segunda-feira, 22 de agosto de 2011

COMO EXPLICAR O “BOOM” DE IMPERATRIZ?

Isso não é tão difícil assim. O Brasil devido há vários anos de sucateamento em infra-instrutora e, ainda não sofre mais diretamente os feitos da crise mundial, com a manutenção do investimento do capital internacional “graças” a velha fórmula de garantir aos investidores juros não visto em nenhuma outra parte do planeta. Somando-se a isso a aplicação do receituário do FMI alcançando a cada mês mais superávit primário fruto do arrocho salarial dos servidores públicos e cada vez mais fechando o cerco sobre os aposentados e os trabalhadores assalariados.

Imperatriz faz parte de um contexto macroeconômico, com as mesmas características nacionais, e o que vemos em alguns setores da economia é um fôlego passado tantos anos de uma estagnação do desenvolvimento de forças produtivas.

A fórmula abaixo demonstra com o capital se reproduz nessas condições, os capitalistas conseguem o capital, muitas das vezes em bancos públicos com juros “subsidiados”, esses capitalistas implantam suas fábricas(industrias) e no processo de produção de mercadoria vai extraindo a mais-valia(riqueza) produzida pelos trabalhadores dessas fábricas. E assim o ciclo recomeça uma espiral, quase que infinita.






A espiral só não é infinita porque o capitalismo tem uma falha natural. Em vários momentos esse sistema se depara em crises, que a cada dia, que o período temporal se torna mais curto e com uma intensidade cada vez maior. Muitos meios de comunicação falam e recessão, para esclarecer o que seria isso basta saber que na prática é uma superprodução de mercadorias e um baixo consumo tornando essa espiral cada vez mais lenta, e, isso não é bom, pois os capitalistas só ficarão mais ricos se essa produção resultante do dinheiro investido que resultou nas mercadorias graças ao trabalho excedente do homem resulte na mais-valia expropriada do trabalhador pelo patrão, produzindo assim, cada vez mais lucro.





A fórmula acima, D-M-D’, é uma das contribuições mais importantes deixada por Karl Marx aos comunistas, pois ela desvenda com exatidão o nível de exploração do homem pelo homem-capitalista, incumbindo a nós, homens conscientes da barbárie na qual o capitalismo nos leva, a permanente tarefa de combate mostrando aos trabalhadores a necessidade de uma revolução no regime de produção, o Socialismo.

4 comentários:

// ]]>
  1. Espirito de Eutimio Guerra22 agosto, 2011

    Wilson,voçe está certo.Não posso discordar de coçes comunistas.Mas acho que falta coerencia nas suas atitudes.Quase todos os comunistas exploram algum ser humano,como as empregadas domésticas.Quase todos os comunistas possuem pelo menos a casa de moradia, o que está errado em possuir propriedades.Toda propriedade deverá ser do Estado ,e não de particulares.Quase todos os comunistas gostam de receber um jurinho dos bancos que são clientes, e lutam por uma taxa maior.O salario que voçes comunistas pagam aos seus funcionarios domesticos é ínfimo em relação as necessidaes das pobres pessoas.Tem comunistas que são sócios de algumas empresas particulares e de sociedade limitada.O que te falta é COERENCIA.É muito fácil se dizer socialista ou comunista,e levar a vida de capitalista e consumista.Eu conheço seu estilo de vida.As coisas começam é dentro de nossas casas.O prefeito Jomar,seu companheiro de lutas passou pela prefeitura, e além de não fazer nada,ainda prejudicou muito mais os pobres,que os ricos.No aspecto moral,a sua ideologia já matou em 80 anos de existencia mais de 125 milhoes de pessoas,das mais diversas formas.Eu fui vítima do seu ídolo che guevara,quando eu lutei junto dele e do fidel,na serra maestra,Cuba,para tirarmos o ditador Fulgencio Batista.Ele não matou o Batista,mas matou-me com um tiro de revolver,por trás,na nuca,e ¨julgou¨e executou mais de 150 mil pessoas em Cuba.Quero que continue comunista,mas que pratique o seus ideais.Desculpe-me se por alguma palavra de magoei,mas te peço COERENCIA SEMPRE.Espirito de Eutimio Guerra.,

    ResponderExcluir
  2. Sr. "Espirito de Eutimio Guerra".
    Me desculpe por não saber responder uma "esperito". Não tenho a capacidade de incorporção para batermos um papo direto. Agora, se você se identificar podemos sim refutar todos os seus débeis argumentos que só reflete uma alienação total é comum que pequenos-burgueses achem que o comunismo pregue a miséria, como se o capitalismo trouxesse rica para muitos.

    Por fim, acho interessante que a blogosfera tenha feito uma conexão com o além... A cada dia me surpreendo com a tecnologia que se coloca a serviço da comunicação.

    Saudações Socialistas ao mundo espiritual.

    ResponderExcluir
  3. Eutimio Guerra23 agosto, 2011

    Wilson,se quiser bater um papo comigo,existe pessoas especializadas,inclusive companheiros teus,que podem te despachar para onde estou.Aí no seu plano,ainda tem o ze dirceu,o franklin martins,a dilma,o aluizio nunes ferreira,o ze genoino,e muitos outros.Aí em Imperatriz tem alguns de teus companheiros que que podem fazer isto ,sem cobrar e sem dor.Coisas de companheirismo.Estou ansioso para o nosso encontro.Terei muito prazer em recebe-lo,e vou te apresentar muitos companheiros de voçe.Venha com roupa leve,pois aqui é muito,mas muito quente.Abraços Eutimio Guerra.

    ResponderExcluir
  4. D-M-D' explica tudo neste mundo.

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.