quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

UM COMUNISTA SÓ DEVE SE PRONUNCIAR EM MOMENTOS DE CRISE DO CAPITALISMO?

Durante uma conversa com um estudioso do marxismo, onde discutimos a atual fase da luta de classes no Brasil e no mundo, em especial em nosso país, surgiu esse questionamento: um comunista só deve se pronunciar em momentos de crise do capitalismo?

Durante o dialogo identificamos várias questões que dificultam ainda mais o reconhecimento da classe operária da necessidade de uma transformação social e econômica, a principal delas é o momento em que uma parcela dessa classe operária tende a obter uma ascensão social e a elevação do poder de consumo nunca antes vista durante sua vida. Falar na necessidade de uma mudança econômica durante uma fase de “bonança” no meio da tempestade que é o capitalismo, dizer àqueles que passaram a tomar água de coco depois de um duro dia de trabalho que essa realidade só será duradoura apenas no socialismo é uma tarefa quase que impossível.

Quando vemos um trabalhador que permanece explorado da mesma forma que antes afirmando com toda convicção de que sua vida está melhor e vê os demais de sua classe também se beneficiando, isso era o que eles sempre sonhavam. Ele não está cem por cento errado, se não fosse a falsa certeza dele de que agora pra frente a tendência é só melhorar ainda mais.

Em nossa opinião esses momentos em que o trabalhador passa ter maior poder aquisitivo – ainda muito inferior a pequena parcela dos ricos – é uma oportunidade na qual os comunistas precisam aproveitar, pois é mostrando um exemplo prático que apenas uma sociedade de iguais condições e oportunidades a todos. Demonstrando que nesse sistema há sempre a exploração e a acumulação do capital por poucos é que eles vão entender qual sociedade os comunistas falam. A comprovação científica de que esse período em que há uma elevação do emprego que possibilita mais pessoas comprar e adquirir bens é um período curto, e que o pesadelo da crise do capitalismo recai principalmente para a faixa mais vulnerável a esse sistema – a classe trabalhadora – deixa no subconsciente da classe o reconhecimento de que as afirmações são verdadeiras graças a comprovação prática vivida.

Não se calar e denunciar a qualquer tempo as mazelas promovidas pelo sistema capitalista é um dever dos comunistas na busca da conscientização da classe trabalhadora para mudar sua postura, mesmo que esse processo seja lento, mas é menos prejudicial do que o silêncio.

Nos momentos de crise – que é cíclica – o papel dos comunistas é apresentar as propostas necessárias, que passa pelo fim da propriedade privada e vai até a produção sob controle dos trabalhadores. Nas crises o povo tende a passar fome com índices ainda maiores do que se constata no modo de produção capitalista que impera no mundo de hoje.

Então, não nos calemos!
Texto escrito especialmente para o Jornal Noticias Populares coluna "Opinião de Esquerda" edição de fevereiro/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.