segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

DIREÇÃO MUNICIPAL DO PSTU LANÇA NOTA SOBRE CONJUNTURA


NOTA DE CONJUNTURA

No inicio do ano de 2013 os militantes do PSTU de Imperatriz vem a público expor alguns pontos da conjuntura econômica e política de nossa cidade, que tem um papel importante no cenário estadual e nacional. A cada momento temos a certeza que há um espaço em que podemos influenciar, mesmo que não tenhamos acesso aos meios de comunicação de massa, blindados pela burguesia, para que os trabalhadores não falem aos seus pares.

Em Imperatriz a evolução nos investimentos principalmente na construção civil é mais que evidente, seja na construção de habitações verticais para receber os trabalhadores que vem de todos os estados do país seja nos loteamentos e construções populares. O governo Madeira (PSDB) tenta vincular a vinda destes investimentos à sua gestão na Prefeitura, mas não pode esconder sua incompetência e inoperância perante os impactos negativos que já começam a aparecer: falta de tratamento de lixo, esgotamento sanitário, ausência de infraestrutura nas ruas e de um zoneamento da cidade.

O resultado destes novos investimentos que chegam em Imperatriz são mudanças importantes também na composição da classe operária da cidade que se torna mais numerosa e diversificada. Nós do PSTU em Imperatriz acreditamos no avanço necessário das lutas sociais na cidade à medida que os trabalhadores questionem as contradições cada vez mais explicitas entre o crescimento econômico e os problemas vividos pela maioria da população.

No campo político maranhense, o que vimos no processo eleitoral de 2012, a exemplos de outras eleições, foi uma miscelânea de acordos eleitorais envolvendo a Oligarquia Sarney (PMDB/DEM/PV/PT) e a falsa oposição (PSDB/PDT/ PCdoB) para a conquista das máquinas municipais. Em Imperatriz, Madeira, que fora eleito em 2008 com o apoio do falecido ex-governador cassado Jackson Lago, em 2012 foi reeleito com apoio da Oligarquia Sarney. Esse apoio da Oligarquia já está sendo pago com a entrada de membros do PMDB no governo municipal, mas a fatura maior será cobrada em 2014.

A quebra do tabu da reeleição pode-se atribuir apenas a adesão ao grupo da oligarquia? Com toda certeza que não. Apesar de usar os mesmos modus operandi dos gestores anteriores que tentaram a reeleição (Ildom Marques/PMDB e Jomar Fernandes/PT) com execução de obras eleitoreiras e pressão aos servidores públicos, o governo Madeira usou os inúmeros investimentos privados que eram propagados como da gestão e da prática de assédio aos trabalhadores das empresas, principalmente as fornecedoras para a prefeitura. Este último uma evidencia de como os trabalhadores são pressionados não só para produzir mais, como também para manutenção através do voto naqueles que garantem uma gestão que beneficie o aumento do lucro dos patrões.

Nesse ponto a direita não esconde seu poder de persuasão, Madeira “pediu” reuniões nas maiores empresas e fornecedoras da prefeitura para atribuir o sucesso de seu governo e a manutenção das vagas de trabalho, claro, desde que os trabalhadores votem em quem seus patrões apóiam. Sem esquecer é claro dos milhões investidos na campanha eleitoral.

Reflexos do poder econômico que levou à reeleição também foram percebidos no parlamento mirim com a reeleição para o terceiro mandato de um velho aliado, mantendo assim a “quadrilha institucional” unida, apesar dos ditos “novos” vereadores que se dizem oposição, mas que aceitam o jogo do parlamento burguês, sobre os quais iremos nos posicionar em outro momento.

Dito isso, os militantes do PSTU de Imperatriz deixam claro sua postura frente à política que governa Imperatriz, o Maranhão e o Brasil e o mais importante, cumprimos o nosso papel de abrir o dialogo com os trabalhadores para que observem a realidade que os cercam para que consigam ver além dos falsos discursos de que os governos que ai estão são governos para a maioria. Voltamos a reafirmar nossa postura de classe na defesa de um Imperatriz, um Maranhão e Brasil para os trabalhadores! Venham construir uma alternativa de esquerda em Imperatriz, venham para o PSTU!

Oposição de esquerda ao Governo Madeira-Sarney!
Imperatriz para os trabalhadores!

Diretório Municipal do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado.


2 comentários:

// ]]>
  1. Grande Wilson,

    Meu nome é Raimon. Não sou filiado ainda no PSTU, gostaria de informações de como fazê-lo. Meu domicílio eleitoral é Imperatriz/MA, entrentanto estou no Pará. Sou servidor da FUNAI. Parabéns pelo seu blog. Vamos à luta...

    RAIMON RAIMERE DOS SANTOS MOTA
    raimonraimere@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá camarada Raimon,
    Entrarei em contato com você via email para vc nos informar um fone de contato. Desde já agradecemos sua visita ao nosso blog.

    Saudações Socialistas

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.