domingo, 15 de janeiro de 2012

TEXTO ENVIADO AO BLOG PELO CAMARADA CLAUDIO PEREIRA*

Big Brother é um afronto à dignidade humana em se tratando de um país onde milhões de pessoas padecem de fome, desemprego, pobreza e corrupção.


Político corrupto que se preze abre um canal de TV. Ora! Existe aliado ou cabo eleitoral tão forte quanto os meios de comunicação? Gramsci escreveu que a mídia é o mais sério e consequente partido da burguesia. Ele não estava errado.

O Brasil almeja em curto prazo ser a quarta maior economia capitalista da terra, entretanto, permanecerá com os famigerados títulos internacionais de pior distribuição de renda do mundo, terceiro pior salário pago a professores das séries iniciais. Nas avaliações internacionais figura entre os índices mais baixos, além disto, ainda amarga um alto índice de violência urbana e rural e milhares de mortes por causa do trânsito caótico e o povo mal educado.


Porque os discursos e as estatísticas oficiais não refletem a realidade? O país ostenta o status de oitava economia global devido ao modelo primário-exportador. Graças ao seu potencial natural consegue tornar as bagatelas pagas por nossos recursos naturais em altíssimas cifras. Até quando não se sabe. O certo é que exporta muito, as empresas estrangeiras ou aquelas subservientes ao capital internacional tem a obrigação apenas de dar gorjetas (royalties) para explorar jazidas minerais no imenso território nacional.

E a nova classe média? Trata-se de sujeitos toscos e alienados fruto de um sistema educacional medíocre e servil as estruturas de poder. Ela pode consumir produtos industrializados através do sistema de crédito. Há tempos a mesma vive arrolando dividas.

Se por um lado o consumo foi “facilitado” por outro o custo de vida ou o preço da dignidade ficou extremamente difícil. O que dizer do boom imobiliário, do precário sistema de saúde, dos analfabetos socioculturais ou os funcionais, dos deslizamentos de terras, das epidemias e da falta de segurança pública? Nem os jornais conseguem esconder tamanha calamidade.


Na Roma antiga o pão e circo distraia de forma categórica a massa dos seus reais interesses. Qual a finalidade de um programa tosco que nem big brother ser levado ao ar? Porque se investe bilhões na construção de estádios de futebol ao invés de escolas? Porque aqueles que fazem cultura popular não tem espaço na TV? Porque nosso modelo educacional é fragmentado e não contempla a formação integral do individuo e a reflexão? Porque certos idiotas recebem salários milionários? Retomo o que citei no inicio, governo corrupto que se preza investe bilhões em propaganda. Propaganda tem sido a alma do negócio para eles também. Tornar os homens não homens tem sido o mérito da mídia burguesa.


Esta mensagem é destinada àqueles que acreditam na mudança social.

Para os tolos sem opinião e desinformados, a esperança de que um dia a luz da sabedoria os liberte da insipiência.

*Claudio Pereira é Geografo licenciado pela UEMA, professor e estudante de Direito da UFPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.