sábado, 8 de dezembro de 2012

ELEIÇÃO SINPROESEMMA: DOLORES SILVA PEDE VOTOS EM IMPERATRIZ

Após quatorze anos de “ditadura” onde a direção era escolhida de forma indireta, o SINPROESEMMA realizará no dia 13/12 a eleição direta para a nova direção do sindicato, mas isso ainda não quer dizer que o processo é democrático e que a direção tenta se perpetuar no poder, fazendo com que o sindicato fique atrelado aos governos com acordos rebaixados para a categoria.

O processo eleitoral está totalmente viciado, a eleição que deveria acontecer em fevereiro de 2013 foi antecipado em três meses, à comissão eleitoral foi indicada pela atual direção – que dirige o sindicato há 14 anos – as urnas de coleta de voto são desproporcionais entre as cidades, exemplo Codó terá mais urnas que Imperatriz e São Luís, o candidato a presidente da chapa 1 tem vínculo duvidoso com a categoria. Todo o processo será em apenas um dia, para uma eleição estadual do tamanho territorial que temos e o que é mais absurdo, todo local de votação é automaticamente local de apuração imaginem o que acontecerá nesse processo?

Mesmo com as tentativas da atual diretoria em prejudicar a organização de uma oposição um grupo de professores – antigo MOSEP (Movimento de Oposição Sindical de Educadores Públicos) – conseguiu se articular e montar uma chapa em tempo recorde – 3 dias – contemplando mais de 16 municípios do estado, tendo como candidata à presidenta a professora Dolores Silva – Chapa 2 – “Resistência, luta e Mudança”, que tem uma relação estreita com os profissionais de educação da região Tocantina e com Imperatriz. Foi através do MOSEP que nos anos 90 um grupo de professores aguerridos reconquistou o STEEI de Imperatriz e transformou no que ele é hoje, com várias lutas de lá pra cá, além de debates em congressos e seminários onde sempre a professora Dolores colaborava. De Imperatriz compõe a chapa a professora Eurami Reis.


Nesta sexta-feira (07/12) a professora Dolores Silva fez uma reunião com lideranças sindicais da região para chamar a atenção do modelo sindical que é imposto pela atual direção e pela chapa que tenta manter-se no poder além das discussões acerca da necessidade de organização da categoria contra o ataque dos governos contra a educação publica e os profissionais da educação. Além da reunião Dolores também visitou escolas, concedeu entrevistas a emissoras locais e visitou a redação do Jornal o Progresso onde fez questão de denunciar o processo eleitoral.

Dolores retornou ontem a noite a São Luis onde reuni com os membros da Chapa 2 que também foram durante o dia de ontem há vários municípios do estado para fazer a articulação na base dos profissionais, a professora acredita que: “um sindicato forte é um sindicato horizontal que tem suas raízes enfincadas na base da categoria controlando sua direção, esse é o modelo sindical que faz um sindicato forte” diz Dolores.

6 comentários:

// ]]>
  1. Quero parabeniza a professora Dolores por sua coragem.

    ResponderExcluir
  2. Mas quais foram as escolas visitadas? Quais foram os veículos da mídia utilizados? O que eu acompanhei foi somente um parca nota da Difusora que nada mostrou! O que falta tb nesta oposição é força de vontade para encarar o fato que a nossa cidade é em muito importante neste e qualquer pleito! Profº Stenio José.

    ResponderExcluir
  3. Professor Stênio José,

    Gostaríamos muitos de conseguirmos ocupar todos os espaços no objetivo de divulgar a chapa 2. O simples fato de o sr. ter ouvido é "parca nota" pra nós já é de grande importância, assim você ficou sabendo que estivemos e damos toda a Importância em Imperatriz, ocupando os espaços. Infelizmente a chapa 1 que tenta se perpetuar na direção joga sujo e deslealmente no trato do certame, mas faremos - dentro das regras impostas - a divulgação de nossas propostas esperamos que os professores compareçam e use bem seu direito de voto e que o sindicato respeite o que as urnas vão dizer, sem claro fraudes.

    ResponderExcluir
  4. Minha principal pergunta como já desconfiava não foi respondida... Quais foram os estabelecimentos de ensino da rede pública estadual visitados??? Uma oposição que cai nos mesmo erros da situação! Uma outra chapa que faz pouco-caso da regional de Imperatriz, e sendo assim não faz uma reunião com a coletividade! Essa turma de SLZ quer que o "interior" se dane mesmo... Profº Stenio José.

    ResponderExcluir
  5. Professor Stênio,

    Compreendemos sua indignação. Se eu não estiver enganado dê uma olhada sobre a mesa da sala dos professores e procure o Jornal com a discussão feita pela chapa 2 ai no colégio Graça Aranha, mesmo assim se não encontrar passaremos ai pra deixar antes do dia da eleição, 13/12, mais o importante é o sr transformar esse descontentamento em participação ativa, buscando militar mais próximo ao sindicato. a Chapa 2 além de ter sido boicotada para não montar uma chapa, ela teve que ser montada - 73 componentes, em 3 dias e infelizmente alguns professores que foram consultados para montar apenas a professora Eurami se dispôs a participar da disputa.

    ResponderExcluir
  6. Dolores e Eurami espocaram a urna Wilson Leite???

    Dr. Mamadeira

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.