quinta-feira, 19 de julho de 2012

Entrevista de Wilson Leite ao Blog de Marcelo Lira, 19/07/2012


     1- BLOG ML: Você tem uma história política conhecida em imperatriz, tem apoio da militância da verdadeira esquerda, e mais uma vez se candidata ao executivo municipal sendo que teria muito mais chances caso se candidatasse para o parlamento municipal. Isso faz parte de uma estratégia do partido ou é um desejo pessoal?
Sempre estivemos apresentando propostas – como figura pública do Partido - para a classe trabalhadora à qual fazemos parte, sobre chances eleitorais avaliamos que são as mesmas para ambos os cargos. Quem vota em nossa Chapa: Wilson Leite e Jakson Marinho deve confiar nas propostas defendidas pelo Partido. Qualquer militante de esquerda, falo de esquerda autêntica, sabe o que significa esse processo de escolha no parlamento burguês. Falando especificamente para a grande massa dos trabalhadores, o que queremos  com essa candidatura é demonstrar quem sempre esteve no poder: os ricos[burgueses], e fazer com que analisem a realidade de suas condições de vida, principalmente os que moram nas periferias da cidade, ou seja, queremos que os trabalhadores compreendam que os representantes dos ricos nunca terão como prioridades a solução dos problemas dos pobres, dos trabalhadores. Portanto, não é um projeto pessoal, é um projeto coletivo que almeja apresentar um programa classista e socialista de uma Imperatriz para os Trabalhadores, buscando elevar as consciências da massa.

    2- BLOG ML: Da mesma forma que o capitalismo extremo se auto-destrói, o comunismo também provou que o extremismo não é viável nem na esquerda nem na direita. O caminho não seria extrair o que há de melhor de cada um?
Nosso Partido é socialista e revolucionário. Reivindicamos as elaborações teóricas da tradição marxista contextualizadas no tempo e no espaço. Analisamos que houve uma Revolução muito importante na Rússia em 1917, dirigida pelos bolcheviques que teve como principais dirigentes Lênin e Trotsky. A partir de 23 com a doença de Lênin e a ascensão de Stalin a Revolução Proletária Russa iniciou um processo de degeneração. Não reivindicamos esse período de ditadura para o proletariado. Contudo, apesar do que aconteceu na URSS há que se reconhecer que do ponto das condições de vida humana houve um salto de qualidade. A Rússia saiu de um dos países mais pobres, para a 2ª potência mundial. Isso não é qualquer coisa.
O capitalismo já demonstrou que não serve à classe trabalhadora e nem mesmo à humanidade. Dois séculos de capitalismo tivemos duas guerras mundiais, holocaustos, uma destruição da natureza sem precedentes que ameaça a vida humana no planeta. Nossa vida cotidiana aqui em Imperatriz, em São Luís, em São Paulo, no Rio de Janeiro, ou seja, em qualquer lugar deste país é muito ruim: não temos escolas públicas de qualidade, nosso povo tá morrendo nos hospitais públicos, não temos emprego, terra pra trabalhar, transportes públicos inaceitáveis, passagens caras, alimentos caros, ET. Etc. Vivemos muito mal em nome da ganância de alguns que vivem e esbanjam riqueza às custas da nossa miséria. Então, o capitalismo já demonstrou que não é alternativa. Por isso, queremos construir uma sociedade em que todos possamos viver em condições econômicas dignas, com liberdade e com democracia. Essa sociedade nós chamamos de socialista.
3 - BLOG ML: Qual é o foco dos seus projetos?
O foco é o inverso do foco dos que sempre estiveram no poder, Geralmente os que representam os interesses dos grandes proprietários [burgueses] e corporações. Ou seja, nosso foco é nossa classe, a classe que gera riqueza em qualquer cidade do mundo, os trabalhadores. Imperatriz para os trabalhadores, ações refletidas em saúde, educação, infraestrutura, cultura, esporte, lazer para a grande massa explorada de nossa cidade que está jogada nas periferias que só são lembradas em anos eleitorais.
