segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PSTU ABRE SÉRIE DE ENTREVISTAS DO SITE IGLOTEC


Saneamento Básico será umas das prioridades no governo Wilson Leite; confira a entrevista

portal iglotec da início nesta segunda - feira (10) a primeira rodada de entrevistas com os  candidatos a Prefeitos de Imperatriz. Nessa os entrevistados mostrarão suas proposta concretas para seu mandado em relação a saúde, educação, Infraestrutura e saneamento básico. 

O entrevistado de hoje será o Candidato a Prefeito pelo PSTU, Wilson Leite, conforme decidido em sorteio. 

Iglotec -  O que o Candidato (a) pretende fazer em relação ao sistema educacional?

Wilson Leite -  O governo de uma Imperatriz para os Trabalhadores que terá um membro da classe trabalhadora à frente da gestão municipal tem como tarefa acabar uma política empregada pelos governos neoliberais que é o sucateamento da rede pública através do repasse dos recursos da iniciativa privada(privatização), isso se dá com alugueis de espaços privados para funcionar como escolas e a manuteção de professores contratados com salários rebaixados. Temos a responsabilidade de desfazer isso, construindo escolas com condições de práticas desportivas e realizar concursos públicos para todas as áreas da gestão publica garantindo o piso salarial dos professores sem o proselitismo políticos de que 14º salário e abonos à categoria é uma obra do gestor. Para nós criar rede de berçários nos órgão públicos é prioridade para que as mães que querem trabalhar tenham condições de acompanhar o crescimento de seus filhos assim como dar condições de oferecer creches/berçários em todos os bairros operários da cidade dando total condição de independência econômica e financeira às mulheres de Imperatriz. Os recursos dos FUNDEB assim como os da saúde precisam ser gastos exclusivamente na área e com maior participação de recursos próprios.

iglotec -  Para investir na saúde, o Candidato (a) deverá investir primeiro no Saneamento Básico da cidade, para que as pessoas não fiquem doentes facilmente, lotando assim o único hospital da Região. Diante disso o que o Candidato (a) acha? seria um solução viável para seu mandato?

Wilson Leite - Na própria pergunta já está indicado o problema e a solução. Para chegarmos a esse objetivo vamos encontrar a solução desse problema numa gestão voltada a solucionar os problemas dos trabalhadores durante os quatro anos de mandato, trabalhando para que o saneamento dos bairros periféricos seja uma prioridade. Isso é possível aproveitando o boom de investimentos (construção civil, empresas, fábricas etc) que Imperatriz vem recebendo nos últimos oito anos, tendo uma legislação tributária clara e eficiente na arrecadação dos impostos, taxas, contribuições etc. Os governos neoliberais vêm ao longo dos anos fazendo renuncia de receitas, isso significa deixa de arrecadar recursos para o município para beneficiar ainda mais os grandes empreendimentos, esperando que a iniciativa privada assuma o papel de construir escolas, estradas etc, coisa que eles são farão se isso se refletir em lucro pra eles mesmos, nunca porque os capitalistas são bonzinhos.

Iglotec -  O que o Candidato (a) pretende fazer pela diminuição da criminalidade em Imperatriz?

Wilson Leite -  A criminalidade é inerente à sociedade capitalista assim como as crises. As populações pobres das cidades que são excluídas do processo produtivo pela economia capitalista têm sido marginalizadas porque só tem valor quem consome. Na gestão de Imperatriz para os trabalhadores temos como tarefa exponeciar as alternativas de educação, saúde, esporte, lazer, arte, formação e principalmente de consciência de classe, pois no capitalismo sempre haverá explorados e marginalizados. Ser pobre não é ser criminoso como tentam passar os reacionários representantes dos ricos, que dizem que se combate criminalidade apenas com ação policial e que as periferias são formadas por criminosos, os criminosos com maior periculosidade estão nos palácios pois são as ações deles de corrupção que colocam os trabalhadores nas condições de miséria e falta de ações do poder público em saúde, educação, infraestrutura, esporte e lazer etc.

Iglotec - Sabemos hoje que o transporte público de Imperatriz não é um dos melhores. Diante disso qual seu planejamento para melhorar esse sistema na cidade?

Wilson Leite - O PSTU tem um debate acumulado nessa questão. Ao termos uma arrecadação que nos deixe independente dos repasses federais e um orçamento público impositivo – com vinculação de receitas a todas as áreas da gestão publica e execução dos gastos de acordo com o aprovado pelos conselhos populares – teremos condições de dar alternativas aos trabalhadores. Nesse momento só há uma saída sanear o problema do tráfego em nossa cidade que é reduzindo o número de veículos nas ruas para isso não se pode fazer através de decreto, vamos municipalizar(estatização) os serviços de transporte público coletivo de massa garantindo preço barato, conforto, pontualidade aos usuários. Para os trabalhadores desempregados, estudantes e aposentados o poder público subsidiará 100% das passagens (passe-livre), assim os trabalhadores que têm veículos verá que economicamente é mais compensador utilizar o serviço público de transporte do que seu próprio veículo

Iglotec - Caso o Senhor (a) seja Prefeito (a), qual o seu projeto em relação a Infraestruturas nos bairros de Imperatriz?

Wilson Leite - Os bairros periféricos são foco principal na questão de infraestrutura, para concretizar as ações da gestão de Imperatriz para os trabalhadores encabeçada por Wilson Leite PSTU 16 e os trabalhadores vamos realizar as menores obras (praças, postos de saúde, escolas, empiçarramento, drenagem etc) de forma direta, ou seja a prefeitura é quem vai executar a obras contratando mão de obra do próprio bairro, essa ação visa acabar com a farra das licitações de obras superfaturadas que drenam os recursos públicos para o bolso dos grandes empresários do ramo que apoiam os políticos que defendem seus interesses. 

Iglotec -  Sabemos que escolas, postos de saúde e entre outros tem prédios alugados para exercer seu exercício. Em relação a isso quais são suas propostas?

Wilson Leite - Acabar com esse modelo de privatização que foi iniciado no governo do PT, passou pelo PMDB e permanece hoje com o governo do PSDB, em todos os casos esses prédios estavam e/ou estão ligadas a pessoas que defenderam e/ou defendem os interesses desses partidos. O PSTU defende os interesses dos trabalhadores porque é formado por trabalhadores. Temos consciência que esse processo feito em mais de 16 anos não se reverterá da noite para o dia, mas desde o primeiro dia estaremos dando os primeiros passos para que em um menor tempo possível termos condições de uma estrutura de prédios 100% públicos, com isso vislumbraram economizar dinheiro para investir em outras ações em prol dos trabalhadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.