sexta-feira, 8 de maio de 2009

PRECISAMOS CONHECER O MARANHÃO

Nas reuniões de militância do partido no qual faço parte esse assunto é dos mais discutidos, Carlos Lopes que puxou o tema vêm trazendo dados novos que subsidia as discussões entre os militantes tais como:

- Temos uma população de 6 milhões de maranhenses, dos quais as três maiores cidades têm apenas 2 milhões e os outros 4 milhões moram em pequenas cidades de 8 a 40 mil habitantes.

- O PIB (Produto Interno Bruto) em sua maioria é formado pela exportação de minério de ferro, que e extraído no Pará, siderurgia no pólo de Açailândia; beneficiamento de alumínio, trazidos de outros paises - que não querem siderúrgicas em seus territórios; da exportação da soja parte dela produzida em Balsas; de carnes do rebanho de produtores maranhenses; e ainda do comercio e da pequena parcela de beneficiamento de madeira e produção de carvão vegetal. Tudo isso concentrado em poucas cidades.

- Populações isoladas sem nenhuma perspectiva de desenvolvimento econômico, muito menos social são a grande fonte de votos das oligarquias para se manterem no poder.

- Se imperatriz é a “Sibéria” maranhense – como caracteriza o escritor Adalberto Franklin, o maranhão é o “ELO PERDIDO” do Brasil. Graças a essa característica territorial as comunidades e os movimentos sociais e os sindicatos ficam a mercê do clientelismo dos partidos políticos e seus governos.

Muitas outras particularidades sociais, econômicas e políticas precisam ser analisadas para que o PSOL do Maranhão apresente propostas coerentes com o objetivo de dar autonomia aos trabalhadores e políticas públicas que garantam saúde, educação, habitação, infraestrutura a todos os 217 municípios que formam nosso Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.