segunda-feira, 21 de outubro de 2013

UMA SEMENTE FOI PLANTADA

As mobilizações que ocorreram em outros países: França, Grécia, Estados Unidos, Egito, etc., tendo como pano de fundo os mais diversos temas: étnico, trabalhista, capitalismo, ditaduras respectivamente tiveram grande influência nas manifestações ocorridas no Brasil este ano. Seja por questões de desocupações, ambientais como a construção de hidroelétricas no Xingu, transporte público ocorridas em junho e mais recentemente contra a privatização do pré-sal defendida pelo governo federal.

A sociedade está se mobilizando quase “instintivamente” ao se depararem com algum tema que chama a atenção de algum grupo social e recebe apoio dos demais para que unidos consigam avançar as lutas, foi o que ocorreu no caso do transporte público que iniciou em São Paulo e se disseminou em todos os estados brasileiros. Hoje os movimentos sindicais, apesar de estarem – em sua grande maioria – atrelados aos governos não conseguem controlar suas bases, que passam por cima das direções para irem às ruas em busca de conquistas, e, para não perder o pouco de credibilidade as direções também seguem a base, uma posição oportunista, mas necessária no momento, que fortalece mais a classe do que a sua direção.

O tema mais atual, apesar de ter uma importância para a nação – o petróleo – ainda não é debatido em todo o país, mas as mobilizações que estão centralizadas no rio de Janeiro pelo fato de ser naquele estado onde serão realizados os leilões poderá despertar o “instinto” pela defesa das riquezas naturais contra a privatização defendida pelo governo em favor das grandes corporações internacionais.

A nosso ver, a semente das mobilizações populares ainda precisa de um caráter mais consciente para avançar na união dos trabalhadores em torno de conquista de espaço na esfera do poder – hoje nas mãos da burguesia conservadora -, mas comparado aos anos de apatia dos movimentos sociais nos 10 anos anteriores do governo do PT ficamos bastante entusiasmados com o que ocorre hoje.

Vamos “regar essa semente” e que ela se torne uma produtora de transformações sociais de percepção de classe e isso não se dá sem organização revolucionária e de vanguarda.

Um comentário:

// ]]>
  1. Meu caro wilson. A ideologia de kark parece justa e é, mas somente no papel. Quando aplicada vira ditadura. Exemplo urss, china, cuba.
    Mude para cuba e seja feliz então.

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.