sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ELEIÇÕES "DEMOCRATICAS" NUM PAÍS IMPERIALISTA


Em todos os anos de eleições nos Estados Unidos vemos as emissoras de TV brasileiras fazendo a cobertura com estrema empolgação, demonstrando a disputa pelo voto dos indecisos entre Democratas e Republicanos. Mas num país rico como os EUA só existem dois partidos que se revezam no poder, ambos defendendo o mesmo projeto de potência bélica, política e imperialista para o globo? Com certeza não.

O modelo de disputa “democrático” estadudinense tão elogiado por outras nações demonstram o modelo de democracia da grande burguesia que defendem os interesses do grande capital. Nessas eleições de 2012 para disputa da presidência dos EUA têm cinco candidatos: Gary E. Johnson – Partido Libertário, Jill Stein – Partido Verde, Virgil Goode – Constituição, Barack Obama – Democratas e  Mitt Romney – Republicano.

Esse modelo de polarização entre as grandes candidaturas da burguesia também funciona nas eleições brasileiras, onde o volume de campanha dá a tônica dos debates e coberturas dos veículos de comunicação, pois o que está em disputa são os interesses do capital, quem pode melhor representar seus interesses.

O que fez o PT chegar à presidência não foi o fato do partido ser reconhecido pela classe trabalhadora como uma esperança para seus anseios, mas o fato de ter assumido o papel de defensor dos interesses do capital, assim possou a assumir o pólo contrário dessa disputa que qualquer que seja o vencedor garante a manutenção do projeto dos burgueses nacionais, mas é uma grande diferença entre modelo norte-americano e brasileiro, os norte-americanos querem manter seu papel imperialista no globo e os brasileiros de serem o país escolhido para a pilhagem.

6 comentários:

// ]]>
  1. Eu sou teu adversario03 novembro, 2012

    Wilson,fiquei sabendo que o Chico de Oliveira,prof. da USP ,ex petista como voçe,atualmemnte é teu correligionario no PSOL.
    Ele foi um dos mentores do PT, e grande conselheiro do Lula,o ladrão.
    Fale-nos sobre ele e a sua entrada no PSOL,e quais as opiniões e perpectivas do mesmo sobre o futuro do partido.Um abraço,EU SOU TEU ADVERSARIO

    ResponderExcluir
  2. Sr. “eu sou teu adversário”,
    Você está mal informado, primeiro que o projeto de partido que grande parte de ativistas políticos e entidades, principalmente da igreja católica, pretendia construir está longe desse partido que está no poder, degenerado e enganador da classe trabalhadora. Segundo, se Chico de Oliveira acha que o PSOL era diferente do projeto que se transformou o PT, verá que não é. E terceiro quer saber qual o futuro do PSOL? Melhor perguntar aos seus dirigentes e filiados e não a mim, sou do PSTU há quase dois anos, saímos quando tivemos a certeza da degeneração desse partido e de sua futura aproximação com a direita e a burguesia brasileira.

    Só a luta muda a vida!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou teu adversario03 novembro, 2012

    Wilson,agradeço a tuas informações.É facil ser ojetivo e educado.
    Mesmo tendo opiniões divergentes,podemos ter conversações superiores,desde que voççes da esquerda ,não queiram nos matar,só porque somos da direita.
    desculpe-me pelo engano de partido,e me parece que o PSTU é mais fraco que o PSOL.Eu sou teu adversario

    ResponderExcluir
  4. Sr. “Eu sou teu adversário”
    Pena que não há recíproca na questão da honestidade, basta ver seu insistente modo de tentar passar a idéia de que ser COMUNISTA já seria a identificação de um assassino, pelo contrário quem mata, explora, escraviza e perseguem nós os comunistas é o capitalismo que é sim sinônimo de barbárie, basta ver o que está acontecendo na Grécia, Espanha, Síria, com os indígenas em MS, no alto Xingu, nas favelas do Rio, SP etc, ou nas ruas de nossa cidade.
    Para que diga em que o PSTU é “fraco” é preciso ter uma referencia: se a referencia for o poder econômico fruto de esquemas de corrupção, for uma posição de conciliação de classe em troca de cargos políticos, for de subserviência ao capitalismo etc em comparação a outros partidos. Sim, somos “fracos”, mesmo assim estamos no confronto das ideias com os burgueses em todos os lugares e não somos covardes, mostramos a cara e tomamos partido.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Vilfrides, arrumei 1 voto pra voce e pro Xerxes Aguiar
    não deu celto pra nenhum, mais estou conversando com um secretário do madera pra arrumar um emprego pra voces.
    Vilfrides

    ResponderExcluir
  6. Este teu adversario,é um despreparado.O psol teve mais de 800 votos com aquele espoca urna do melo,e voçe do pstu teve pouco mais de 300 votos.Ve se desiste da politica,fica só votando ,sem errar,e aceita o empprego que o Vilfrides te arranjou com o Madeira.Mas não vai querer ser professor,pois voçe é muito despreparado.Aceita um auxiliar de merendeira,ou auxiliar de porteiro.Tá bom para voçe.

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.