sábado, 14 de dezembro de 2013

DEBATE IDEOLÓGICO: COMUNISTA X CAPITALISTA

Hoje fui surpreendido com uma provocação feita pelo Pr. Josué Paulino, acho que a surpresa foi mais pra ele do que pra mim, pois costumo fazer o embate de retoricas ideologicas (em todos os ambientes) onde me provocam, até mais do que a maioria que se diz "nulo" ou se declara capitalista, mesmo sem ser detentor de modo de produção, sendo então apenas um mero pequeno-burgues.

Mas vamos à transcrição ipsis litteris do debate e o que provocou ele:


 
Torcida do Śląsk Wrocław da Polônia. (ANTICOMUNISMO)
Fonte: "Portal Direita já"


Wilson Leite: PrJosué Paulino o argumento correto seria: quem se dá bem na exploração de outros homens através do capitalismo nunca que voltará a querer uma sociedade que busque a igualdade. "Neutro é quem já se decidiu pelo mais forte." Max Weber

PrJosué Paulino: Rsss, Interessante, as pessoas ainda sonham com o que nunca funcionou e nunca deu prova de positividade humana. Rosa Luxemburgo já dizia: “É preciso auto-disciplina interior, maturidade intelectual, seriedade moral, senso de dignidade e de responsabilidade, todo um renascimento interior do proletário. Com homens preguiçosos, levianos, egoístas, irrefletidos e indiferentes não se pode realizar o socialismo”. Ou seja talvez até daria certo em uma outra dispensarão..Rsssss.

Colega, o mundo já amadureceu o suficiente para entender que o socialismo é filosofia do fracasso, a crença na ignorância,a pregação da inveja e o seu defeito inerente é a distribuição da miséria a todos, ou seja igualdade da desgraça.Mas pensando bem, concordo com Dougglas S. Brauner sobre o seu discurso sobre o a realidade sociológica do mundo: “(Este mundo nunca estará pronto para o verdadeiro socialismo ou capitalismo, é da natureza humana ser individualista e social ao mesmo tempo. Ninguém quer igualdade, o que todos querem são vantagens, mas ocultam isto com uma mascara de solidariedade e justiça dizendo que desejam um mundo aonde todos sejam iguais, quando na verdade ele quer um mundo aonde todos esteja afundados no mesmo rio de lama que ele, e trocaria esta igualdade que ele "defende" apenas para poder estar "acima" de todos”.Rssss. O escritor brasileiro José Saramago tem sido consolo para os socialistas e comunistas desta terra, ao afirmar que: “Duvido que nos tempos mais próximos as idéia socialistas tenham qualquer oportunidade.

Wilson Leite: Seu arcabouço teórico reforça o que eu observei em seus posts, citar a camarada Rosa Luxemburgo, concordo plenamente com ela, e por que as tentativas socialistas falharam? Justamente porque os homens estavam – estão - sob uma revolução tecnológica e econômica promovida pelo capitalismo e suas doutrinas, logo, nunca que teríamos um homem ideal como ela coloca. Mas é ai que os comunistas se diferenciam dos capitalistas, eles não aceitam as imposições, buscam sempre a superação da exploração e a construção de um “novo homem”.

Justificar a manutenção do mundo de barbárie do capitalismo dizendo que o homem é ganancioso e individualista é abstraí-lo da realidade, os homens são não o que querem, mas são o que os impõem. 
Esse velho argumento, sempre usado contra os comunistas, será que ao defendermos o fim da exploração e a garantia que todos tenham uma vida plena é distribuindo miséria, e o capitalismo distribui o que mesmo? Não olhemos para nossos umbigos – que nesse momento pode estar estufado com a barriga cheia – mas para a miséria espalhadas por todo o globo. São os comunistas que promovem isso? Não, pois não há comunismo, não pode haver comunismo em um único país, o modo de produção que é hegemônico é o capitalismo, ou seja, a apropriação da mais-valia por poucos que detém os modos de produção.