     4 - BLOG ML: Numa enquete realizada pelo BLOG DO MARCELO LIRA você vem sendo bem votado, embora seja só o início, considero que é um fato relevante. Você acredita que esse fenômeno pode se repetir nas urnas eletrônicas?
Tanto no meio físico quanto no meio virtual os políticos profissionais tem pessoas pagas para estarem defendendo-os, imagine uma estrutura de pessoas comissionadas na atual gestão ao saber de uma enquete dessas, quantos não farão questão de votar, para aumentar o índice de quem garante seu salário muitas das vezes sem conhecimento para ocupar tal função? Mas, estamos nessa campanha com muita força, muita capacidade de elaboração de pensar e refletir sobre os problemas do nosso povo e que o povo avance nessa consciência. Cada voto dado ao PSTU é um voto consciente, que quer a transformação, que entende que só a luta muda a vida.
      5 - BLOG ML: Caso seja eleito como faria um governo socialista no município de Imperatriz com a marca do prefeito Wilson Leite?
Costumamos ser sinceros com nossas propostas, sendo assim, não podemos dizer que nosso governo é socialista, pois estamos sob o estado, as leis e a economia capitalista. Mas, muitas medidas que consideramos ser socialistas sim colocaremos em prática. Uma delas é gerir a máquina pública para os trabalhadores, ou seja, a pequena parcela da população[grandes empresários e a mídia] que tem o prefeito como representante de seus interesses ficará bastante insatisfeita. Segundo cobrar compensações financeiras das empresas pela exploração dos trabalhadores e do meio ambiente e reverter em beneficio dos trabalhadores, garantindo a eles infraestrutura nos bairros, escolas, creches, postos de saúde, medicamento, transporte público e áreas de lazer etc. Terceiro, mobilizar os trabalhadores para a participação efetiva na gestão pública através de conselhos populares.  Temos total clareza que nossos aliados para melhor gerir Imperatriz é a classe trabalhadora, por isso uma Imperatriz para os trabalhadores.
6 - BLOG ML: Imperatriz é um grande pólo desportivo amador, mas não tem nenhum ginásio ou qualquer outro tipo de área específica para prática de esportes. Qual seria a solução para esse problema que atinge diretamente os jovens da cidade e que pode gerar graves conseqüências na formação dos cidadãos?
Primeiro temos que resolver um problema inda mais sério que é a privatização das escolas públicas com os tais convênios de prédios privados. Resolvendo isso, temos que construir escolas públicas com áreas de práticas esportivas. Inicialmente é pôr a disposição das comunidades as escolas que tenham estrutura mínima para isso, e deixando-as em condições ideais em um curto espaço de tempo sem esquecer de ter a disposição dos jovens profissionais em educação física e nutricionista para monitorar os atletas. É urgente a criação de áreas de convivência nos bairros, dotados de condições para as práticas desportivas e culturais (capoeira, streetdancebreakhip hop etc). Criar as condições para que nossas crianças, adolescentes e jovens possam desenvolver suas capacidades esportivas, de lazer, do lúdico e serem mais felizes longe das ameaças da marginalidade.
     7 - BLOG ML: A Prefeitura de Imperatriz há anos paga um caríssimo aluguel pelo prédio onde hoje funciona o Hospital Municipal de Imperatriz -HMI (Socorrão). O que você acha disso?
Em 2008, na campanha para prefeito, denunciamos isso. Passados 4 anos a situação não só permaneceu como se expandiu pela gestão municipal. Essas medidas privativistas tanto da saúde quanto na educação fazem parte de projetos dos partidos da direita. É a principal forma para garantir o retorno dos investimentos dos grandes empresários locais que investem nas campanhas eleitorais, não cansamos de afirmar isso, enquanto isso a situação permanece drenando volumosos recursos públicos da saúde que poderiam estar mais bem empregados na contratação de profissionais e fornecimento de medicamentos, na construção de postos de saúde bem equipados. Vamos acabar com essa drenagem do dinheiro público. para a conta bancárias dessas sanguessugas, como acontece também com o aluguel de equipamentos hospitalares.
8 - BLOG ML: A Prefeitura de Imperatriz usa a estratégia da "municipalização" para alugar escolas com infraestrutura precária para atender as crianças. Como o Prefeito Wilson Leite resolveria esse problema?
