domingo, 21 de agosto de 2011

DENÚNCIA*: CAPS APENAS NO NOME, INCOMPETENCIA NEPOTISTA

No final do ano de 2010, foi aberto o edital do "Consultório de Rua", logo em seguida foi formada uma equipe de três pessoas do CAPS/AD Girassol para fazerem o projeto a ser enviado a Ministério de Saúde.


O projeto foi feito e enviado ao MS., sendo o mesmo aprovado e depositado o valor de 150.000,00 na conta da prefeitura Municipal de Imperatriz – MA desde o início do ano de 2011.
Até mês de Julho/2011 não houve nenhum interesse por parte da secretária de saúde em colocar em prática o projeto já aprovado pelo MS e financiado pelo mesmo.


O MS deu o prazo final até o dia 07/07 para a execução do projeto, caso contrário a verba seria estornada.


Faltando 27 dias para perdermos a verba, fomos uma comissão ao aeroporto recepcionar o prefeito Sebastião Madeira e por a par que estava ocorrendo e o mesmo não tinha conhecimento do projeto e da verba, confirmado no ato pela secretária.


O próprio prefeito agilizou para que o projeto saísse do papel e dando carta branca a direção para execução.


O mais grave nesta história é que a Secretária de Saúde Dra. Conceição exonerou a Dra. Gizele em represália por ter a mesma juntamente com uma comissão ter procurado o prefeito e relatar o que estava acontecendo.


O atendimento atualmente no CAPS/AD está completamente comprometido pelo descaso que a Secretaria de Saúde vem dispensando a esta entidade.


Já estamos com várias semanas sem alimentação o que ocorreu por diversas vezes na administração do Prefeito Madeira, o que torna inviável um atendimento dos usuários que fazem tratamento para recuperação de dependência química.


Há várias semanas que a vã não tem circulado por falta de combustível pelo motivo que a prefeitura não paga o fornecedor.


Desde o dia que a atual administração tomou posse jamais recebemos matérias para as oficinas de arte terapia, inviabilizando os grupos, por diversas vezes eu comprei material com meu dinheiro porque não há presença da administração municipal.


No caso de alimentação vários funcionários quando não trouxeram de casa alimentação para os usuários, fizeram vaquinhas para comprar e os próprios usuários já fizeram vaquinhas para comprar e trouxeram de casa.


Estamos com dois meses de salários atrasados e cinco meses de gratificação atrasada.
Os funcionários jamais se manifestaram em protesto sobre o descaso da Secretaria de Saúde por medo de represália, nisto a Secretaria de Saúde é ótima.


Contudo cabe lembrar que toda essa situação não for resolvida, o funcionamento do CAPS/AD um sério risco de não mais existir.


Hoje a saúde menta de Imperatriz – MA é um caos total, devendo ser por incompetência e ausência da secretaria municipal de saúde.


O funcionamento do CAPS/AD está comprometido não é devido à administração anterior ou atual desta instituição, toda e qualquer responsabilidade do entrave e aniquilamento do AD, deve-se a má ou a incompetência dos responsáveis da saúde sediada na SMS.


Seria de interesse da competência e dos que usam o serviço de saúde mental se, os vereadores deixassem de serem bajuladores e cumprissem seu papel de fiscalização e abrissem uma CPI para analisar de forma independente o que realmente está acontecendo na saúde mental, até o porque esta situação veio a existir graças a posse da nova administração municipal atual.


A câmara municipal de Imperatriz é co-responsável por fazerem vistas grossas a esta situação e verem apenas asfalto como se fosse a solução de Imperatriz.


Fica apenas um questionamento: Sendo apenas CAPS/AD a Secretaria de Saúde tem mostrado incompetência para gerir, quando o mesmo passar a ser CAPS III, como ficará a situação?


*Denúncia recebida em nosso email e publicada sem alteração.

2 comentários:

// ]]>
  1. GOSTARIA DE DIZER QUE NÃO É SO OS CAPS QUE ESTÃO COM PROBLEMAS NÃO, TODA A SAÚDE ESTA DESESTRUTURADA NESTA GESTÃO DO MADEIRA,VOCÊ SABIA QUE A MAIS DE MES OS CARROS ESTÃO PARADOS NO PATIO DA SECRETARIA POR NÃO TER COMBUSTIVEL PARA RODAR? PREJUDICANDO O ANDAMENTO DOS PROGRAMAS,JÁ TÃO FRAGILIZADOS,AS GRATIFICAÇÕES DOS SERVIDORES DA SAÚDE COM 5 MESES DE ATRASOS, FALTAMEDICAMENTOS,MEDICOS, EXAMES,E ELES CUPAM OS OUTROS MUNICIPIOS AO INVÉS DE ARREGAÇAREM AS MANGAS E TRABALHAREM,O QUE ELES NÃO VEE E QUE ELES ESTÃO SUGANDO O SANGUE DO SUS COM SEUS BABAOVOS, IMAGINE QUE NO POSTO DE SA´DE DA NOVA IMPERATRIZ TEM UMA FUCIONARIA CONTRATADA QUE É IRMA DA FILOMENA, AQUELA QUE É SECRETÁRIA DO PREFEITO,COMOSE NÃO BASTASSE O CONTRATO A MESMA TEM UMA DOBRA NOLUGAR DA FILHA DA TEREZINHA QUE MORREU,TA ACHANDO POUCO AGORA COLOCOU MAIS UMA DIRETORA PORQUE SÓ UMA NÃO ERA SUFICIENTE,MANDOU A ALELUIA PARA ASEDIAR E MALTRATAR TRABALHADORES E USUARIOS, A IRMÃ DA FILOMENA FAZ O PAPEL DE VIGIA OU SEJA OLHEIRA DA SECRETARIA E DO PREFEITO QUE VALORIZAM MUITO O FUXICO,NUNCA VI UM GOVERNO MAIS CORRUPTO, DESASTROSO, PESSEGUIDOR,SEM OBRAS E PRINCIPALMENTE INCOMPETENTE, MAIS 2012 ESTA CHEGANDO PARA TODA ESSA COJA ARRUMAREM SUAS MALAS.

    ResponderExcluir
  2. AMIGO WILSON, ESTAREI NOVAMENTE TE ENVIANDO UMA DENÚNCIA E NÃO É MAIS PARA ME MANTER NO ANONIMATO. FELICIDADES.

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.