terça-feira, 20 de outubro de 2009

SALIMP: SENTIMENTOS DE FRUSTRAÇÃO E CONTRAVENÇÃO

Ao visitar o SALIMP nesta terça-feira, durante o horário de almoço, conversei com uma das expositoras e ela me falava sobre a frustração (19 mil reais pelo aluguel do stands) – dela e de outros - ao participar do evento, pois acostumada em participar de eventos desse porte em outros estados e o que leva a editora ou o expositor a participar são os incentivos dos governos estadual e municipal ao subsidiar a aquisição de livros pelos seus servidores.

Fui exclusivamente para adquirir os livros com os títulos: “Honoráveis Bandidos” e “O Coronelismo no Maranhão, de Vitório Freire a Sarney”, visitei todos os stands da editores que poderiam ter os livros, mas o que percebia no rosto e na voz dos vendedores era um misto de frustração e de contravenção, por ter perdido a venda e por se tratar de um livro censurado.

O mais incrível de tudo isso é o silencio de escritores (imortais) da academia Imperatrizense de letras de Imperatriz, algum argumento por parte de Agostinho Noleto não espero – pois é um dos que tem uma biografia também não muito plausível, mais os demais não poderiam aceitar tal censura.

Para não sair de lá com as mãos abanando, comprei quatro exemplares para presentear às minhas filhas incentivando-as na leitura. Aproveitarei minha ida à São Luis no dia 07/10 para adquirir um exemplar no lançamento - com noite de autógrafos - que ocorrerá na capital no dia 09/10, isso se não conseguir comprar aqui mesmo em Imperatriz, voltarei a garimpar as editoras que prometeram novos exemplares para quinta-feira.

2 comentários:

// ]]>
  1. olha pois não é o que veo lá não, vc exagera em tudo, é muito pessimista. A feira está sendo um grande evento sim, se estão reclamando é de baiga cheia, domingo que era pra ter pouca gente tav cheio, o estand que vende a coleção da barsa de quase 3 mil reais un s 20 min que eu passei la vendeu 6 cotas.Vamos torcer pra continuar dando gente, vejo muita gente saindo de sacola cheia de livros.voce deveia torcer pra da certo.vc toce pr tudo da eerrado.mesmo discurso radical do pt antigo e so foi pro pode uando abrandou o discurso, vcs nunca chegarao ao poder com tanto pesimismo.aff ainda bem

    ResponderExcluir
  2. Caro Wilson Leite, concordo com você! Fiquei sabendo que o livro do jornalista e escritor Palmério Dória, “Honoráveis Bandidos”, estaria sendo vendido em um certo stand, porém às escondidas.
    No tocante ao silêncio dos nossos escritores, ainda bem que você tem consciência de que o Secretário Especial de Educação do Sul do Maranhão, Sr. Agostinho Noleto, jamais se manifestaria contra essa censura.

    Ademais, este político fracassado, sem luz própria, subserviente, que só aparece na sombra dos sarneys, não sente nenhum constrangimento em aparecer na televisão falando em educação deste governo despreparado e incompetente.

    Bem, talvez ele não lembre ou não queira lembrar da gestão passada (8 anos) desta mesma governadora, quando deixou o nosso pobre estado com 158 municípios sem nível médio de ensino, e conseguiu a façanha de inaugurar apenas 3 colégios, sem falar de outras mazelas. É muito cara de pau!!!

    Manuel L. Parreão Filho. – Imperatr

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.