domingo, 18 de novembro de 2012

PRIMEIRO DIA DO CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA: INTRODUÇÃO À TEORIA DE MARX


Estudantes, simpatizantes e filiados a partidos políticos concluíram nesse primeiro dia (17/11) do curso de formação política: “classes sociais no capitalismo” a parte introdutória sobre como ocorre a divisão da sociedade em classe, sobre mercadoria , mercado e valor (teoria de Marx), através de discussão em grupos, exibição de filmes e exposição do educador Luiz Noleto.

No segundo dia haverá a dinâmica da “Fábrica” que é a demonstração prática de como o capital se apropria da riqueza produzida através do trabalho social. A dinâmica demonstrara que mesmo com todas as vantagens como vale transporte, plano de saúde, tickts etc fornecidos pelo proprietário da fábrica, esses “benefícios” andam longe de representar a verdadeira riqueza produzida pelos operários.

Ao fim do curso o educador pretende inovar no roteiro do curso para demarcar a posição das siglas partidárias dentro da pirâmide das classes sociais apresentadas por Marx. Demonstrando assim, que a divisão e a defesa dos projetos das classes sociais estão representadas também nos projetos de poder das siglas partidárias que representam as camadas que exploram a verdadeira classe que produz riqueza e que há um projeto de poder não só da burguesia, mas também dos partidos que vêem na classe operária a capacidade de acabar com o nível de exploração do estado capitalista. 

6 comentários:

// ]]>
  1. Eu sou teu adversario18 novembro, 2012

    Wilson,chamar o palestrante de educador,aí voçe jogou pesado.
    Na foto ,eu reconheci uma pessoa,que estava lá só para espionar,pois a mesma não é da tua ideologia,muito pelo contrario.
    Depois tenho outros comentarios.Um abraço,eu sou teu adversario

    ResponderExcluir
  2. ESSA É UMA FORMA DE ENGANAR AS PESSOAS ROBANDO DINHEIRO DELAS.

    VAI TRABALHAR...NO FUNDO VC SÓ QUER EXPLORAR A TAL CLASSE OPERÁRIA QUE VC FALA SEMPRE.

    PORQUE VC NÃO FALA ISSO PARA TEU PATRÃO DAR UM PÉ NA TUA BUNDA???

    ResponderExcluir
  3. Sr anônimo alienado,
    Essa é uma resposta simples, os patrões precisam mais dos trabalhadores do que os trabalhadores deles. Imagine uma fábrica ou uma loja sem trabalhadores, você acha que há geração de mais-valia (riqueza) nessas condições? não. Só há geração de riqueza na exploração da força de trabalho dos homens e mulheres que transformam a natureza. Então a relação de dependência não é essa que você está falando. Agora, a grande vantagem que os capitalistas têm hoje é a abundancia de mão de obra para competir entre eles. Ou seja, se eu não servi haverá outro que pode assumir minhas funções até com mais capacidade e recebendo um menor valor pelo trabalho realizado, essa é a lógica do capitalismo, aliena toda uma classe que por natureza é revolucionária.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou teu adversario20 novembro, 2012

    Wilson,voçe não comentar o sucesso ou o insucesso do seminario que promovestes?Teve pouca gente ?Desinteressados e apaticos quanto ao assunto?fale-nos,voçe tem obrigação moral para com os teus leitores.Eu sou teu adversario

    ResponderExcluir
  5. Não é um curso, é apenas doutrinação. Não tem reflexão teórica, apenas repetição mecânica de velhos dogmas decorados.

    ResponderExcluir
  6. Esse espoca urna decorou umas 5 frases e fica repetindo em todo lugar que ele vai.É Doido!!!!!!!

    Foram 6 pessoas ao tal "curso de merda".Que porra de partido é esse????

    Se não fossem os empresários ofertando vários empregos o povo estaria passando fome.Inclusive esse doido do PSOL-PSTU!!!!

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.