quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

NEM VBL E NENHUMA OUTRA EMPRESA PRIVADA, MUNICIPALIZAÇÃO JÁ!

Blogs de Imperatriz

NOTA SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO

A necessidade de debater sobre a prestação do serviço público de transporte coletivo em audiência pública e a criação do movimento #ForaVBL é apenas a ponta do iceberg do caos que está o sistema público de transporte em Imperatriz. As empresas preocupam-se apenas com o lucro, enquanto isso, a população sofre com pontos de paradas mal sinalizados, sem proteção contra sol e a chuva. Os ônibus são velhos, sucateados, superlotados e o preço da tarifa elevado. Pagamos uma das maiores tarifas em todo nordeste e temos um dos piores serviços, poderíamos compará-los aos paus de arara (camionetes que servem para transporte de pessoas em áreas da zona rural) que ainda são comuns em nosso Estado.

A VBL, que tem o maior número de itinerários, lucra transportando os trabalhadores e a juventude em verdadeiras sucatas. Não contente, impõe aos trabalhadores péssimas condições de trabalho e não cumpre os direitos trabalhistas. Se a Justiça do Trabalho fizer um operativo vai encontrar as mesmas irregularidades em outras empresas. Hoje, os empresários obrigam motoristas, que também são cobradores, a tirar as mãos do volante para passar o troco aos usuários com o veículo ainda em movimento. Aumento da exploração para manter a taxa de lucro elevada.

Na maior cara de pau, os empresários prometem a compra de mais ônibus que na prática vêm de São Paulo, vendidos como sucata, para servir à frota da empresa. Enquanto isso a Prefeitura fica só na promessa de fiscalizar o cumprimento do contrato de concessão, mas na prática mesmo só age perseguindo os taxistas que fazem o transporte compartilhado de passageiros devido ao péssimo serviço prestado por essa empresa.

Transporte público de qualidade é um direito da população. Esse direito deve ser garantido pelo poder público municipal. O que ocorre é que a Prefeitura transfere o serviço para as empresas privadas. Contudo, os empresários não estão preocupados com a qualidade do serviço, e sim com o lucro. Fazemos um chamado ao movimento #ForaVBL para discutirmos uma proposta que verdadeiramente caminhe para atender os anseios dos trabalhadores, desempregados, estudantes e idosos.

Defendemos que o serviço de transporte seja municipalizado. Com a municipalização, o objetivo deixa de ser o lucro e passa a ser garantia de um serviço de qualidade, com o aumento da frota, melhores condições de trabalho e salários aos motoristas e cobradores, e redução da tarifa, garantindo uma tarifa social, passe-livre aos estudantes, idosos e desempregados.

Enquanto o serviço de transporte público estiver nas mãos das empresas privadas e de forma monopolizada, a população continuará padecendo com o péssimo serviço. Não podemos deixar que o lucro se sobreponha a um direito básico da população. Por isso, o PSTU exige que o prefeito Sebastião Madeira (PSDB) municipalize o serviço. Pois, a licitação para vinda de outras empresas não passa de uma falácia, de um paliativo que manterá o controle do serviço de transporte na mão dos mesmos grupos empresariais.

Nem VBL e nenhuma outra empresa privada, municipalização já!
Imperatriz para os trabalhadores!

Fonte: BLOG PSTU IMPERATRIZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.