segunda-feira, 22 de março de 2010

PSOL RATIFICA SAULO ARCANGELI PARA GOVERNADOR

O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL confirmou o sindicalista Saulo Arcangeli como candidato do partido para o Governo do Maranhão. A decisão foi tomada ao final da III Conferência Estadual Eleitoral do partido, ocorrida no último final de semana, em São Luis. A militância também aprovou o professor Cleumir Leal, de Imperatriz, para integrar a chapa como vice-Governador, contemplando a região tocantina.

Saulo Arcangeli já havia sido indicado em dezembro como o pré-candidato majoritário para o Governo do Maranhão desde dezembro, durante o Encontro Estadual do partido. A definição do fim de semana foi realizada por integrar o processo para a escolha do candidato do partido à Presidência da República, nos dias 10 e 11 de abril de 2010, no Rio de Janeiro. No caso do Maranhão, a representação eleita será de apoio a Plínio Arruda Presidente.

Saulo é professor da UEMA, funcionário do Ministério Público e militante do movimento sindical, atuando na coordenação Nacional de Lutas – Conlutas e da Federação Nacional dos Trabalhadores no Judiciário Federal – Fenajufe. A escolha de Saulo para encabeçar a disputa do PSOL em 2010 representa a inclinação do PSOL em construir uma campanha de diálogo e de envolvimento das categorias da classe trabalhadora no Maranhão e no Brasil.

A base programática do governo do PSOL será elaborada a partir de um conjunto de ações no Estado, através de seminários, encontros com lideranças de base e reuniões nos mais diferentes municípios. O pontapé em São Luis será no próximo dia 17 de abril, com a realização de plenárias simultâneas na capital e no interior do Estado.

O PSOL vai proporcionar uma frente alternativa, em que o projeto socialista para o Maranhão sirva como contraponto à falsa polarização da mídia com o grupo Sarney e os aliados do bloco Jackson e Zé Reinaldo. Esclarecerá o significado com as vantagens e desvantagens dos supostos empreendimentos tão anunciados nos últimos anos no Maranhão. O programa partidário do PSOL apresentará propostas que diferem das promessas corriqueiras que os partidos de direita tanto ecoam nos espaços da propaganda.

----------------------------------------

CHAPA DO PSOL-MA PARA 2010

GOVERNADOR: Saulo Arcangeli (São Luis) Vice: Cleumir Leal (Imperatriz)


Senadores: Paulo Rios (São Luis) e Margarida Nunes (Imperatriz)


----------------------------------------
CONTATOS:

Rogério Costa (98) 88871354 ou 81631985

E-mail: presidência.psolma@gmail.com

Site: http://www.psolma.org.br/

Por: Secretaria de Comunicação do PSOL-MA

8 comentários:

// ]]>
  1. Ronnald Kelps22 março, 2010

    E vamos a luta camaradas!!!

    ResponderExcluir
  2. Mas ha uma outra nota dizendo que parte do Partido não apoiou e inclusive não reconhece a definição da plenaria de domingo. e informações me dizem que 7 delegados apenas haviam nesta reuniãozinha. isto é uma vergonha.

    Vladimir

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu num coconcordo acho que o PSOL tem nomes melhores. ai ficamos com o PSTU. vcs nos deram esta opção

    ResponderExcluir
  4. Vladimir,

    A outra nota parte de um grupo que nunca participa das decisões do partido, usando do boicote como principal forma de aparecer, inclusive roubando documentos da mesa no memento da plenária. Com relação ao número de delegados o maranhão só conseguiu habilitar 10, desses 7 como você bem afirma estavam presentes, agora pergunto onde estavam os outros 3? Foram à plenária para dizer que estavam se retirando achando que isso impediria o processo, coisa que não acontece basta ler o artigo 6 do aditivo.
    Você falar que é uma reunião reuniãozinha como se o PSOL pelo Brasil afora conseguíssemos encher estádios, aliás quantos vocês conseguiram buscar e casa - se é que houve mesmo - para votar no seu candidato que rasga o programa do PSOL? Isso sim é uma vergonha para quem diz ser de um partido socialista.

    ResponderExcluir
  5. Sr. Anônimo,

    Não concorda com o quê? quais os nomes melhores? Sim o PSTU também tem seus valores, chateado eu ficaria se passasse dar o voto ao PSDB, PDT, PCdoB e outros partidos pelegos.

