quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SÉRIE ANÁLISE DAS CONTAS DE IMPERATRIZ 2011: RECEITAS

Nesse segundo post continuaremos demonstrando um pouco mais dos resultados da arrecadação do Município de Imperatriz apresentando os percentuais da participação de cada fonte. Sem muita diferença do que havíamos levantado ao analisarmos 2010, Imperatriz ainda é bastante dependente das receitas de transferência da União, isso quer dizer que não temos independência para fornecer políticas públicas aos cidadãos. Tudo o que se garante de forma precária vem de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica - FUNDEB, Fundo de Saúde – FUS e Fundo Nacional de Assistência Social-FNAS cujos recursos são vinculados, ou seja, só poderá ser gasto diretamente com a finalidade de acordo com o fundo, por exemplo, os recursos do FNAS que são recursos para manutenção do programa Bolsa Família.




Apesar da propaganda e dos discursos dos gestores de Imperatriz em relação ao “crescimento” da economia de Imperatriz, segundo eles, graças aos empreendimentos na construção civil e a instalação da fábrica de celulose da Suzano. Percebemos, então, ao analisarmos os dados, principalmente da arrecadação de recursos próprios que ainda há uma grande dependência financeira de receitas cuja União repassa ao município.

Se formos mais a fundo nessa análise os números comprovam que a elevação de edificações, vinda de empresas, instalações de fabricas não está se refletindo na elevação da arrecadação própria, por que será? Antes de responder essa pergunta vamos ver no gráfico seguinte como foi a evolução da arrecadação com receitas próprias do município, destacando ai as principais IPTU, ITBI e ISS que estão relacionadas aos empreendimentos que tanto os gestores se gabam...



No gráfico fica claro que a elevação da arrecadação com recursos próprios não acompanha a empolgação do prefeito Madeira e os “papagaios” de plantão. Fazendo uma comparação entre 2010 e 2011 no mesmo período houve em 2011 um aumento de R$4.069.181,08 na arrecadação.

Percebemos que há um aumento substancial na arrecadação de multas e juros de IPTU e ISS, além de recebimento de valores inscritos em divida ativa de IPTU, demonstrando assim, que o resultado dos quatro milhões apurados se credita à eficiência na cobrança de impostos atrasados.

Respondendo a pergunta do porque o dito crescimento em obras e vinda de fábricas não está se refletindo na elevação da arrecadação própria do município é simples: é uma questão primordial do capitalismo e de governos neoliberais como o do prefeito Madeira/PSDB, o capital (empresas/industrias) busca condições favoráveis para investir, essas condições depende do meio ambiente (solo, água) e da mão de obra, mas acima de tudo é o comprometimento dos governos em facilitar sua vinda através de criações de legislação de isenção fiscal(Lei Complementar nº 003/2010) e ambiental. Todas essas condições foram garantidas, a prefeitura aprovou na câmara uma lei que perdoou dividas e isentou de vários tributos das empresas, inclusive a isenção por 20 anos de tributos para a implantação da fabrica da Suzano. O surgimento de novos empreendimentos nunca gerará mais recursos se governos neoliberais cumprem à risca o manual neoliberal de garantir o lucro dos patrões.


Fonte dos dados: PORTA DA TRANSPARÊNCIA DE IMPERATRIZ

5 comentários:

// ]]>
  1. Camarada Igor Stavisky26 novembro, 2011

    Sr Wilson,a prefeitura da nossa cidade não está nem aí,para receber os seus creditos,junto aos contribuintes do IPTU.A avaliação dos imoveis não chega nem a 20% dos imoveis,e o pior,ainda não são lançados na dívida ativa,e nem cobradas na justiça.Este é o governo esquerdista do Madeira,que está aí para proteger os capitalistas .Depois se diz que é um esquerdistas.TODOS os esquerdistas são mentirosos e covardes.Camarada Igor Stavisky

    ResponderExcluir
  2. Camarada Igor,

    Primeiramente há uma confusão na classificação do governo Madeira quando o usa o termo “esquerdista”, se quiseres dar uma idéia pejorativa dizendo que Madeira é de “esquerda” usou a palavra de forma errada. A definição desse desgoverno é muito simples, é um governo neoliberal de extrema direita. O fato de ele não pôr ou não executar a divida ativa do IPTU dos imóveis da cidade é uma comprovação disso, pois pra ele efetivar isso terá que mexer com seus financiadores, mega-latifundiários urbanos.

    ResponderExcluir
  3. Comissario Ivan Ribicoff27 novembro, 2011

    Sr Wilson,o Madeira pertence a um partido de eaquerda,que é o Psdb.Ou será que o FHc foi aponsentado da Usp por ser de direita.Ou será que o Serra,quando etava na Une em 64, e ficou contra os militares,e fugiu para o Chile de Allende,por ser de direita?E o senador Aloizio Nunes Ferreira que era assaltante de bancos,junto com a Dilma,,ele era de direita?Será que o Covas foi cassado,como deputado,por ser de direita?Tenha a santa paciencia,e sejamos coerentes,camarada Wilson Leite.Não fique com vergonha de teus companheiros.Coragem.Comissario Ivan Ribicoff

    ResponderExcluir
  4. Comissario Ivan Ribicoff,

    Nossa fico deveras chateado em responder para pessoas que usam pseudônimos para publicar comentários, mas melhor expor seus pontos de vistas, mesmo que escondidos, do que não expor. Bom Ivan, não sei se você acredita em conversão, mas a conversão é um processo com provado até pela física. Nas religiões a conversão também é aceita e muitos exemplos comprovando que ladrões se tornam homens honestos e vice-versa, então, dizer que pessoas que defendiam uma ideologia de esquerda não podem se transformar uma de direita durante sua vida é negar que as pessoas podem mudar. Veja Lula, quem diria que se tornaria o braço direito do capital, seu partido se tornaria um partido formado por dirigentes milionários que usa sua militância para se perpetuar no poder enganando-os que ainda defendem a classe trabalhadora.

    Já disse há muitas pessoas, não esperem de mim reconhecimento há pessoas que tiveram um passado ilibado, mais que no presente se tornaram traidores da classe, pois pra mim o passado só serve se no presente quem escreveu essa história ainda permaneça com a mesma coerência.

    ResponderExcluir
  5. Camarada Boris Ribicoffi27 novembro, 2011

    Wilson,falou e disse.Tu fostes completo neste teu comentario.Este tal de Ivan não entende nada de conversão.Eu tenho um vizinho,que ele se converte quase todo dia.Ele Sai pela manhã como um bom cidadão,e lá pelas oito da noite ,ele se converte em um assaltante perigoso e violento.Quando chega em casa as 3 horas da manhã ,em csa,ele se converte de novo,porem com o dinheiro do roubo, e e até pede perdão à Deus.É um exemplo de como as pessoas mudam,graças a Deus.O problema,é que eles não são muito convctos de suas ideologias e atitudes.E tambem tenho outra vizinha,que so trai o marido,quando o mesmo não está por perto,pois quando o emsmo está longe,ela se converte em uma mullher adultera,e pratica atos libidinoso com outros homens,porem antes de chegar em casa,ela se converte na mais pura e santa mulher.São coisas da conversão.
    os politicos tambem são assim, e quando as eleições estão ´perto ,para ganharem mais votos,eles se convertem em esquerdistas, e apos eleitos o deixam de ser.Vou até inventar uma frase aqui agora:Elege-se com a esquerda e governa com a direita.è a supra sumo das conversões que acontecem na terra.Vergonha é bom e ajudaa viver.
    Camarada Boris Ribicoffi,premo do Ivan e Igor

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.