quinta-feira, 9 de abril de 2009

CONHECENDO A REALIDADE

Quem imagina uma empresa que feche um balanço com superávit valor zero no final do exercício? Ninguém! A priore, o primeiro objetivo de uma empresa capitalista é o maior lucro em menos tempo com o menor custo. Então, se as empresas são tão sacrificadas com a alta carga tributária sobre a folha elas insistem em manter as portas abertas?

O motivo está no modo de produção capitalista onde os trabalhadores tem a obrigação de produzir durante sua atividade laboral os valores correspondentes a:



SL (valor recebido + direitos trabalhistas etc) + valor de uso dos meios de produção (espaço físico+aluguel+água+luz+maquinas+demais custos) + “mais valia”(valor resultado da riqueza produzidos pelos operários)
.
SL = Salário - Valor recebido representa o mínimo à sobrevivência dos trabalhadores e de suas proles que na minoria os substituirá no processo de exploração da produção capitalista.

MP = Modo de Produção - Os patrões que detém as ferramentas necessárias ao funcionamento da produção através da capitação de insumos e recursos financeiros.

MV = Mais valia – Maior parte da riqueza produzida pelos trabalhadores que é apropriada pelos detentores dos meios de produção (patrões).

Modo de produção Capitalista = menos trabalhadores produzindo “mais valia” em menos tempo (8 horas diárias) num determinado período (30 dias).

Modo de produção Socialista = mais trabalhadores produzindo “mais valia” em um tempo determinado (menor/igual a 4 horas) num determinado período (30 dias).
Não tenho a pretensão de revisão as teorias Marxistas e os estudo da analise feita nos livros: “O Capital” vol. I, II e III, mas me sinto na obrigação de divulgar de maneira simples, não tão técnico, o que representa o sistema capitalista para os trabalhadores e, ainda, sugerir experiências a serem postas de forma prática como seria a forma de produção num regime socialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.