    ResponderExcluir
  6. Feita de forma extremamente arbitrária. Este poderia ser o resumo da conferência eleitoral do PSOL no Maranhão. Devido à total falta de dialogo por parte da executiva estadual do partido, várias plenárias municipais foram canceladas. Isso invalida a participação de um maior numero de delegados e conseqüentemente deslegitima as candidaturas colocadas atualmente. O PSOL desde que foi criado no Maranhão angustía miseráveis prospectos eleitorais, sem menor chance de interferir na conjuntura política no Estado. Infelizmente esse quadro é culpa dos atuais dirigentes do partido e temos como prova essa conferencia eleitoral supostamente realizada neste ultimo domingo, que na verdade foi feita por um grupo que rejeita qualquer proposta que não contemple suas “linhas ideológicas”.

    Como prova disso, temos a absurda medida proposta por este mesmos, que versa sobre uma espécie de recadastramento de filiados, que na pratica se constitui em uma “ limpeza ideológica” no partido. Ou seja o filiado terá que ser mostrar obrigatoriamente “militante” para estar filiado. É mole?

    Mas voltando a conferencia: Eles cancelaram de forma aberrante a participação dos outros grupos e propostas de candidatura, alegando até mesmo o atraso de meia-hora de dois filiados de Paço do Lumiar para invalidá-la. O Triste dessa historia toda é que se já tinham poucos delegados na conferência, com os cancelamentos tiveram que amargar ver o Maranhão de fora da Conferência Eleitoral Nacional, já que não obtiveram quorum necessário para se quer eleger um delegado. Uma vergonha. Vale lembrar que 40% dos delegados a estadual foram sumariamente cassados.

    Isso não parece ser problema para quem tem posições sectárias e vanguardistas. No entanto as praticas demonstram a contradição. No blog de Decio Sá, principal porta voz do sarneysmo no Maranhão vemos uma nota extremamente positiva sobre a conferência. Clickem para ler abaixo:
    http://colunas.imirante.com/decio/2010/03/21/psol-lanca-sindicalista-ao-palacio-dos-leoes/#comments
    Achei no mínimo curioso a escolha da sindicalista Margarida Chaves para o senado. Seria um nome excelente, pois é uma pessoa honesta e coerente. No entanto Margarida nunca esteve presente em nenhum dos debates nestes últimos dois anos. Sendo inclusive questionada internamente por ter apoiado uma candidatura do PT nas eleições passadas a vereador.

    O grupo dos independentes e delegados das plenárias municipais de Açailândia, Paço do Lumiar e Pindaré-Mirim, já solicitaram o acompanhamento da Executiva Nacional, bem como enviaram recurso para as instancias superiores do PSOL. Em breve novas informações.

    ResponderExcluir
  7. O Nobre militante da “luta real” do PSOL Carlos Leen,
    Apesar de representar o grupo chamado independentes alternativos não tem legitimidade alguma de questionar as decisões - em maioria- em reuniões abertas, cujo ele não participou e quando da oportunidade de debater seus pensamentos fugiu mais uma vez do debate, quando da realização da III Conferência Eleitoral do PSOL do Maranhão realizado em 21 passado.

    Felizmente somos de um partido de esquerda, isso não quer dizer que já não tenhamos pessoas com pensamentos direitistas em nossos quadros, basta comparar o crescimento exponencial do número de filiados de Paço do Lumiar, que não tem nem um ano de reconhecido já ultrapassa a capital São Luis e Imperatriz - duas cidades que fizeram parte dos primeiros diretórios municipais - usam do subterfúgio de arregimentar um curral eleitoral para simplesmente ganhar disputas internas, por isso o tal medo em recadastramento.

    Tanto é prova de que não faremos um “limpa ideológico”, ou o critério é de militância - bem que queríamos ver da parte do dito grupo independentes alternativos – o exemplo disso foi o chamado do partido à filiada Margarida, que tem a capacidade de ser indicada e surgir com um nome para a disputa eleitoral mesmo sem assiduidade que eles dizem que exigimos.

    Mas, roupa suja se lava em casa, claro que esperamos que eles viessem para o debate sobre seus reais interesses em estarem no PSOL e não façam o jogo sujo como vem ocorrendo no Maranhão por ditos representantes de correntes que dizem apoiar um candidato mais que na verdade comungam com os pensamentos de outros e fazem a campanha de forma sorrateira e desonesta.

    ResponderExcluir
  8. Olá companheiros!!!
    tudo bem?
    Gostaria de saber como anda o PSOL na cidade de Bacabal?
    Obs: O Saulo estudou no colégio Santa Teresa?Se sim ,acho que estudamos juntos.

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.