quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO É IGUAL AO AUMENTO DAS CONTRADIÇÕES

Não faltam exemplos de que os processos de industrialização, que dão uma dinâmica econômica mais latente a uma cidade – se esse não for afetado por nenhuma crise - por exemplo, não é garantia que os trabalhadores dessa cidade participarão da “prosperidade” observada pelos investidores. Só para citar alguns mais recentes olhem para a cidade de Estreito hoje, após a dinâmica que o município passava durante a construção da Usina Hidroelétrica Estreito, vamos então sair do nosso quintal: estive na pequena e pacata cidade de Xambioá às margens do Rio Araguaia, onde há 4 anos foi instalada uma das unidades da Votorantim – indústria de cimento -, pode passar desapercebido contraste da estrutura da cidade e o número de veículos (carretas bi trens) que entram e saem da cidade carregados com o produto, extraído numa jazida no município e beneficiada na indústria.

Esses dois exemplos concretizados de desigualdade entre industrialização e elevação do padrão de vida de uma cidade pelo fato da implantação de um grande empreendimento propagada pela burguesia que lucra e, que já criticamos inúmeras vezes, servem para reforçar nossa posição anticapitalista e, que infelizmente muitos outros exemplos vêm em desenvolvimento em nosso Estado como: fábrica da Suzano (imperatriz), refinaria Preminum (Bacabeira), termo elétrica (Santo Antônio dos Lopes) entre outras. Ao invés da prosperidade propagada aos trabalhadores vem a dura realidade da exploração acelerada de uma classe sobre a outra, uma fórmula que dá certo para a classe dominante.

Querem ter uma referência incontestável do “progresso” de Imperatriz atribuído à gestão tucana nesses últimos quatro anos? Pois não busquem qualidade no atendimento de saúde, na educação ou mesmo na infraestrutura da cidade. A referência correta está no aumento patrimonial de seus secretários e/ou de forma direta ou indireta do patrimônio das empresas fornecedoras de produtos e/ou serviços à gestão municipal, muitas dessas são direta ou indiretamente ligadas aos mesmos secretários ou mascaradas através do conhecido “laranja”. Assim, mais uma vez temos os exemplos necessários para justificar o que sempre afirmamos: a riqueza produzida no capitalismo ficará sempre concentrada nas mãos da burguesia que detém os meios de produção e o poder político para por em prática suas políticas de expropriação da mais-valia produzida pela classe trabalhadora.

O “sucesso” da aplicação das políticas neoliberais e da continuidade do domínio sobre a grande maioria deve ser reconhecido por nós, mas diferentemente dos oportunistas, reformistas e conciliadores de classe, precisamos continuar combatendo com todas as armas às quais temos alcance, a fim de tirar dos trabalhadores as falsas ilusões de que eles compartilharam dos frutos de uma economia que na sua gênese é concentradora, e assim como os parasitas dos animais que se alimentam do sangue, a burguesia se alimentam da força de trabalho através do modo de produção capitalista.


4 comentários:

// ]]>
  1. Eu sou teu adversario25 janeiro, 2013

    Wilson concordo com voce em parte.Te proponho orgarnizarmos uma instituição legal,com CNPJ e tudo que a lei exige.O objetivo será sairmos por ai,destruindo e explodindo tudo,desde a fabrica da Suzano,a cimenteira em Xambioá,o polo guzeiro do Pequiá,e outras industrias maléficas, que só servem para gerar lucros para os donos, e empregos parapara esta plebe rude e analfabeta,e que nem votar sabe.
    Quanto a refinaria premium,não precisa se preocupar,pois esta é só conversa para maranhense dormir,pois NUNCA saira do projeto,isto se existir projeto.
    Temos que atender ao teu ídolo Marx,quando sugere que nenhum ser humano será submetido a ser EMPREGADO de quaquer outro ser humano,capitalista ou ou mentiroso como voçes socialistas e comunistas do Brasil fazem.Vá na frente,que já já eu chego.Eu sou teu adversario

    ResponderExcluir
  2. Há uma grande diferença do que os comunistas propõem e o que os capitalistas interpretam que propomos, claro, numa perspectiva de distorcer nossos posicionamento para de forma terrorista tentar passar àqueles que acham que terão alguma chance no capitalismo alienados por uma ilusão pequeno-burguesa. Você mesmo sabe disso, o modo de produção socialista não prega a destruição das fábricas, a produção de matérias primas para construção de habitações, nem tampouco qualquer comunista lúcido, sairá da forma que você exemplificou ponde em prática o que você diz ser o socialismo. Você sabe que uma sociedade socialista tem por objetivo pôr os meios de produção nas mãos dos trabalhadores, pondo fim à propriedade privada desses meios de produção, assim nenhum homem será escravo de outro, mas todos terão que trabalhar; trabalhar para garantir que todos tenham pão, teto, saúde, educação, lazer, infraestrutura etc, etc e o mais importante tempo para absorver conhecimento, coisa que no capitalismo não há essa possibilidade.
    Pra finalizar, acho bom você guardar pra si, seus atributos anatômicos, assim você acaba saindo do anonimato que tanto lhe dar a segurança para defender tantas asneiras.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou teu adversario25 janeiro, 2013

    Não adianta querer ficar bonzinho,pois voce não verá e nem tocará na minha bolsa escrotal.Sé mulheres cientistas de 18 a 22 anos ade idade,e com interesse cientifico,para estudos superiores.Caro Wilson desista,e se console com os teus devaneios noturnos.Eu sou teu adversario

    ResponderExcluir
  4. Espião do Bairro da Caema.25 janeiro, 2013

    Essa discurção vai acabar em FODA.

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.