quarta-feira, 9 de maio de 2012

INDEPENDÊNCIA DE CLASSE, MILITÂNCIA POLÍTICA E IDEOLOGIA


Grande parcela da sociedade que se encontra alienada com a ideologia burguesa, que se sustenta à custa da classe trabalhadora, tem tentado incessantemente negar que haja pessoas e organizações com ideologia, que não abrem mão de sua independência de classe e uma militância política que defende uma alternativa para não deixar a humanidade chegar à barbárie.

A burguesia tenta negar sua ideologia para assim afirmar que ideologia contraria à dela é devaneios de sonhadores, utopia, mas esquecem que ao acusar que a ideologia defendida por quem não compartilha com a sua afirma a manutenção de uma ideologia dominante.

A militância política é outro exemplo de que não conseguem desassociar as lutas sociais de um posicionamento antagônico entre a classe dominante e as demais classes sociais e, por conseguinte, de suas ideologias. A classe trabalhadora é a mais ativa nesse confronto, pois é a que está mais afastada das demais que em grande parte da história estão unidas para barrar a expansão da classe trabalhadora em movimento.

Até aqui muitas organizações se assemelham, sejam elas de direita, defendendo a manutenção de seus interesses de classe dominante, seja de "esquerda", com suas reivindicações imediatas para a conquista do apoio dos trabalhadores. Mas, os ditos de "esquerda" não passam de amortizadores do antagonismo entre as classes, com um papel meramente conciliador. Muitas dessas organizações abrem mão da luta para garantir uma "vitória" parcial que geralmente não dura muito, só o tempo em que a burguesia quer.

A independência de classe só pode ser exercida por indivíduos ou organizações essencialmente revolucionárias. Pois não se imagina um revolucionário que esteja dependente de seu adversário antagônico. As organizações que estão sob o controle do estado sabem dessa condição, mas escolhem o caminho da submissão, pois não almeja uma tomada do poder, apenas o de amenizar o nível de exploração sem os questionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não veto comentário de ninguém, pois apenas os covardes se escondem por trás de um anonimato. Não seja você um.