sábado, 10 de outubro de 2009

EXTRA, EXTRA, EXTRA! CENSURA NO SALIMP

Censura promovida pelo clã Sarney no VII SALIMP – Salão do Livro de Imperatriz de 2009, como o próprio porta voz da oligarquia William Marinho diz em seu blog: Estado apoia Salão do livro de Imperatriz logo não se admitiria o lançamento de um livro que conta a história suja do patriarca do clã sarney, José Sarney, escrito por uma autora de Imperatriz, Zulmira Maria Lopes de Almeida, fruto de uma pesquisa para monografia com o titulo: O CORONELISMO NO MARANHÃO de Vitorino Freire a José Sarney, que estava previsto seu lançamento no SALIMP.

O fato é que qualquer literatura que mostre o lado nefasto dos sarneys produzido sofrerá censura imediata, seja pelas vias legais, seja pelas mesquinharias de articulações tão bem elaboradas como essa que no abrir das cortinas foi vetado seu lançamento, sem a comunicação prévia à escritora.

Adquirir conhecimento através da leitura nunca foi o desejo de quem sempre esteve no poder, principalmente as pesquisas que revelam o lado obscuro de quem está no poder.

Precisamos adquirir está fonte de informação que explica grande parte da situação de pobreza e atraso que se encontra nosso estado, vou pedir pra reservar o meu, mesmo que a censura empeça essa publicação de chegar em minhas mãos, fonte de informação essencial para nos fortalecer na luta de combate a esta praga que assola nosso estado e a política brasileira.

5 comentários:

// ]]>
  1. Verdade? Uma pena.
    Sarney, mostra as unhas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Wilson, o livro estará exposto na stand da Ética. É claro que o lançamento não seria possível, tendo o Governo do Estado como patrocinador do evento, é a lógica do mercado.

    ResponderExcluir
  3. Grande Samuka,

    Acho que você se equivocou no argumentação de "lógica do marcado", pelo contrário o mercado - leitores - têm muito interesse e aquirir tal pesquisa.
    A questão é censura mesmo, Roseana está falarando: "tô pagando!" então a censura foi imposta.

    ResponderExcluir
  4. Wilsão, os leitores que tiverem interesse em adquirir o livro, não depende de feira para tal. Como falei, o livro estará na stand da Ética lá no evento. O fato de não ter lançamento com direito a bolinho e espoca, é pela lógica do mercado mesmo, do "tô pagando!", como vc bem disse. Imagine se a Microsoft tivesse patrocinando um evento de inclusão digital, e eu tivesse uma publicação chamada "Inclusão Digital não se faz com software proprietários", é bem claro seria vetado. Na minha diplomacia etílico de sempre, até me resguardaria, não me interessa colocar nenhum evento em saia justa apenas por caprichos da resignação. Ainda mais quando é algo profissional, voltado ao comércio. Ou você deixaria de prestar serviço da empresa que trabalha para uma Liliani, Mateus, Armazen Nádia, Prefeitura, New Hotel Anapolis, Mirante, Nativa... não sei dizer se o termo é o certo, mas é a "lógica do mercado". Profissionalismo, comércio, eventos coletivos, não pode representar o que somos quanto agente político. O livro, do qual já separei minha cópia, penso em colocar disponível na internet para download, burlando também a "lógica do mercado" para a autora e para a editora.

    ResponderExcluir
  5. é pura censura, isso é uma vergonha

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.