domingo, 6 de janeiro de 2013

ANÁLISE FINANCEIRA: OS NÚMEROS OU GOVERNO MADEIRA MENTEM

Dando continuidade ao que virou tradição em nosso blogue estaremos fazendo algumas análises financeiras e administrativas referentes à arrecadação da Gestão tucana que se reelegeu para mais quatro anos com uma propaganda de “progresso”, onde os principais investimentos privados existentes na cidade foram tidos como da gestão. E se fosse uma estátua na prefeitura os empresários deixariam de investir na cidade? Aposto que não, agora, o maior número é sim fruto de uma política que beneficiam os ricos, com relação a isso não tenho dúvida que esse governo usa todos os meios para garantir o aumento dos lucros desses investidores.

Nas análises de anos anteriores demonstramos que os “altos” números de empresas, indústrias, construções, loteamentos não refletiu no aumento significativo da arrecadação de receitas próprias e consequentemente a prefeitura continua sua dependência dos repasses federais para tocar a máquina pública. Os poucos investimentos em infraestrutura – basicamente camada de asfalto - sem drenagem de águas pluviais no máximo caneletas (meios fios) e/ou passagens molhadas (regos) foram proveniente de convênios com o governo do Estado – onde a prefeitura entra com uma contrapartida de 20% - as ações outras seguiram o mesmo perfil, convênios com entes de outras esferas.

Observem os dados abaixo:

 COMPARATIVO DE ARRECADAÇÃO DE RECEITAS DO MUNICÍPIO
         * Dados colhidos dos balanços publicados no Portal do SISTN;
       ** Dados disponibilizados no portal da Transparência de Imperatriz 

A variação da arrecadação das receitas de IPTU, ITBI que são diretamente ligados à construção de imóveis e abertura de loteamentos que é o que mais vemos em Imperatriz, demonstra uma manutenção em seus índices de arrecadação, já fizemos a mesma comparação em anos bem anteriores a esses e a movimentação tem o mesmo comportamento (pequena ou nenhuma elevação no montante arrecadado), isso levando-se em consideração que a gestão não era Sebastião Madeira; As receitas 5, 6 e 7 que são basicamente a renovação de alvarás, licenças e funcionamento e vistorias acompanham o mesmo comportamento. No caso do IMPOSTO DE RENDA RETIDO NAS FONTES-IRRF e IMPOSTO SOBRE SERVIÇO DE QUALQUER NATUREZA – ISS impostos incidentes em folha de pagamento e notas fiscais de empresas prestadoras de serviços há uma disparidade estranha, vou considerar que a prefeitura não incida IRRF sobre as empresas prestadoras de serviço, apenas nas folhas de pagamento assim explicaria a disparidade entre os dois tributos, que alias o ISS (ISSQN) demonstra uma elevação, mais pelos alardes da gestão dos tais investimentos não me dou por satisfeito pelo montante arrecadado pela prefeitura em 2012.

Em resumo, ou a prefeitura tem que diminuir o tom da euforia desenvolvimentista o qual ela se autoproclama como a principal razão para tal, ou os números apresentados precisam ser revistos e/ou auditados. Basta ver também que as ações administrativas no que se refere à melhoria de infraestrutura da cidade é capenga, e fica na expectativa de um fechamento de uma Parceria Publico Privado - PPP, como já temos algumas nesse sentido na cidade, detalhe, essas ditas PPP’s estão beneficiando mais as empresas que as realiza do que a maioria dos imperatrizenses.

Vamos continuar a compilação dos dados e voltaremos com outros números e análises. Aguardem...



6 comentários:

// ]]>
  1. Wilson, eu acho que tu querendo um cargo na administração do Madeira. Vigia ta bom pra ti, ou tu espera ganha mais com essa postura de falso comunista.

    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Eu sou teu adversario13 janeiro, 2013

    Marcos,discordo da tua sugestão,pois acho que o serviço de vigia,exige competencia e honestidade,o que não vejo no Wilson Milk.Eu sou teu adversario,só do Wilson

    ResponderExcluir
  3. Madeira é o melhor prefeito da história do Ma!!!

    Um ótimo secretraiado e uma ótima camara de vereadores!!!

    Só não vê quem não quer!!!

    Eu estou muito feliz e todo o povo também!!!

    Vilfrides

    ResponderExcluir
  4. Ta ganhando quanto ? Ou é só um babão compulsivo .







    Marcos

    ResponderExcluir
  5. Sob tortura, números podem dizer qualquer coisa.

    Não podemos tentar levantar suposições sem saber do problemas pré-existente na gestão atual.

    ResponderExcluir
  6. Ocupo um cargo de pré-assessoria de um assessor.Ganho razoávelmente bem (3.600,00). Tenho outro emprego que dá para totalizar uns 8 mil mensais.Comprei um carro novo e tenho casa própria.

    Marcos vc só pode ser, como esse Wilson Leite, espoca urna um invejoso, pé de chinelo que não tem onde cair morto!!!

    Vilfrides

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.