segunda-feira, 25 de novembro de 2013

EVENTO NA UFMA DEBATE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE URBANA

A Coordenação do Curso de Licenciaturas em Ciências Humanas – CCSST da Universidade Federal do Maranhão/UFMA-Campus de Imperatriz coordenado pelo prof. Doutor Agnaldo Silva dará início a III Jornada de Ciências Humanas que nesta edição apresenta discussões com o tema “Tramas e Práticas Urbanas: desafios de mobilidade e acessibilidade nas cidades de médio e grande porte”. O evento que tem inicio nesta terça-feira(26) com inscrições e credenciamento a partir das 18:00, logo após será realizado a palestra de abertura. A jornada vai até sexta-feira(29) com mini-cursos, oficinas, painéis etc. sempre encerrando com palestras à noite.

A III Jornada terá como objetivo levantar questões acerca da mobilidade e acessibilidade de forma ampla, fazendo com que os participantes reflitam diante dos desafios para superar os problemas encontrados nas cidades de médio e grande porte.

Muitas questões devem ser levantadas tendo como referência nossa cidade, Imperatriz, segunda do Estado em população com cerca de  247.505 hab. (censo 2010) e estimada em  251.468 hab. – segundo IBGE -  que vem acumulando ao longo de sua história problemas de pequenas cidades, como falta de infraestrutura de ruas e praças que atendam os requisitos de acessibilidade e mobilidade. E, com o atual aumento de volumes de investimentos privados em novas habitações, empresas e indústria esses problemas se agravam principalmente na circulação das vias, em grande maioria estreitas e com péssima conservação.

Apesar do corpo acadêmico seja o público alvo, com participação direta do curso de Licenciatura em Ciências Humanas (sociologia), é de grande importância que os movimentos sociais organizados de defesa dos portadores de necessidades especiais - principalmente de locomoção e visual - entre outros levem suas demandas para serem debatidas no evento e também o poder público. A universidade propicia esses debates para justamente colaborar com sugestões para aqueles que têm influência direta na solução dos problemas tenham contato com as pesquisas produzidas na academia que podem ser aplicadas na vida real da cidade.

Mais informações sobre a III Jornada de Ciências Humanas pode ser obtidas na coordenação do curso na UFMA ou com a comissão organizadora que tem a participação de vários estudantes como monitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.