quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

CONCURSO LITERÁRIO DOS ACADÊMICOS DA UFMA: FLORESTAN FERNANDES

Reproduziremos aqui, em forma de série, os textos que participam do concurso literário promovido pelo C.A. de Ciências Humanas da UFMA para a escolha do nome que será dado ao CALCH de Imperatriz. Após a disponibilização dos textos no blog do CALCH foi criada uma enquete para o processo de escolha. Segue o primeiro e ao final o link para os demais textos:

Florestan Fernandes: Um nome a ser lembrado

            Educar para libertar, o ensinar democraticamente e o lutar pelo os ideais da sociedade, caracteriza o verdadeiro sociólogo, um cientista social que não se fatiga na sua busca e na sua inquietação constante. Todas estas características tornaram Florestan Fernandes, talvez não o mais conhecido sociólogo brasileiro, mas certamente um dos mais dedicados.
                Nascido em São Paulo nos anos 20, filho de uma imigrante portuguesa analfabeta, aos seis anos, Florestan também começou a trabalhar, primeiro como engraxate, depois em vários outros ofícios. Para ele esse foi o início de sua aprendizagem sociológica, pelo contato que teve com muitas pessoas. Aos dezoito anos foi aprovado para cursar Ciências Sociais na USP. Foi cassado durante a ditadura militar, onde teve que sair do Brasil indo lecionar nos EUA e no Canadá.
           As ideias de Florestan Fernandes inaugura uma nova fase da sociologia no Brasil. Através dela, podemos fazer uma análise critica a outros já consagrados sociólogos através da releitura de suas obras. Além destes, Fernandes também dialoga com os grandes nomes da sociologia mundial, tais como: Comte, Marx, Weber, Durkheim entre outros. Todavia, ele também formulou contribuições originais que deram novas possibilidades para a reflexão crítica. Fernandes defendeu a construção da sociologia como um sistema de pensar a realidade social. Tinha o compromisso com as exigências lógicas e teóricas da reflexão científica que representam uma contribuição simples, porém necessária para o amadurecimento da sociologia.
         Todas as pesquisas realizadas por Florestan Fernandes, assim também a sua influência, abrem novos caminhos para a reflexão sobre a sociedade e a história. Uma parte importante da sociologia de Fernandes concentra-se na pesquisa e interpretação das condições e possibilidades das transformações sociais. A revolução social é um dos seus temas mais frequentes. Autor de diversas obras, Fernandes é um dos maiores sociólogos deste país, ao lado de Paulo Freire, Caio Prado Junior, Gilberto Freire entre outros.
       Em observância aos costumes e a cultura da nossa universidade, apresentamos a honrada diretoria do Centro Acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Humanas - LCH, o nome deste grande sociólogo brasileiro Florestan Fernandes, para que esse C.A possa ter uma identidade cultural genuinamente brasileira, a exemplo da universidade que traz em seu brasão a memorável frase “A vida é combate” do nosso grande poeta maranhense Gonçalves Dias.
          O nome de Florestan Fernandes para o nosso C.A, resgata não somente as nossas raízes, mas também nossa identidade cultural e nossa brasilidade. Com todo respeito aos grandes mestres da sociologia, seguimos decididamente o nosso conterrâneo Fernandes, para que seu nome também nos faça lembrar da contribuição do nosso país para a sociedade, como também nos alimente da esperança e do ânimo para também motivados por ele, possamos deixar nosso contribuição, ainda que generosa, mas que seja capaz de melhorar nossa sociedade.
            Portanto, deixamos aqui a nossa proposta que certamente ao escolhermos, estaremos fixando nesta renomada universidade um nome que contribuirá para a manutenção do nosso patriotismo, um nome que um vez escolhido receberá um tributo mais do que justo por parte de todos os amantes da sociologia. Ao escolher Fernandes, a UFMA campus Imperatriz, com seu competente quadro de docentes e seus diletos discentes, homenageará um sociólogo, um brasileiro, um pensador.

Próximos textos: Manoel da Conceição - MINHA PERNA É MINHA CLASSE
                              Rosa Luxemburgo - “LUGAR DE MULHER É AONDE ELA QUISER”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.