sexta-feira, 8 de julho de 2011

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAUDE, A MÁQUINA EM AÇÃO



Fiz uma rápida visita na secretaria de Saúde onde ocorria a Conferência Municipal de Saúde. Não vi nada que eu já não esperasse, a máquina pública estava em peso, lotando as dependências do auditório, o espaço para o debate da população era muito complicado.

A ordem era clara, defender a gestão, e criticas, era rapidamente contida ou repassado a questões financeiras ou ao recebimento de pacientes de outros municípios. O que me surpreendeu foi a presença de uma jovem, Beatriz Souza, que estava lá para deixar um recado de sua comunidade: “estou aqui para reivindicar ao meu bairro, o Santa Inês, melhor atendimento no posto de saúde com a presença de médicos e uma lista mais diversificada de medicamentos, pois o único medicamento disponível para todos é a dipirona”.

Vejam um pequeno vídeo com seu depoimento:







Saúde é um direito de todos, independente de o usuário esteja ou não em sua área, que o município receba ou não os recursos para o atendimento. Primeiro deve-se garantir o atendimento e depois o município deve ir em busca do ressarcimento do valor gasto.

Não é dando justificativas financeiras que se consegue universalizar o atendimento, além do que muito dos recursos são direcionados para outros fins que não são o para o investimento em saúde pública, por isso é importante ter conselheiros que assine de olhos fechados as prestações de contas dos gastos, sem questionamento, meros paus mandados das gestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.