sair, a merenda é otima e a estrutura apesar de ser um colégio estadual é otimo eu tenho orgulho em ser aluno cmt espero que aceitem o comentário.

Anônimo disse...

passei aqui pra refazer a mau interpretação que tinha do CMT. só participando das ativadades da escola é que descobrimos as suas virtudes. participei hje do dia de tiradentes e entrega das boinas aos novos alunos . e fiquei muito encantado com a disciplina e a educação que os alunos teem lá. alem do passeo ciclistico que foi um sucesso e muito organizado. parou a cidade quando passou.ta de parabens todo CMT do diretor a toda sua equipe

Miranda disse...

Eu sou estudante do "Colégio Militar Tiradentes" de Imperatriz, mas porque as aspas? O nosso colégio só é chamado de militar por causa do nome que é apenas uma faixada para enganar os pais, que pensam que o seu filho irá receber a melhor educação do Maranhão.Na minha opinião não é o colégio que faz o aluno, mas o aluno quem faz o nome do colégio. Até porque eu estava lendo alguns comentários aqui postados e o português está sendo "muito bem" aplicado. Não sei se por causa da ansiedade para criticar os outros, até porque, para criticar todo mundo sabe, para falar mal das outras coisas é fácil, mas na hora de se auto-criticar e abrir os olhos para a realidade é difícil, ninguém nunca quer está errado, todos querem ser os donos da razão. Eu estudava no antigo Colégio Jonas Ribeiro, que hoje é o "Militar", em relação a infraestrutura, sim, melhorou e muito, mas o ensino já não posso dizer o mesmo. Tendo em vista que no ano letivo de 2010, praticamente todo o corpo docente do "Colégio Militar" era formado por professores do antigo Jonas Ribeiro.Já em 2011, houve uma grande paralisação no início do ano e praticamente todos os professores que ainda eram do antigo Jonas Ribeiro, foram demitidos por abandono de emprego, por exigirem os seus direitos, professores bons, agora contrataram os piores professores que uma escola pode ter. Olha só, os professores de 2010 do "Colégio Militar" eram todos professores do Jonas Ribeiro, então o que muda em relação ao Jonas? Apenas o comportamento, disciplina...Digo e repito, não é o colégio que faz o aluno mas o aluno quem faz o colégio. Se o aluno não se comprometer com os estudos não adiantará em nada ele estudar em colégio público, particular ou militar.E antes que alguém diga que eu não sei de nada. Eu estudo e vejo tudo o que acontece realmente no "Colégio Militar Tiradentes".

Wilson Leite disse...

Opa Miranda,


Entendo sua indignação com relação o que ocorreu com essa escola pública, infelizmente muitos acham que ter seus filhos debaixo de uma disciplina militar, adestrados a obeder o comando imposto sob coerção isso é educação. Imagino o que deve ser o tipo de ensino prestado neste "Colégio Militar" e como os novos professores devem estar sendo precionados com a metodologia de ensino que querem impor o comando da PM. Cabe a voçês tomarem atitudes para expor essa realidade, a nós cabe dar publicidade a tudo que seja de interesse da populãção.

Sds,

Jânio Augusto 2D disse...

Pra sua opinião o nosso colégio é o segundo melhor PÚBLICO de Imperatriz
e coloque-se no seu lugar, porque que pai, deixaria de colocar seu filho na MELHOR escola estadual de Imperatriz (dados atuais) por uma taxa mínima? Não é pra isso que programas como o bolsa ESCOLA foi criado?
Então primeiro, veja suas fontes ANTES pra depois falar algo...
E não critique pelas costas vá lá, na sala do capitão Alan se tiver alguma crítica. Porque nunca omitimos nada que se passa na escola. E críticas são bem vindas para melhorar o nosso ensino e procedimentos. E nunca houve crica dos pais quanto a isso.
(Jânio Augusto estudante do CMT com orgulho!)

Jânio Augusto 2D disse...

Pra sua opinião o nosso colégio é o segundo melhor PÚBLICO de Imperatriz
e coloque-se no seu lugar, porque que pai, deixaria de colocar seu filho na MELHOR escola estadual de Imperatriz (dados atuais) por uma taxa mínima? Não é pra isso que programas como o bolsa ESCOLA foi criado?
Então primeiro, veja suas fontes ANTES pra depois falar algo...
E não critique pelas costas vá lá, na sala do capitão Alan se tiver alguma crítica. Porque nunca omitimos nada que se passa na escola. E críticas são bem vindas para melhorar o nosso ensino e procedimentos. E nunca houve crica dos pais quanto a isso.
(Jânio Augusto estudante do CMT com orgulho!)

Anônimo disse...

entre ai e reveja seus conceitos
http://www.msrecord.com.br/noticia/ver/60551/mec-divulga-ranking-de-escolas-publicas-e-particulares-de-ms

Anônimo disse...

http://www.maranhao.gov.br/agencia/noticia.php?Id=19016

Anônimo disse...

é isso que você está criticando?

Anônimo disse...

Alisson Costa Stawander LEITE CARA, NÓS QUE PRECISAMOS COLOCAR NOSSOS FILHOS EM ESCOLAS PUBLICAS ,E QUE ESSA ESCOLA POSSA PRESTAR UM BOM TRABALHO E PRACISO QUE CONTRIBUAMOS COM MAIS R$20,00 REAIS TODO MÊS, ISSO É UM ABSSURDO. ISSO É NORMA DA ESTADUAL ESCOLA TIRADENTES
há 17 minutos · Curtir

kauana disse...

Querido Wilson Leite, se queres ganhar reconhecimento do seu blog, coloque assuntos interessantes e verídicos. Uma humilde opinião.