domingo, 25 de dezembro de 2011

O papel do partido

A completa desalienação do homem só acontecerá no socialismo. Mas existiria, alguma atividade desalienante no capitalismo? Em Mensagem ao Congresso de fundação da Quarta Internacional, León Trotsky aponta um caminho possível: a militância em um partido revolucionário. Diz que quando "um revolucionário se entrega inteiramente ao partido, encontra-se a si mesmo. Sim, nosso partido toma conta de nós de forma total. Mas nos dá, em troca, a maior felicidade: a consciência de que participamos da construção de um futuro melhor, de que carregamos nos ombros uma partícula do destino da humanidade e de que não teremos vivido em vão". Como o historiador Henrique Canary enfatiza, "para o militante socialista a atividade revolucionária é, entre tantas outras coisas, um encontro com sua natureza perdida, uma luta incansável pela manifestação da bondade humana, uma fonte de enorme felicidade".



Ao ter essa ação consciente, os militantes partidários precisam lutar, ainda na sociedade capitalista, com os olhos bem abertos, para controlar seu próprio destino, que vai contra o destino alienado imposto pela sociedade. Segundo Marx, “a estrutura do processo vital da sociedade, isto é, do processo da produção material, só pode desprender-se de seu véu nebuloso e místico, no dia em que for obra de homens livremente associados, submetida a seu controle consciente e planejado”. É esse controle consciente e planejado que buscamos desde já no partido revolucionário, para libertar o homem do véu nebuloso e místico, isto é, da alienação imposta pela sociedade capitalista.




4 comentários:

// ]]>
  1. Legal o que escrevestes..mas conheço um texto escrito por uma pessoa de um passado bem longinquo que diz: " Ó SENHOR Deus, eu sei que o ser humano não é dono do seu futuro; ninguém pode controlar o que acontece em sua vida" (Profeta Jeremias 10:23) Veja bem Wilson acredito piamente no seu desejo e de outros pensadores como voce que tem verdadeira vontade de mudar a situação em que se encontra a sociedade humana, mas não está no nosso alcance ..esse texto que transcrevi acredito ter origem divina, ele nos assegura isto, que o homen não nasceu para dirigir o seu passo..fomos feito mesmo pra ser dependente do criador e qualquer Partido que se criar; depois quando estiverem no poder se corromperão tanto quanto outros que ja passaram, não se trata de má indole é formação humana. O criador nos criou pra sermos sempre eternas crianças que pra serem bem sucedidas e segura dependem do pai para orientá-las.
    Leio sempre seu blog e vejo em seus posters o desejo sincero de ajudar a melhorar a vida neste planeta, sua busca é que não bem direcionada.
    Quem sabe um dia encontrarás a verdadeira saida para resolver os assuntos não só de sua cidade e nem do seu Estado e País ..mas do mundo inteiro. O instrumento para resolver quer nós aceitemos ou não já foi instalado, ele vai resolver; se faz necessários que busquemos nos capacitar pra termos o privilégio de participar da base da nova sociedade humana. Abraços Profa. Ana

    ResponderExcluir
  2. "A completa desalienação do homem só acontecerá no socialismo." Nem consegui ler o resto da matéria tal o acesso de gargalhadas de que fui acometido! Piada excelente! E aí, lembrei-me da Coréia do Norte: chorei de tanto rir! E quando me lembrei daqueles "alienados" que fogem do paraíso que o socialismo instalou em Cuba e que enfrentam o mar com risco de vida para chegar ao inferno capitalista americano (não vêm para o Brasil, pois o governo petista os manda de volta ao paraíso)? Aí as gargalhadas se tornaram em prantos.
    "A completa desalienação do homem só acontecerá no socialismo." Víboras, quando deixarão de chamar o regime mais sanguinário da história de humano?

    ResponderExcluir
  3. Silas, seu acesso de risadas e facilmente justificado, “bobos da corte” tendem a sorrir ao assim, se você não usasse um perfil falso, tivesse a coragem de se identificar veríamos o porquê é um bobo dessa corte que rir enquanto a burguesia pisa nos trabalhadores.

    Continue seu papel de alegrar os burgueses que eu faço a minha parte.

    ResponderExcluir
  4. Pois é. Sr. W. Leite,
    A sua opinião sobre as minhas gargalhadas - elas continuam!- é menos importante do que a opinião, por exemplo, dos cubanos que fugiram de sua terra natal e que hoje estão nos EUA vivendo dignamente teriam de mim! Pergunte-lhes se eles querem voltar ao paraíso castrista enquanto por lá existir o "socialismo desalienizante" para serem "desalienizados"(gargalhadas!)!
    Quanto à questão da minha identificação: por que a queres? Para me colocares na tua lista dos que irão para o "paredón" quando o "socialismo que desalieniza" for implantado no Brasil? Queres ter o prazer de apertar o gatilho mirando a minha cabeça? Certamente já deves ter lido o Manual do Guerrilheiro Urbano do teu irmão de crenças socialistas, o finado - graças a Deus! - Marighella e só esperas a oportunidade de por em prática os "humanitários" conselhos ali contidos!
    Compenetra-te da verdade: o socialismo é uma canoa furada que mata todos os seus ocupantes! É um leite derramado!

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.