quinta-feira, 10 de setembro de 2009

REPERCUSSÃO DA SAÍDA DE IRISNALDO FÊLIX

Repercutiu ontem a confirmação da exoneração do secretário-adjunto, que era mais titular que o próprio titular - pelo fato que Mamed Magalhaes pouco aparecia para dar esclarecimento de problemas em sua pasta.

Em entrevista na TV Difusora Irisnaldo Fêlix confirmou a informação da exoneração e relatou que já vinha tendo divergências com o secretário Mamed Magalhães já nos primeiros meses. "Não concordava com a lentidão na solução de alguns problemas da pasta", disse ele. As divergências teriam se acirrado quando procurou ajudar nas negociações de contratos com fornecedores para evitar a "enxurrada" de ações movidas por usuários do SUS junto ao Ministério Publico para garantir o atendimento gratuito pelo município - comum no caso de necessidades de internações em UTI's - devido aos poucos leitos disponíveis na rede pública.

O que me chamou a atenção é o porquê o secretário não tinha interesse que problemas como esses não fossem resolvidos? Simples de explicar:

Todos sabem que há uma grande necessidade de mais leitos em UTI's, inclusive o próprio secretário, e uma licitação para contratação de UTI's em hospitais particulares - grande partes deles consorciados pela UNIMED - teria que ser feito através de licitações visando o fornecimento do serviço pelo menor preço possível. Isso traria grandes prejuízos aos interesses dos donos desses hospitais, amigos do secretário.

Com ordem judicial, emitida pelo MP, a prefeitura fica obrigada a internar o paciente não importando os custos que isso venha gerar, ou seja, os proprietários desses hospitais é quem dizem o valor, sempre super, hiper, mega faturados.

Então pra que resolver o problema do SUS de Imperatriz, se não há problema algum para os amigos do secretário?

Está ai mais um exemplo do modo neoliberal de administrar do PSDB, o objetivo é privatizar o máximo possível os serviços oferecidos pela prefeitura, seja na saúde, seja na receita municipal (contratados estão substituindo servidores concursados), seja na educação (escolas em prédios alugados, sistema pedagógico, etc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.