terça-feira, 23 de julho de 2013

INTEGRA DA ENTREVISTA CONCEDIDA AO JORNAL CORREIO POPULAR, EDIÇÃO DE 23/07/2013

Jornal Correio Popular: Nome Completo, idade, você é casado? Tem filhos?

Wilson Leite: Francisco Wilson Leite da Silva, 36 anos, Técnico em Informática, casado com Irisnete Galeno (13 anos), pai de quatro meninas: Ariane, Thamires, as gêmeas Lailla e Rayara.

Jornal Correio Popular: como você iniciou na carreira política?

Wilson Leite: Já na escola participava da vida política, disputamos alguns cargos estudantis e já militávamos no movimento estudantil da cidade, ocasião que participamos do congresso da UBES-União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, juntamente com o atual vereador Carlos Hermes, André Santos dirigente do PT e Cleumir Leal realizado em Juiz de Fora/MG em 1996.
Em 2005, ajudamos a reunir assinaturas para a construção do PSOL em imperatriz e nos filiamos cumprindo algumas tarefas partidárias como direção da sigla e candidato representando o projeto do partido.

Jornal Correio Popular: ao longo de todo esse tempo, quais os acontecimentos você destaca como os mais importantes de sua carreira?

Wilson Leite: Não considero minha militância política como uma “carreira”, costumo afirmar que não podemos ficar nos sustentando no que fomos no passado, é preciso que esse passado seja reafirmado dia a dia para que tenha coerência. Acho que toda a caminhada de militância foi importante, pois dentro das siglas partidárias tínhamos muitos militantes com uma bagagem ideológica e acadêmica muito superior a mim – sou um trabalhador assalariado com ensino médio -, mas ao contrário eu acabava sempre assumindo as principais tarefas de figura pública, isso me fez crescer em experiências que soube aproveitar bem.

Jornal Correio Popular: como foi que você se envolveu no movimento fora VBL?

Wilson Leite: O debate do transporte público (municipalização) era ponto do nosso programa de governo na campanha de 2012 para prefeito. Quando ficamos sabendo do movimento encabeçado pela juventude universitária da UFMA isso nos deu uma grande empolgação, pois o movimento estudantil geralmente era puxado pelos estudantes da UFMA. Vimos os chamados para os apitaços e como é uma luta da classe (trabalhadora e estudantil) como militante político de esquerda é dever nosso participar, e dar nossa colaboração acerca dos apontamentos para a solução da questão, pois a nosso ver não basta tirar a VBL e a concessão permanecer nas mãos da iniciativa privada, para nós a única saída é a municipalização com a criação de uma empresa pública de transporte público, garantindo qualidade e pontualidade com passe livre aos estudantes e aos desempregados. É como diz Che:
“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.”

Jornal Correio Popular: e quais são seus planos para o futuro?

Wilson Leite: O futuro é ver uma sociedade justa, sem opressão, sem miséria... uma sociedade socialista. Enquanto não alcançamos esse objetivo estaremos construindo o PSTU em Imperatriz juntamente com os camaradas do Maranhão. Essa não é uma tarefa fácil, ainda mais com o sentimento “anti-partido” que ressurgiu com essas mobilizações de junho, a nosso ver um equívoco, pois os que causaram essas indignações não foram todos os partidos, foram àqueles que se aliaram ao capital para chegar ao poder com a perspectiva de torná-lo “humanizado” coisa que nunca existirá, o capitalismo é selvagem e só constrói barbárie.

Então nossa tarefa imediata é uma só, construir nossa organização partidária buscando a adesão de trabalhadores, trabalhadoras, jovens, camponeses, idosos, ou seja, todos àqueles que tenham como perspectiva de uma revolução socialista, pois é a única saída para a humanidade.

Jornal Correio Popular: mais alguma coisa que você queira acrescentar?

Wilson Leite: Sem dúvida agradecer o espaço dado pelo Jornal Correio Popular a um trabalhador e militante de uma partido de esquerda que luta pela derrubada de um modo de produção hoje hegemônico – o capitalismo – que destrói os recursos naturais, expulsa indígenas e camponeses da terra, explora a classe trabalhadora e que sempre estiveram aliados aos partidos que os representa. E, encerrar com uma frase do camarada Trotsky: “As Revoluções são impossíveis até que se tornem inevitáveis!”, as mobilizações de junho reafirmaram isso.

Obrigado e deixo nossas Saudações Socialistas a todos.

Entrevista concedida via Facebook à jornalista Hyana Reis do Jornal Correio Popular (Edição 695 de 23/07/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.