Não tem nada de municipalização, é privatização. Municipalização seria toda estrutura em prédios públicos, pretendemos resolver isso, para tanto o que havíamos falado anteriormente, as empresas e os grandes empreendimentos que se instalam em imperatriz terão que contribuir, sem isenções, com seu papel social. Pagando rigorosamente com os tributos municipais. Não há milagres, temos que aumentar a receita própria de imperatriz para resolvermos os problemas de sucateamento da gestão pública para justificar essas privatizações.
9 - BLOG ML: Um dos fatos marcantes da atual gestão municipal é a proximidade com a governadora e ex-adversária política em nome da governabilidade e em troca de alguns "trocados" para asfaltar umas poucas ruas do centro. Você se aliaria a um "Sarney" se não houvesse outra saída pra poder governar o município?
Rsrsrs... Mesmo se aliando houve saída? Não vejo nenhuma. Apesar da vinda de asfalto, se asfaltou as ruas que já tinham asfalto, alias quem puxar pela memória lembraria que essa foi a prática do governo dos sarneys. As obras eleitoreiras estão pelos bairros da cidade, quem passar por onde estão sendo feitas verão nas portas de algumas pessoas carradas de piçarra, uma prática de compra de voto comum na década de 90 sendo revivida agora. Que política retrógada é essa, lançando mão de velhas práticas pra tentar manter-se no poder. Ah! Já ia me esquecendo da resposta. Não, não nos aliaríamos nem à oligarquia Sarney nem a nenhum outro projeto de poder nem o “novo” que usa essas mesmas práticas. O que garante as obras públicas em nossa gestão é a arrecadação própria para tanto é preciso arrecadar, e de quem pode pagar, vamos fazer uma auditoria na dívida ativa do município, com certeza teremos grande surpresas.
10 - BLOG ML: Como você vê a atual composição da Câmara Municipal? O que há de positivo e de negativo?
Câmara, que câmara? Ali na Simplício Moreira é um mercado político do grupo dos 13. Nossa gestão tem o papel de desmascarar aquela casa. Faremos isso com a participação ativa da população na gestão municipal através dos conselhos populares. Os projetos que passarão pela tal câmara será um mero rito formal. Colocamos essa proposta em nosso plano de governo e em 4 anos vamos por em prática.
11 – BLOG ML: Como você vê o atual executivo municipal? O que há de positivo e de negativo?
Bom, se eu fosse olhar pelo lado dos grandes empresários e dos grandes empreendimentos que chegaram à cidade na atual gestão foi uma mãe e um pai, deu tudo que queriam e em troca só pediu promessas de emprego e o mais não se comenta, mas todos sabem. Para os correligionários que receberam um emprego durante esses 4 anos é um “deus”, para Roseana se mostra um bom representante que merece o apoio da oligarquia. Agora para os trabalhadores das periferias muito abandono e algumas migalhas, especialmente nestes últimos dois meses mais é mera coincidência segundo sua assessoria.
12 - BLOG ML: Quem subirá no palanque ao lado de Wilson Leite?
Espero sinceramente o povo trabalhador de nossa cidade. Mais que está compondo a chapa conosco é um filho de Sitio Novo, Jakson Marinho tem 37 anos, trabalhador autônomo que também já participou de algumas campanhas eleitorais. Nos conhecemos há mais de dois anos e estamos construindo o PSTU de Imperatriz juntos.  Também temos a honra de ter na chapa outro trabalhador autônomo, Pastor Odair de 41 anos, natural de Floriano-PI mais se criou em Imperatriz.
13 - BLOG ML: Faça suas considerações finais:
É agradecer o espaço e convidar todos os internautas que visitam o Blog Marcelo Lira para também visitar o blog de campanha no endereço www.wilsonleitepstu16.blogspot.com, principalmente para ler o programa de governo e fazermos o debate de ideias e propostas sem falsas promessas. Chamar todos para encampar a defesa por uma Imperatriz para os Trabalhadores e principalmente a construção de um partido para a revolução e não para eleição.
Deixo aqui nossas saudações Socialistas a você Marcelo Lira e a todos seus visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.