quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

CAPINZAL DO NORTE: DESCASO DOS PODERES PÚBLICOS COM A POPULAÇÃO

O descaso ao qual é submetida a população de Capinzal do Norte – cidade com pouco mais de 10 mil habitantes, emancipada em 1997 – causa indignação a quem visita a cidade, e possíveis problemas de saúde a sua população.

Em Capinzal do Norte que passou a ser citada como uma possível jazida de petróleo e gás até hoje não resolveu um problema básico, que é o tratamento da água fornecida aos leres do município. Esse produto essencial para qualquer pessoa é motivo de muito desconforto, a água que sai do subsolo – poços artesianos – que fazem parte da rede de abastecimento do município contém um altíssimo teor de capa rosa(ferrugem). O sabor da água tem gosto de metal, mesmo que visualmente a coloração esteja normal, pois a coloração enferrujada só aparece depois de alguns minutos em contato com o ar. Podemos notar facilmente essa coloração marrom nos chuveiros, torneiras e cerâmicas dos banheiros que têm contato constante com a água.

Essa situação se perdura há décadas, e, tanto o poder publico estadual através da Companhia de Água e Esgoto do Maranhão - CAEMA quanto do poder público municipal até hoje não tomaram providências a fim de que a água fornecida à população passe por um processo de filtragem, descontaminação e purificação.

Tenho ido muitas vezes a esse município e percebo a insatisfação da população com essa questão. Além do gosto de ferrugem da água – quase insuportável para se consumir – o banho também é desagradável, a água deixa uma “capa” sobre a pele que dificulta a transpiração sem contar como ficam os cabelos.

Mais uma vez estive em Capinzal para passar o final de ano na casa dos pais de minha companheira, e nos quatro dias que passei lá, mesmo não bebendo a água fornecida pela rede, novamente senti dores pelo corpo, pois consumi água de coco e outros alimentos produzidos com a água contaminada com a capa rosa. Imaginem como fica a saúde dessa população que passa a vida toda ingerindo alto teor de ferrugem.

3 comentários:

// ]]>
  1. Espirito da experiencia05 janeiro, 2012

    É preciso que voçe verifique,a votação para prefeitos,governador e presidente da republica no minicipio de Capinzal.Aí voçe vera que o atual prefeito, a atual governadora e a atual presidente foram os mais votados nas atuais gestões.O povo tem os governantes que ele elege.Se não está bom, que aprenda a votar para as proximas eleições.Povinho burro e incompetente.Espirito da experiencia

    ResponderExcluir
  2. fogoió do Bacuri08 janeiro, 2012

    Este espirito da experiencia,é um comunista,e como tal é um boçal.Mas desta vez um comunista falou uma verdade,e agente pode até pensar que eles sãogente.Fogoió do Bacuri

    ResponderExcluir
  3. eleitor do sarnei08 janeiro, 2012

    A gov Roseana ,é a melhor governadora que o Maranhão ja teve em todos os tempos,e peço que voçe e este espirito que não conhece nada de politica e nem de reincarnação.Eu falo por experiencia propria,pois eu já desencarnei e reincarnei mais de 5 vezes,e posso falar deste assunto,pois disso eu conheço.
    Hoje ainda farei um trabalho,para voçe ver o que vai acontecer com voçe e seus familiares e amigos.Avise o Caron.Eleitor do Sarney

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.