sexta-feira, 25 de maio de 2012

Comentário de Carlos Lopes, Economista e militante do PCB de Imperatriz


O preconceito é uma forte arma da ideologia burguesa. Como explicar a desigualdade social? Para a ideologia burguesa só partindo do princípio de que uns tem mais capacidade que outros. Mas em que condições? Isto a ideologia burguesa não discute.

O filho de um trabalhador tem as mesmas condições de quem nasceu em berço de ouro?
Temos então trajetórias desiguais. 

Qual a chance de descendentes de escravos terem riqueza acumulada?
Por mais que um descendente de escravos se esforce terá mil barreiras para acumular riqueza, dada as condições do modo capitalista de produção. 

Para que o proletariado, vivendo em dificuldade, não se rebele contra a burguesia, é necessário que pense um dia ser burguês. A burguesia sabe disto e não por acaso construiu um estado com complexos aparelhos ideológicos que vão desde a família, escola, igreja, até a massacrante lavagem cerebral promovida pelos meios de comunicação.

Faz milhões pensarem amanhecer milionário jogando na quina quando estatísticos comentam que é mais fácil ser atingido por um raio que ser sorteado.

Esta é a grande jogada da ideologia burguesa. Pega exemplo de um punhado e cria a ilusão que todos podem alcançar o mesmo sucesso. 

Usa a tática da fragmentação. Dividir para dominar. 

Pregar o individualismo é a grande sacada burguesa. Assim a multidão se esforça trabalhando, produzindo mais-valia, enriquecendo uma minoria, sonhando um dia ser milionário. Passa gerações e mais gerações e esta ilusão parece eterna, pegando como exemplo uns poucos que conseguem este objetivo, na realidade bois de piranha para manter a anestesia geral.

Karl Marx, tão atual ainda hoje, já dizia: “a ideologia dominante é a da classe dominante”.

Este é o caldo de cultura que borbulha e faz muitos achar que o mundo é assim mesmo.

Ao contrário da idéia de muitos, é do caldeirão do povo trabalhador empobrecido, vivendo a agonia imposta pelo burguês que o explora que brotará a força para a revolução socialista. 

2 comentários:

// ]]>
  1. "Ao contrário da idéia de muitos, é do caldeirão do povo trabalhador empobrecido, vivendo a agonia imposta pelo burguês que o explora que brotará a força para a revolução socialista". Implanta-se o socialismo para se chegar ao comunismo. É assim?
    Se é assim, desejo acrescentar umas palavras ao verbete "socialismo",encontrado no blog, mantendo-se o futuro do pretérito dos verbos: "Nunca funcionou. Saldo da tentativa: 100 milhões de mortos e milhares de candidatos a engrossar esse número em Cuba e a Coréia do Norte."
    Ao verbete "comunismo" acrescento: "Também conhecido como 'paraíso vermelho' é a nossa terrena falsificação da esperança cristã. Com a falência do socialismo só conseguimos mesmo mandar para o céu cristão 100 milhões de almas. Mesmo falidos ainda temos esperança de ir sempre aumentando esse número com cubanos, coreanos do norte ... Enquanto isso, porque ninguém é de ferro, vamos enchendo nossos bolsos com dinheiro do povo – no caso, o brasileiro – por meio de tapiocas, contratos sem licitações, sede da UNE e outras fontes mais para não cansar o leitor."

    ResponderExcluir
  2. SE VC ACHA O CAPITALISMO UMA MARAVILHA , VA VIVER POR ALGUNS ANOS NA PELE DE UM TRABALHADOR ASSALARIADO.DEPOIS ME CONTA.

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.