PrJosué Paulino: Puxa!!! o capitalismo é tão desgraça assim que proporcionou a rendição, a incapacidade, irresponsabilidade, a incompetência do socialismo em todos os países onde governou? Afinal onde estar a fraqueza de idéias? Pq. Não deu certo em nem um lugar onde foi implantado? A aquém então é atribuída essa incompetência? Mas o judeu costuma dizer que o médico não cura cegueira da mente.

Wilson Leite: Não tem nada de rendição, foi pela força mesmo, e ai não é uma calúnia. Ou derrubaram o moro de Berlim usando flores? Antes disso a guerra fria, com ameaças de bombardeio e construção de bombas de destruição em massa, testadas em outros locais como Hiroshima e Nagasaki. Sei que é difícil entender, mas nunca houve comunismo, no máximo experiências que na disputas de qual modo de produção seria o vencedor o capitalismo comprou até mesmo os que diziam defender a proposta socialista.

Postado por Pr. Josué Paulino em seu face
Wilson Leite: Que pena, tantos estudam, mas não sabem diferenciar os discursos das práticas. Considerar governos que há décadas deixam a proposta socialista de lado - apesar de manter a sigla – para assumirem o papel de gerenciar o capital, um governo capitalista de Estado. Mas entendo, a escola é um local de replicação da ideologia dominante não será por lá que encontraremos saídas.

PrJosué Paulino: Quase todo socialista pensa assim, inibe o conhecimento amplo e usa a força.

Wilson Leite: Creio que a grande sacada da ideologia neoliberal e do capitalismo é o uso da “força” da alienação, ela impõem desde o nascimento até a morte o individuo uma vida de trabalhos (físicos e/ou intelectuais) para a sua reprodução. E suas superestruturas garantem a manutenção dessa alienação, aí vem o individualismo, o capitalismo precisa de pessoas para gerir essas superestruturas, ou seja, poucos são os que vivem na benesse desse modo de produção.

PrJosué Paulino: Mas a alienação e escravidão ideológica acontece em todos os sistemas, e principalmente no socialismo, a unica diferença é que o socialista é cometido de uma cegueira mortal.

Wilson Leite: Rsrsrs e no capitalismo todos enxergam além do alcance? Vivem de acordo com o que é ditado pelos outros e isso é enxergar? puts prefiro viver na minha cegueira então, assim não sofro por não ter o que eles dizem que preciso, e ainda vão me chamar de incompetente por não conseguir porque me roubam o tempo, o trabalho, a vida.

PrJosué Paulino: Rsssssssss,kkkkkkkkkkkkk

Wilson Leite: “Só os que podem criar os seus filhos para não fazerem nada é que os enviam à escola; os que não podem, não enviam.”(Xenofonte 430 a.C. — 355 a.C)

2 comentários:

// ]]>
  1. Eu sou teu adversario15 dezembro, 2013

    Wilson,este pastor te arrasou.Nunca peseis que tu fostes tão despreparado para um debate.
    E o pastor ,esquece de dizer da desonestidade inetectual,da falta de coerencoia no dia a dia de voçes esquerdistas e o despreparo para a vida pratica.Meus pesames.Experimente ler um pouco mais,estudar,ver os insucessos das fracassadas experiencias socialistas dos ultimos 100 anos.Eu sou teu adversario

    ResponderExcluir
  2. Claudio Pereira17 dezembro, 2013

    Wilson, na Revolução dos Bichos de George Orwell, ele mostra bem o papel do corvo dentro da fazenda (sociedade de classes): um ser astuto, sagaz, a serviço do poder dos fazendeiros e pregador da resignação dos animais da fazenda.
    Há uma cena em que o cavalo sucumbe ao trabalho exaustivo e é alvo de agressão pelo bêbado dono da fazenda, uma cadela parte em sua defesa e logo aparece um corvo retaliando a ação da mesma. Em outra, quando os animais fazem a revolução, ele foge e sai em busca dos seus senhores (os fazendeiros).
    Pergunto: na fábula o corvo simboliza quem?

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.