segunda-feira, 28 de setembro de 2009

FEJMA EM IMPERATRIZ

Após várias matérias informando a data da realização do Fórum da Juventude nos dias 27 e 28 (domingo e segunda), busquem no Google matérias sobre “fórum de juventude em imperatriz”
Fui avisado às 6hs da manhã a informação de que a abertura do Fórum se daria neste sábado dia 26/09 às 8h00 da manhã. Com 3hs de atraso a reunião deu inicio com a composição da mesa com as presenças dos prefeitos Sebastião Madeira, de Imperatriz, e Deoclides Macedo, de Porto Franco; do secretário municipal da Juventude, Arnaldo Júnior; do ex-secretário estadual da Juventude e atual assessor especial do Ministério do Trabalho no Maranhão, Weverton Rocha; do vereador Rildo Amaral (PV), do ex-deputado federal Luciano Leitoa (PDT), dos representantes do Conselho Estadual de Juventude, Ciro Oliveira (Imperatriz) e Raimundo Penha (Estado), e Rafael Oliveira, secretário-geral do Fórum Estadual de Juventude. E outros “lideres” estudantis como a ex-presidente da UMES-IMPERATRIZ, Kelly e Jaqueline Moreira, atual presidente da entidade.
Em todas as intervenções se destacaram as lamentações, seja pela redução dos recursos do FPM repassados à Imperatriz – devido a redução do IPI, para esconder a crise econômica do capitalismo – feito prefeito Madeira, seja pela cassação do ex-governador Jackson Lago, repetidos por todos da mesa.
Enquanto isso na plenária a JS PDT gritavam “palavras de ordem”, “Tropa de choque, osso duro de roer, juventude PDT”, “È pra lutar, é pra vencer, é juventude socialista PDT”. Deu pra perceber que o evento foi mais uma instancia para o PDT e partidos aliados para apresentar seus candidatos para 2010. Fora as torcidas organizadas ou rebanhos de estudantes, como os vinculados ao vereador de Pio XII, Assis Filho, faziam piadas ou retocavam o esmalte das unhas.
E a discussão acerca de políticas públicas para a juventude?
Bom, isso era o que menos importava no evento, não se conseguia entender qual a real finalidade do fórum, por sinal, nem os próprios organizadores. Primeiro divulgaram uma reunião do FEJMA com a apresentação da gestão do CEJOVEM (Conselho de Juventude), aprovar adesões de novas entidades ao fórum, mas nenhuma entidade de Imperatriz foi convidada, a exemplo do DCE/UEMA ou CA’s da UFMA e outras. O que se tinha de certeza era a eleição dos novos conselheiros do CEJOVEM – nomes definidos antes da abertura do evento.
Esse é o nível de organização da juventude que os governos populistas querem, como foi o caso do governo cassado de Jackson. Usam a bandeira da juventude para os defenderem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.