sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A PRECARIEDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO EM IMPERATRIZ

Hoje estamos enfrentando as péssimas condições do transporte público, trabalhadores e estudantes e toda a população que depende desse serviço estão tendo o desgaste de longas esperas em paradas de ônibus sem nenhuma segurança e estrutura. Pessoas estão por optar por moto-taxi, outros por taxi-lotação – um meio de transporte não regulamentado - para continuar cumprindo horário no trabalho e na escola, trazendo um gasto a mais na já corroída renda familiar.

A prefeitura municipal, culpada pela situação, pretende resolver o problema contratando outras empresas. Aquela velha história se repetindo: um acordo com grandes empresários que ao longo do tempo vem explorando a população com altas tarifas, que para eles geram altos lucros. Hoje já está bem claro, que a privatização desse serviço não irá resolver e nem melhorar a qualidade dos transportes, apenas continuara a nos explorar.

Não podemos nos calar diante de tanto desrespeito, temos que reverter essa situação. Vamos ter como exemplos as lutas da classe trabalhadora e da juventude que nesses últimos atos de indignação contra os governos corruptos. Depois de grandes manifestações que pararam o Brasil, conseguiram a redução das tarifas de ônibus em várias cidades brasileiras e, cada dia vem mostrando que vale a pena lutar pelos nossos direitos.

Transporte público é um direito! É a garantia de acesso ao emprego, à saúde, à educação e aos demais serviços básicos.

Então, nós da ANEL defendemos:

ü  Criação da Empresa Pública de Transporte Coletivo de Imperatriz;
ü  Total cobertura dos bairros por linhas de ônibus;
ü  Paradas com conforto e segurança;
ü  Passe livre para estudantes, idosos e desempregados;

ü  Nem VBL e nenhuma outra empresa privada, municipalização já!

   Por: Itiara Farias, militante da ANEL/Imperatriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.