segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Professora Uiliane Araújo, nossa Amanda Gurgel!


Vem ganhando notoriedade a publicação das fotos onde aparecem alunos empunhando guarda-chuvas dentro da sala de aula (publicado em seu facebook 12/10). A professora Uiliene Araújo que rompeu com a situação “comum” de coerção imposta aos servidores públicos, principalmente àqueles que não têm “instabilidade” por serem contratados por tempo determinado, aliás, tipo de vinculo empregatício que deveria ser abolido na administração pública para todas funções essenciais como a de professor por exemplo.

O motivo da demissão da professora é evidente - ao mostrar a todos como é tratado o ensino público municipal -, confirmado em declarações do próprio secretário de educação Zeziel Ribeiro, afirmou que o fato de publicar fotos onde a chuva entra em sua sala obrigando os alunos a se proteger debaixo de guarda-chuvas, revelando assim a condição precária da escola a professora cometeu uma falta grave, expor problema internos da gestão.

No comunicado de encerramento do contrato está escrito: “O motivo da rescisão ocorreu em virtude de V. Sa. ter cometido os atos de incontinência de conduta (conduta incabível)...”. O fato ocorrido em Imperatriz é similar a que ocorreu em Florianópolis-SC onde uma aluna da 7ª série, Isadora Faber, resolveu mostrar a precariedade e a falta de manutenção na escola pública onde estada, criando um perfil no facebook que servia com diário de relatos dos problemas.

Assim como Isadora Faber a professora de Imperatriz foi rapidamente retaliada pela diretora da escola - que por sinal é cargo de confiança -, sendo acusada de ter várias faltas ao trabalho,  todos justificadas e avisadas previamente segundo a professora. A força tarefa dos blogueiros da gestão lançaram também suas propagandas tentando passar a idéia de uma professora descomprometida com a escola e com os alunos, mas a atitude assim com a da aluna de Santa Catarina era chamar a atenção pelas condições que já há mais de uma semana, após um temporal que piorou a situação do telhado não havia sido resolvido.

Até o momento o sindicato da categoria STEEI não se pronunciou sobre o caso da professora que foi demitida, além de estar sendo difamada de má profissional pela gestão municipal e sua estrutura reacionária. Mas, apesar disso vemos que a professora tem garra, bem parecida com outra professora que rompeu o silêncio da situação da educação em Natal mais que repercutiu em todo o Brasil, Amanda Gurgel. Todos os que têm o mínimo de consciência de classe e que desejam uma educação pública de qualidade estão do lado da professora, todo nosso apoio incondicional pelo anseio em ver nossas crianças em boas escolas e com bom ensino público.

Um comentário:

// ]]>
  1. OS SERVIDORES ATE TENTAM PRESTAR UM SERVIÇO DE QUALIDADE MAS TEM TANTO SERVIDOR CONTRATTADO OS DITOS (PEIXES) SO MAMANDO SEM QUERER TRABALHAR QUE OS SERVIDORES EFETIVOS NAO VAO SE MATAR,QUALQUER COISINHA OS CARAS PERSEGUEM,PRINCIPALMENTE NA SAUDE, O PROBLEMA E QUE NINGUEM SE PRONTIFICA A ABRIR A BOCA,NAO MUDA NADA MESMO.

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.