domingo, 12 de agosto de 2012

CHAPA DO PSTU VISITA POVOADOS E ACAMPAMENTOS DA ESTRADA DO ARROZ

Após contato com trabalhadores que vivem nos acampamentos “Viva a Deus” e “Alvorada” ambos localizados às margens da “Estrada do Arroz” - cerca de 35km da zona urbana de Imperatriz – os candidatos do PSTU Wilson Leite e Odair José, candidato a prefeito e vereador respectivamente, distribuíram folders com as propostas para um gestão para os trabalhadores e conversaram sobre a situação do processo de posse da terra pleiteada pelos trabalhadores rurais.

Há mais de dois anos passamos pelos acampamentos e ouvimos os relatos sobre o processo, na ocasião gravamos um depoimento espontâneo com um membro da comunidade, segue vídeo abaixo.
Apesar de afirmarem que a justiça deu posse da terra os trabalhadores ainda permanecem acampados esperando que o INCRA concretize com a liberação da área e a documentação comprovando a posse.

Em nossa avaliação, infelizmente os trabalhadores terão que lutar muito até que isso se reverta em uma mudança de vida e nas condições econômicas com a produção. As terras são cobiçadas pela empresa Suzano que está se implantando nas redondezas, além de estarem ilhados geograficamente pelo eucalipto, terão que conviver com os constantes embates devido a exploração ambiental e econômica na região por parte da empresa.

O PSTU foi deixar uma palavra de apoio aos trabalhadores e dizer que se o partido estiver na direção da prefeitura, os trabalhadores terá um aliado na defesa de seus interesses, produzir na terra, o lema “Imperatriz para os trabalhadores” é mais do que um mero slogan é uma declaração de solidariedade de classe.
Percorremos também os povoados São Felix, Coquelândia etc e vimos as mesmas situações de dois anos atrás com relação à infraestrutura das comunidades, até a pintura da escola da comunidade ainda é da gestão de quatro anos atrás, demonstrando o abandono da gestão pública, imaginem os serviços públicos como saúde e transporte público? Precisamos priorizar uma gestão que tenha como principal foco os trabalhadores, por isso estamos na disputas das consciências e do voto para contribuir na organização dos trabalhadores para juntos buscarmos soluções.

Um comentário:

// ]]>
  1. tenho um amigo,que é assentado no planalto 1,em açailandia,já tem 18 anos,e ele não tem nenhum documento,só um papelsinho que o Incra dis que é protocolo.Ele era pobre,porem ele tinha esperança.Hoje é miseravel,sem esperança,e tem um dívida que não consegue pagar.
    Isto que a reforma agraria faz com os humildes brasileiros.Vaaldinar barros,já um latifundiario,sem nunca ter pçantado meia linha de roça.Nonato da criminosa

    ResponderExcluir

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.