sábado, 9 de novembro de 2013

O ERRO DA TÁTICA “BLACK BLOC”

Desde as mobilizações de junho de 2013 no Brasil surgiu em cena o “BLACK BLOC” jovens que se vestem de preto e cobrem a face - ao estilo movimento zapatista do México - e, empunham uma bandeira negra com o símbolo da ideologia política e social anarquista. Não podemos defini-los como “movimento”, “agrupamento” ou “coletivo”, pois como eles mesmos se definem “BLACK BLOC não é um movimento, BACK BLOC é uma tática militante”. Tática essa que tem como ação principal o confronto com as forças militares e a ação contra símbolos de opressão ou de opressores identificados como empresas, principalmente financeiras, que representam o modo de produção explorador que é o capitalismo. É importante que os leitores deste texto pesquisem sobre a filosofia e teorias anarquistas – basicamente seria uma organização política, social e econômica sem a existência de Estado ou de qualquer tipo de hierarquia com a função de determinar as ações individuais, ou seja, a formação da sociedade se daria pela auto-organização, sem direção, dos indivíduos livres - para entender melhor nossa crítica sobre o erro tático que vamos levantar. 

Voltemos ao auge das mobilizações, os BLACK BLOC apareciam em meio aos manifestantes e seguindo sua tática agiam, naquele momento a maioria dos manifestantes não entendia a forma de reivindicar BLACK BLOC. Passado algum tempo e assim diminuindo o número de manifestações e pessoas sua presença ficou cada vez mais perceptível iniciando/encerrando ou apenas encerrando atos. Seus atos diretos colocam rapidamente - da forma com que vemos a mídia da burguesia definindo-os: vândalos, baderneiros, os mascarados etc. – contra seus princípios libertários. A partir daí a tática passou, a nosso ver, ser um “erro BLACK BLOC”, a tática que seria uma forma de despertar o espírito de luta contra as forças repressoras e ao capitalismo tornou-se um exemplo de deseducação revolucionária das massas – apesar do próprio BLACK BLOC fazerem propaganda de consciência de classe através de panfletos -.  No momento em que passaram a se apresentar como os únicos e suficientes dispostos a agir da forma “[...] que os manifestantes não têm coragem”, ou seja, dando o mau exemplo de que seria necessário apenas um aglomerado de “sem rostos” para confrontar a hegemonia do capital e suas superestruturas de estado, onde o correto seria a auto-organização das massas em torno de um objetivo comum como diz Engels ao citar



“Portanto, querendo-se pesquisar as forças motrizes que - consciente ou inconsciente e com muita freqüência inconscientemente - estão por trás destes móveis pelos quais atuam os homens na história, e que constituem as verdadeiras molas mestras da história, não nos deveríamos fixar tanto nos móveis de homens isolados, por muito importantes que fossem, quanto naqueles que mobilizam grandes massas, povos em bloco e, dentro de cada povo, classes inteiras; e não momentaneamente, em explosões passageiras como fugazes fogos de palha, mas em ações continuadas que se traduzem em grandes transformações históricas." (ENGEL, apud FRAMARION, 2002, p. 464; grifo nosso)


Essa tática na verdade desloca a classe trabalhadora, ao se colocarem como os últimos “moicanos”, recentemente há até a adesão de um super-herói - “batman” do Rio empunhando a bandeira negra do anarquismo – veja como o simbolismo pode ser distorcido -  podem ser comparados ao que fazem os partidos reformistas, que mesmo se dizendo de esquerda, não conspiram contra a ordem do estado burguês, limitam-se a reivindicar liberdades democráticas, como se a burguesia fosse dar o poder de mãos beijadas sem lutar. Ou seja, essa ação BACK BLOC é muito parecida com as organizações do estado – ao assumir o papel das massas - dizendo com ações que apenas a tática aplicada é o bastante.

Os marxistas sabendo que a burguesia através de seus aparatos repressores são violentos e reacionários, e é, nesse momento que uma tática como as do BACK BLOC é válida, para a defesa dos camaradas contra as ações das forças repressoras, mas o mais importante é a conquista das consciências dos trabalhadores para se reconhecerem na classe e conscientemente tomar posturas de ataque contra a ordem estabelecidas, um “BLOC”(bloco), seja BLACK (preto), vermelho, amarela ou um arco-íris mas juntos por um ideal de sociedade, o socialismo.  

