quinta-feira, 17 de outubro de 2013

DEPENDÊNCIA FINANCEIRA DOS MUNICÍPIOS

A matéria publicada pela FOLHA/UOL é um retrato que venho afirmando a anos sobre a dependência financeira dos municípios e tendo como referência Imperatriz, mas, o que mais tornam os municípios dependentes não é realidade apenas a "incapacidade de arrecadação", mais do que isso é a maus gestos dos recursos e falta de planejamento, e quando se arrecada é todo desviados pelos gestores. Releiam alguns posts sobre o tema:

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, A LEI DA IRRESPONSABILIDADE SOCIAL

-------- ---------- ======= -------- ----------

Em mais da metade dos municípios, receitas próprias não chegam a 10% do Orçamento

A criação de novos municípios, como a que o Congresso permitiu ontem, pode fazer sentido do ponto de vista administrativo, porque são os prefeitos que conhecem mais de perto as necessidades da população.

As regras brasileiras, no entanto, estimulam a existência de prefeituras sem nenhuma capacidade de gerar receitas, vivendo eternamente dos repasses do Estado e do governo federal.
Dados reunidos no mês passado pelo governo federal mostram que, de um total de 4.581 municípios com dados disponíveis, 2.546 (56%) geraram menos de 10% de suas receitas no ano passado.

Um levantamento feito pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) sobre o ano de 2011 mostrou que, em 84% das prefeituras do país, os repasses estaduais e federais respondiam por mais de 80% das receitas.

É natural que municípios recebam recursos de outros entes da federação, porque sua capacidade de tributar é limitada. Mesmo uma metrópole como São Paulo depende de repasses federais e, principalmente, estaduais para um terço de seu Orçamento.

Mas a disponibilidade de recursos garantidos por tempo indeterminado permite que prefeitos gastem mais tempo pedindo favores adicionais a governadores e presidentes do que tentando elevar a arrecadação. A receita com IPTU, por exemplo, fica abaixo do potencial na maior parte do país.

Fonte: UOL

Um comentário:

// ]]>
  1. Se vira moda07 dezembro, 2013

    "PREFEITA DE ITINGA VAI GASTAR QUASE R$ 100 MIL SÓ EM CAIXÕES PARA ENTERRAR O POVO"
    http://www.blogger.com/comment.g?blogID=8000856527067001465&postID=7787640167215789501&page=0&token=1386434330538

    Isso é mal de prefeito corrupto? por que em sitio novo-MA que é muito menor,o prefeito Piquiá "piquinoquio" comprou foi 122 mil reais só de caixão,e aumentou e cemitério publico em 50%; e quer 500tão para deixar enterrar um pobre coitado que tiver o azar de morre e em sua gestão, enquanto compra caixão super impe faturado, com valores que dava para comprar 900 caixão, daqueles que a prefeitura dar para quem não tem onde cair morto por culpa da corrupção no Brasil. Ele Piquiá e meia duzia de "vereadores"aumentou tb o salario os secretários e assessores em 100%, enquanto isso os professores que tiveram direito ao reajuste pela data base, desde junho não recebe o retroativo ,míseros 8%

    Vamos fazer uma conta rapidinho!
    100% de aumento para gente da panela, 8% para professor,50% de aumento no cemitério publico, 122 mil reais de caixão para enterra o povo de vez, 500tão para poder deixa enterrar, e mais de 30 milhões de reais não justificado o gasto de um único centavo!
    tirem suas conclusões e cheguem a um veredito meu povo da pobre sitio Novo-MA.

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.