O candidato Wilson Leite (PSTU), planeja a execução de vários projetos caso venha a ser eleito prefeito de Imperatriz no dia 7 de outubro. O anunciou partiu dele mesmo nesta segunda-feira (24) durante participação da série de entrevistas que está sendo feita pelo JMTV 1º edição, da TV Mirante desde a semana passada.
O candidato começou falando de arrecadação de impostos, oportunidade em que também fez críticas a atual gestão pela política de isenção para empresas seguindo o exemplo do Governo Federal que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Segundo ele, é preciso acabar com essa prática e cumprir a lei tributária municipal.
Sobre a qualificação profissional o candidato disse que o PSTU pretende promover a qualificação da mão-de-obra nos bairros da periferia da cidade e criticou as obras do gestor atual a poucos meses da eleição.
Wilson Leite também apresentou uma proposta inusitada: Disse que pretende, se eleito, reduzir à metade o número de secretarias municipais e os cargos comissionados porque, na maioria dos casos, os dois servem para “cabide de empregos”. No lugar das secretariam entrariam os conselhos populares e instituições da sociedade civil organizada.
Na saúde e educação ele quer reduzir drasticamente a ”privatização” gerada pelo aluguel de prédios e equipamentos que abre caminho para licitações superfaturadas e direcionadas aos fornecedores que apóiam a candidatura do prefeito a reeleição.
O candidato disse que pretende criar redes de creches e de berçários para atender as mãos que precisam trabalhar. Na infraestrutura a proposta é que a prefeitura mesmo faça obras como reformas de praças, pequenos postos de saúde com trabalhadores captados nos bairros para evitar vícios, superfaturamento e direcionamento de licitações.
Ele lembrou que o aluguel de prédios para escolas municipais foi citado por todos os candidatos a prefeito até agora, mas foi um assunto levantado por ele em 2008. “Agora nenhum deles tem a coragem de dizer de onde vem o dinheiro para construir escolas e áreas de educação. Nós temos”, desafiou sem dar detalhes.
Para desafogar o trânsito, segundo ele, não basta reengenharia. A proposta é investir do transporte coletivo urbano que daria isenção a aposentados, estudantes e desempregados. A prefeitura subsidiaria a passagem dos trabalhadores que iriam em busca de emprego. Sobre as áreas de lazer para a juventude, Wilson Leite falou na criação de espaços de convivência nos bairros.
O candidato do PSTU disse ainda que é possível aproveitar o bom momento econômico para arrecadar e voltou a alfinetar o atual governo: “ Estou com um pressentimento muito ruim: estamos perdendo um período de tempo de evolução na nossa economia e não está havendo a contrapartida dos empresários. Então passado esse processo, o crescimento e investimento ele vai cessar”, disse Wilson Leite sobre a isenção de impostos ao empreendimentos que estão chegando. O entrevistado desta terça-feira é o candidato Sebastião Madeira, do PSDB.
P.S.: O jornalista não citou nosso protesto em não podermos participar do debate que será promovido pela Mirante no dia 04/10. Antes do inicio da entrevista colocamos um adesivo que tinha o seguinte: "OPERÁRIO VETADO NO DEBATE", que permaneceu do inicio ao fim.
Francisco da Silva,Quero retificar a previsão que faço sobre a tua votação.Consultando eleitores, e vendo a tua campanha,acho que não ultrapassará os 187 votos,talvez chegará aos 188 votos.Eu sou teu adversario.
ResponderExcluirWilson.este EU SOU TEU ADVERSARIO ,está e querendo te enganar,pois ele é muito mais sabido que voçe.Voçe não se elegerá a prefeito,mas voçe tera muito mais que os 188 avotos qqq.Pode ficar tarnquilo,pois voçe terá 600 votos.Arquinaldo Teixeira
ResponderExcluir