Vale a pena ler outro artigo: 

Anarquismo e Marxismo, o debate segue


10 comentários:

// ]]>
  1. Não penso que seja erro tático. Até tem suas razões. Entendamos os modos de luta de cada grupo.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou teu adversario15 novembro, 2013

    Caro Wilson,hoje não vou critica-lo.Sei respeitar a tua dor e tristeza.Deve ter sido muito duro,durissimo, ver teus companheiros seguindo para as cadeias.Voçes esquerdistas,são antes de ser da esquerda,voçes são desonestos,em tuas atitudes,comportamentos,pregações politicas,enganando o povo pobre e analfabeto deste país.Enganaram a quase todos.Estes esquerdistas foram presos,não peloa a ideologia, e sim porque são ladrões.
    Mas falta muita gente ainda,do Pt,Psdb,Pcdob,Psb,Psd,Pps,Psc,Psol,Pstu,Rede,e mais um outro tanto de partidos de silosofia socialista.
    Receba a solidariedade de um adversario,mas sabendo da tristeza em ver companheoros sendo justiçados com justiça.Fé em Deus,mesmo sabendo que voçes todos são ateus.
    Espero receber noticias de todos voçes.No inferno parece que tem agencia de correios,onde o Mariano estará ,junto com medicas brasileiras,formadas em Cuba,E SEMPRE CONTRABANDEANDO CHARUTOS CUBANOS PARA O bRASIL.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou teu adversario16 novembro, 2013

    Wilson,leia a entrevista do Xico de oliveira ,na folha de hoje.Teu companheiro,parece um lingua solta,mas fala muitas verdades,e tambem besteiras,que são inerentes à todos esquerdistas.Abraços.\Eu sou teu adversario

    ResponderExcluir
  4. Claudio Pereira16 novembro, 2013

    Anônimo ou adversário, quando vocês aprenderem e compreenderem realmente o que é socialismo, comunismo, anarquismo, acredito que não terão mais receio de permanecer no anonimato por receio de serem ridicularizados por causas das ideias que expõem.

    ResponderExcluir
  5. Essa conversa de burguesia e classe operaria eu comecei a ouvir na universidade. É um pé no saco isso tudo. Melhor seria estudar e trabalhar. Fica um cara defendendo uns bagunceiros e com historinha de luta de classe, tomar o poder da burguesia e vai indo conversa kkk voces temé inveja dos empresarios que tem as coisas e dinheiro. Vão trabalhar. Querem um emprego publico.

    ResponderExcluir
  6. Esse discurso de karl marx sobre lutas de classes é realmente ultrapassado. So engana estudante ciências humanas sem experiência de vida. Favor compra uma passagem para China e ir trabalhar com semi-escravo, sem direitos. Não vejo a classe trabalhadora lá no poder.

    ResponderExcluir
  7. De 60 alunos, como é o exemplo da turma que estou, perguntados durante a aula sobre o Marx se eles se reconheciam como capitalista ou operários, 59 levantaram o braço e dizendo serem capitalistas. Ai veio a perguntas que comprovaria, quantos tem uma empresa (modo de produção) ou um operário sendo explorados por ele (mais-valia) ai sabe quantos levantará os braços? Zero, nenhum, ficaram todos olhando um para os outros. Vocês não são uma exceção tão grande assim, continuem com esse pensamento pequeno-burguês, vão longe levando os burgueses em suas costas.

    ResponderExcluir
  8. Novamente palavras de um alienado comunista (mais-valia, burguês, capitalista). Meu amigo, vá para Cuba, já que lá é um país comuna que você louva. Ou você tá achando que vai mudar o Brasil fazendo quebra-quebra? Você quer é a ditadura, a sua ditadura, do seu modo, com os seus pares no poder. No final, tudo se resume a isto, poder. Comunista e militar no poder é a mesma coisa. Grato, pelo espaço.
    Ass. Éder

    ResponderExcluir
  9. Claudio Pereira19 novembro, 2013

    Certa vez em um debate em sala de aula, citei o trabalho degradante que muitos trabalhadores chineses são submetidos em empresas como a Nike. Minha professora, doutorando em Direito disse: mas a China não é exemplo de democracia. Refutei: mas sua tese de doutorado não é sobre o trabalho escravo na Amazônia contemporânea?
    No Pará, segundo maior exportador de minérios do Brasil (por enquanto)uma empresa que deve 30 bilhões de impostos sonegados à receita federal e que recebeu recentemente 7,5 bilhões de reais de empréstimo do BNDES, anuncia lucros bilionários dentro de um estado com o maior índice de trabalho escravo do país, boa parte dos trabalhadores provenientes do Maranhão.
    Anônimo, de acordo com a sua compreensão sobre a luta de classes e o próprio capitalismo, a Dilma e a China são comunistas, papai Noel existe e os Estados Unidos, além de promover a paz mundial, se sagrará hexacampeão mundial de futebol em 2014.

    ResponderExcluir
  10. Não não. deus é o papai noel dos adultos e os Estados Unidos serão campeões mundias. Grato.

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.