segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Quem produz a riqueza do país?

Do alfinete ao avião, tudo é produto do trabalho da classe trabalhadora.


No dia a dia, na televisão, nas falas dos governos e políticos, desde cedo, na família ou na escola, é reforçada a ideia de que com esforço e estudo podemos subir na vida. Parece até que o emprego que custamos conseguir é dádiva do patrão ou do governo, a quem devemos agradecer por nos dar um trabalho Somos também levados a pensar que se conseguimos comprar geladeira, micro-ondas, televisão de plasma, celular, computador, I-pad, um tênis importado, uma roupa da moda, uma moto ou um carro, viramos “classe média”. Aí ralamos um pouco mais, conseguimos um crédito no FIES, fazemos uma faculdade paga à noite e por esse caminho do esforço individual vamos subir na vida e, quem sabe, até virar patrão ou patroa. 

Esse pensamento é muito comum, mas é falso. Essa ideia esconde a verdade da exploração.
É que ela fica bem escondida atrás das mercadorias, do lucro e da grande propriedade dos patrões: industriais, banqueiros, ruralistas, comerciantes e do Estado e governos que os protegem. Mas, quando desvendamos esse esconderijo e descobrimos a verdade, sentimos toda injustiça do mundo e nos indignamos.
 
A exploração dos trabalhadores na ponta do lápis
 
Vamos tomar um exemplo de um operário ou operária da Vale, uma das maiores empresas de mineração do mundo, mas que pode ser aplicado em qualquer fábrica. A Vale que já foi uma estatal brasileira, hoje é uma empresa privada, com maioria dos acionistas estrangeiros. Possui em todo o mundo 83.286 funcionários diretos, dos quais 13% são mulheres.
  
Dessa montanha de riqueza produzida pelo trabalho dos trabalhadores, já descontados seus salários, o patrão paga uma parte ao banco, outra em impostos e outra na reposição de matérias primas e manutenção da empresa. O restante ele embolsa ou investe em mais exploração. Então, toda riqueza do patrão e até os impostos que ele paga, é o trabalhador que garante com seu trabalho. Da mesma maneira, toda riqueza que o país produz, são os trabalhadores que produzem.
 
A necessidade de um governo dos trabalhadores sem patrões
 
No final das contas, depois de produzir toda riqueza, mais de 90% dela vai para o bolso dos patrões, dos banqueiros e do governo.  Um exemplo possível de ser dado é juntando a produção das 290 maiores empresas do Brasil em 2011. Elas faturaram R$ 1,2 trilhões de reais, representando 27% de toda riqueza produzida no Brasil neste ano.  Os patrões e banqueiros ficaram com 72% da riqueza, o governo com 19% e os trabalhadores com apenas 9%. Os interesses do trabalhador e do patrão são inconciliáveis: o patrão luta para aumentar seus rendimentos  com mais exploração. 

O trabalhador faz greve para aumentar seus salários, seus direitos, contra o desemprego e um sem fim de injustiças. É uma guerra de classes que só terá fim com o socialismo. Um sistema de igualdade, sem patrão e sem exploração. O governodo PT diz que governa para todos, que concilia os interesses dos patrões com o dos trabalhadores. Mas isso não é verdade, um punhado de banqueiros, acionistas de multinacionais, industriais, ruralistas, empreiteiras e donos de supermercados levam o grosso da riqueza. Só um governo dos trabalhadores, sem patrões, apoiado na classe trabalhadora unida, consciente e mobilizada pode garantir que o fruto do nosso trabalho seja revertido para acabar com a desigualdade social e garantir uma vida digna para a maioria explorada e oprimida.

Um comentário:

// ]]>
  1. "É uma guerra de classes que só terá fim com o socialismo." Foi por acreditarem nessa verdade que que os alemães ocidentais, há 25 anos, derrubaram o Muro de Berlim e invadiram a Alemanha Oriental, a RDA e hoje vivem lá numa sociedade sem classes, sem exploração de patrão, de banqueiro, de governo. É por acreditarem nessa verdade evidente que americanos, especialmente os que viviam em Miami, enfrentando tubarões e maremotos, invadem aos milhares as praias de Havana, e muitos deles, beijam o solo cubano onde, numa sociedade sem classes, não patrão, banqueiro ou governo que os explore. Os Coreanos do sul, da mesma forma, arriscam suas vidas (vale a pena viver na decadente e miserável Coréia do Sul?) atravessam o "muro do medo" levantado por americanos e seus lacaios sul-coreanos para esconder de seus povos e do mundo a maneira maravilhosa como vive o povo norte-coreano com abundância de comida, liberdade para ler o que quiser, com energia elétrica sobrando e tantou outros beneficios que foram trazidos pelo Grande Líder Kim Il-Sung, enlarguecidos por seu filho Kim Jong-Il e multiplicados muitas vezes pelo neto Kim Jon-Un. A verdade acima mencionada também é bem conhecida da Europa Ocidental que morre de inveja dos países do Leste. E a URSS, essa potência que ilumina o mundo e a a midia golpista ocidental insiste em dizer que implodiu - pura inveja do socialismo onde não existem patrões que exploram, banqueiros que tiram pratos da mesa dos trabalhadores, nem governo que tira dinheiro do povo por meio de impostos!
    Sim, não dúvida: "É uma guerra de classes que só terá fim com o socialismo." Brasil, abre os olhos, segue o caminho da potente Venezuela, da riquissima Argentina; entrega-te ao Psol, ao PcdoB, ao PCB, ao PSTU e a todos os socialistas que juntos com o PT continuarão a fazer do Brasil essa maravilha que o país é hoje!
    Camaradas, uni-vos!

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.